Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830 |
Resumo: | A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim. |
id |
UFBA-2_4875cfccbf0954f50bebdd14a653e51a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18830 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Genivalda Cândido daOliveira, José Cláudio Alves deFlexor, Maria Helena Matue OchiSantos, Gilson Magnos dos2016-04-08T17:48:02Z2016-04-08T17:48:02Z2016-04-082015-11-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-01T15:10:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-08T17:48:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-08T17:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Genivalda Cândido.pdf: 14101984 bytes, checksum: 6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 (MD5)FAPESBCiências SociaisEx-votosSala de milagresMuseu dos ex-votosPatrimonializaçãoComunicaçãoSantuário do Senhor do Bomfim.Room of MiraclesMuseum of ex-votosPatrimonializationCommunicationSanctuary of the lord of Bomfim.Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em MuseologiaPPGMUSEU-FFCHbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de Genivalda Cândido.pdfDissertação de Genivalda Cândido.pdfapplication/pdf14101984https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação de Genivalda Cândido.pdf.txtDissertação de Genivalda Cândido.pdf.txtExtracted texttext/plain338238https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf.txtecfa202420b3e1916835a5065b7908e2MD53ri/188302022-02-20 21:46:16.12oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:46:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
title |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
spellingShingle |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia Silva, Genivalda Cândido da Ciências Sociais Ex-votos Sala de milagres Museu dos ex-votos Patrimonialização Comunicação Santuário do Senhor do Bomfim. Room of Miracles Museum of ex-votos Patrimonialization Communication Sanctuary of the lord of Bomfim. |
title_short |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
title_full |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
title_fullStr |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
title_full_unstemmed |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
title_sort |
Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia |
author |
Silva, Genivalda Cândido da |
author_facet |
Silva, Genivalda Cândido da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Genivalda Cândido da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, José Cláudio Alves de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Flexor, Maria Helena Matue Ochi Santos, Gilson Magnos dos |
contributor_str_mv |
Oliveira, José Cláudio Alves de Flexor, Maria Helena Matue Ochi Santos, Gilson Magnos dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
topic |
Ciências Sociais Ex-votos Sala de milagres Museu dos ex-votos Patrimonialização Comunicação Santuário do Senhor do Bomfim. Room of Miracles Museum of ex-votos Patrimonialization Communication Sanctuary of the lord of Bomfim. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ex-votos Sala de milagres Museu dos ex-votos Patrimonialização Comunicação Santuário do Senhor do Bomfim. Room of Miracles Museum of ex-votos Patrimonialization Communication Sanctuary of the lord of Bomfim. |
description |
A pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-11-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-08T17:48:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-08T17:48:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Museologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUSEU-FFCH |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18830/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Genivalda%20C%c3%a2ndido.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b41f506818bc712362ae23e0e58cf25 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 ecfa202420b3e1916835a5065b7908e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459510638968832 |