Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Genivalda Cândido da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830
Resumo: A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim.
id UFBA-2_4875cfccbf0954f50bebdd14a653e51a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18830
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Genivalda Cândido daOliveira, José Cláudio Alves deFlexor, Maria Helena Matue OchiSantos, Gilson Magnos dos2016-04-08T17:48:02Z2016-04-08T17:48:02Z2016-04-082015-11-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-01T15:10:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-08T17:48:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-08T17:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)FAPESBCiências SociaisEx-votosSala de milagresMuseu dos ex-votosPatrimonializaçãoComunicaçãoSantuário do Senhor do Bomfim.Room of MiraclesMuseum of ex-votosPatrimonializationCommunicationSanctuary of the lord of Bomfim.Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em MuseologiaPPGMUSEU-FFCHbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de Genivalda Cândido.pdfDissertação de Genivalda Cândido.pdfapplication/pdf14101984https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação de Genivalda Cândido.pdf.txtDissertação de Genivalda Cândido.pdf.txtExtracted texttext/plain338238https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf.txtecfa202420b3e1916835a5065b7908e2MD53ri/188302022-02-20 21:46:16.12oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:46:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
title Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
spellingShingle Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
Silva, Genivalda Cândido da
Ciências Sociais
Ex-votos
Sala de milagres
Museu dos ex-votos
Patrimonialização
Comunicação
Santuário do Senhor do Bomfim.
Room of Miracles
Museum of ex-votos
Patrimonialization
Communication
Sanctuary of the lord of Bomfim.
title_short Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
title_full Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
title_fullStr Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
title_full_unstemmed Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
title_sort Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
author Silva, Genivalda Cândido da
author_facet Silva, Genivalda Cândido da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Genivalda Cândido da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, José Cláudio Alves de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flexor, Maria Helena Matue Ochi
Santos, Gilson Magnos dos
contributor_str_mv Oliveira, José Cláudio Alves de
Flexor, Maria Helena Matue Ochi
Santos, Gilson Magnos dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Ex-votos
Sala de milagres
Museu dos ex-votos
Patrimonialização
Comunicação
Santuário do Senhor do Bomfim.
Room of Miracles
Museum of ex-votos
Patrimonialization
Communication
Sanctuary of the lord of Bomfim.
dc.subject.por.fl_str_mv Ex-votos
Sala de milagres
Museu dos ex-votos
Patrimonialização
Comunicação
Santuário do Senhor do Bomfim.
Room of Miracles
Museum of ex-votos
Patrimonialization
Communication
Sanctuary of the lord of Bomfim.
description A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-11-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T17:48:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-08T17:48:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Museologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUSEU-FFCH
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
ecfa202420b3e1916835a5065b7908e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459510638968832