Produção científica e tecnológica dos grupos de pesquisa do IFBA: processo de disseminação no âmbito da instituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jovenice Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16644
Resumo: Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, baseada no estudo de caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campi da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de identificar e analisar a produção científica e tecnológica dos integrantes dos grupos de pesquisa das áreas Ciências exatas e da terra e Engenharias, registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pela Instituição até 2012, a fim de proceder investigação concernente ao processo de disseminação nos campi estudados. A amostra foi composta por 17 grupos (106 pesquisadores) e pelos coordenadores das bibliotecas (três). Os dados foram coletados por meio de questionários e análise do currículo Lattes. Os resultados desvelaram que a produção e a comunicação do conhecimento científico e tecnológico são realizadas exclusivamente por docentes, havendo uma lacuna no que se refere à participação de técnicos como produtores de conhecimento. Em relação ao perfil dos docentes foi constatado que a maioria destes está lotada no campus de Salvador, atuando simultaneamente no ensino integrado, subsequente e superior. Além da vocação centenária para o ensino, ficou evidenciado que no período investigado, o IFBA tem uma produção de conhecimento científico e tecnológico significativa, representada por anais, artigos científicos, patentes, entre outros, sendo os anais a fonte mais utilizada para comunicar o conhecimento produzido. Quanto à praxe de disseminação ficou demonstrado que a maioria dos pesquisadores dissemina a sua produção e a do grupo, sendo que os seminários internos são os meios mais adotados. Ao confrontar as informações advindas dos questionários constatou-se que a biblioteca ainda não é reconhecida como espaço de disseminação dessas produções, considerando que o quantitativo ali depositado ainda é incipiente, motivado pela falta de institucionalização dessa prática. Conclui-se que o IFBA RMS, por meio de seus docentes, produz, comunica e dissemina conhecimento científico e tecnológico, ainda que careça de ações que promovam a melhoria da disseminação, tornando a biblioteca um espaço de convergência do conhecimento produzido, subsidiando com isso o fortalecimento da relação ensino pesquisa na Instituição.
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Os dados foram coletados por meio de questionários e análise do currículo Lattes. Os resultados desvelaram que a produção e a comunicação do conhecimento científico e tecnológico são realizadas exclusivamente por docentes, havendo uma lacuna no que se refere à participação de técnicos como produtores de conhecimento. Em relação ao perfil dos docentes foi constatado que a maioria destes está lotada no campus de Salvador, atuando simultaneamente no ensino integrado, subsequente e superior. Além da vocação centenária para o ensino, ficou evidenciado que no período investigado, o IFBA tem uma produção de conhecimento científico e tecnológico significativa, representada por anais, artigos científicos, patentes, entre outros, sendo os anais a fonte mais utilizada para comunicar o conhecimento produzido. Quanto à praxe de disseminação ficou demonstrado que a maioria dos pesquisadores dissemina a sua produção e a do grupo, sendo que os seminários internos são os meios mais adotados. Ao confrontar as informações advindas dos questionários constatou-se que a biblioteca ainda não é reconhecida como espaço de disseminação dessas produções, considerando que o quantitativo ali depositado ainda é incipiente, motivado pela falta de institucionalização dessa prática. Conclui-se que o IFBA RMS, por meio de seus docentes, produz, comunica e dissemina conhecimento científico e tecnológico, ainda que careça de ações que promovam a melhoria da disseminação, tornando a biblioteca um espaço de convergência do conhecimento produzido, subsidiando com isso o fortalecimento da relação ensino pesquisa na Instituição.Descriptive research with quantitative and qualitative approach, based on the case study of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA), campus of the Metropolitan Region of Salvador (RMS), aiming to identify and analyze the scientific production and technology of the members of the research groups of the exact areas Sciences and Earth and Engineering, registered with the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and certified by the institution until 2012, in order to undertake research concerning the dissemination process on campuses studied. The sample consisted of 17 groups (106 researchers) and the coordinators of the libraries (três). Data were collected through questionnaires and analysis of Lattes plataform. The results unveiled the production and communication of scientific and technological knowledge are held exclusively by teachers, with a gap as regards the participation of technicians as producers of knowledge. Regarding the profile of teachers was found that most of these are packed in Salvador campus, acting simultaneously in integrated further and higher education. Besides the centennial vocation for teaching, it became evident that the period investigated, the IFBA has a significant production of scientific and technological knowledge, represented by collection of speaches data, scientific articles, patents, among others, being the speaches data the most used source for communicating knowledge produced. Regarding the practice of dissemination, was shown that most researchers disseminate their productions both individually and collectively, parallel to internal seminars, those are the most adopted means. Confronting the information derived from the questionnaires, it was found that the library is not yet being recognized as a space for dissemination of these productions, whereas the amount deposited there is still incipient, motivated by the lack of institutionalization of this practice. We conclude that the IFBA RMS, through their teachers, produces, communicates and disseminates scientific and technological knowledge, although it lacks actions to promote the improvement of the spread, making the library a space of convergence of knowledge produced by subsidizing its strengthening research in the teaching institution.Submitted by Jovenice Santos (jovenice@gmail.com) on 2014-11-23T00:50:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Jovenice Ferreira Santos 2014.pdf: 1875908 bytes, checksum: f5ee3d8ba4a2b2cfe7e2c0796c6a3700 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-11-24T12:24:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Jovenice Ferreira Santos 2014.pdf: 1875908 bytes, checksum: f5ee3d8ba4a2b2cfe7e2c0796c6a3700 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-24T12:24:53Z (GMT). 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