Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27145 |
Resumo: | Este estudo da obra O vento assobiando nas gruas (2002), de Lídia Jorge, tem o objetivo de explorar analiticamente as evidências de seu jogo de vozes. Com esse propósito observar como se constroem as evidências de uma voz narrativa feminina. Explorar, portanto, a condição da intelectual contemporânea que, ao exercitar a escrita, a partir dessa elaboração autoconsciente (aquela em que a literatura tem como tema sua própria construção), procura intervir no espaço público pela palavra. Está implícito, no direcionamento dessa questão, a importância do leitor em atividade crítica e se evidencia nessa perspectiva uma proposta da escritora-intelectual de provocar o leitor comum. Para Lídia Jorge, tanto a crítica quanto a prosa de ficção são construções discursivas cujas interseções são passíveis de problematização. Em O vento assobiando nas gruas, a narrativa autoconsciente propõe-se como uma literatura dialógica, oferecendo as condições para a visualização de um contexto histórico, social e econômico. É possível, através desse efeito de real, elaborar uma consciência das impressões autocríticas da escritora da cultura contemporânea. |
id |
UFBA-2_4a2198745643e2fc548fd0a45484f690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27145 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Cerqueira, Cláudia da CruzCerqueira, Cláudia da CruzCunha, Eneida LealMendes, Cleise FurtadoTelles, Lígia GuimarãesRios, MárciaRibeiro, Maria de Fátima Maia2018-08-29T19:44:54Z2018-08-29T19:44:54Z2018-08-292012Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27145Este estudo da obra O vento assobiando nas gruas (2002), de Lídia Jorge, tem o objetivo de explorar analiticamente as evidências de seu jogo de vozes. Com esse propósito observar como se constroem as evidências de uma voz narrativa feminina. Explorar, portanto, a condição da intelectual contemporânea que, ao exercitar a escrita, a partir dessa elaboração autoconsciente (aquela em que a literatura tem como tema sua própria construção), procura intervir no espaço público pela palavra. Está implícito, no direcionamento dessa questão, a importância do leitor em atividade crítica e se evidencia nessa perspectiva uma proposta da escritora-intelectual de provocar o leitor comum. Para Lídia Jorge, tanto a crítica quanto a prosa de ficção são construções discursivas cujas interseções são passíveis de problematização. Em O vento assobiando nas gruas, a narrativa autoconsciente propõe-se como uma literatura dialógica, oferecendo as condições para a visualização de um contexto histórico, social e econômico. É possível, através desse efeito de real, elaborar uma consciência das impressões autocríticas da escritora da cultura contemporânea.This study of Lidia Jorge’s novel O vento assobiando nas gruas (2002) (“The wind whistling in the cranes”) aims to explore the marks of its interplay of voices in an analytical way and, to serve this purpose, investigate how the evidence of a feminine narrative voice is constructed. Hence, this work seeks to examine the condition of the contemporary intellectual who in his/her writing process chooses a self-conscious approach (one in which the construction of literature itself is used as a theme), seeking to intervene in the public space through the word. The way this issue is conducted entails the importance of the reader in critical activity and renders evident the writer-intellectual attempt to provoke the common reader. For Lidia Jorge, both critical and prose fiction are discursive constructions whose intersections are subject to problematization. In O vento assobiando nas gruas, the self-conscious narrative is meant as a dialogical literature, providing the conditions for the visualization of a historical, social and economic context. Through this effect of the real, it is possible to grasp a perspective of the writer’s self-critical impressions of contemporary culture.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-08-29T18:53:27Z No. of bitstreams: 1 claudia_tese_corrigida.pdf: 586212 bytes, checksum: c227c6658c72735f452fcee4e9d9ba5e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-29T19:44:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 claudia_tese_corrigida.pdf: 586212 bytes, checksum: c227c6658c72735f452fcee4e9d9ba5e (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-29T19:44:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 claudia_tese_corrigida.pdf: 586212 bytes, checksum: c227c6658c72735f452fcee4e9d9ba5e (MD5)LetrasAutoconsciênciaContemporaneidadeCulturaReferências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Lingua e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALclaudia_tese_corrigida.pdfclaudia_tese_corrigida.pdfapplication/pdf586212https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/1/claudia_tese_corrigida.pdfc227c6658c72735f452fcee4e9d9ba5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTclaudia_tese_corrigida.pdf.txtclaudia_tese_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain265962https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/3/claudia_tese_corrigida.pdf.txt430063666b44d7bb7855b3bf2a65af79MD53ri/271452022-07-05 14:03:55.954oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
title |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
spellingShingle |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge Cerqueira, Cláudia da Cruz Letras Autoconsciência Contemporaneidade Cultura |
title_short |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
title_full |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
title_fullStr |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
title_full_unstemmed |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
title_sort |
Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge |
author |
Cerqueira, Cláudia da Cruz |
author_facet |
Cerqueira, Cláudia da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Cláudia da Cruz Cerqueira, Cláudia da Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Eneida Leal |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado Telles, Lígia Guimarães Rios, Márcia Ribeiro, Maria de Fátima Maia |
contributor_str_mv |
Cunha, Eneida Leal Mendes, Cleise Furtado Telles, Lígia Guimarães Rios, Márcia Ribeiro, Maria de Fátima Maia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Autoconsciência Contemporaneidade Cultura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconsciência Contemporaneidade Cultura |
description |
Este estudo da obra O vento assobiando nas gruas (2002), de Lídia Jorge, tem o objetivo de explorar analiticamente as evidências de seu jogo de vozes. Com esse propósito observar como se constroem as evidências de uma voz narrativa feminina. Explorar, portanto, a condição da intelectual contemporânea que, ao exercitar a escrita, a partir dessa elaboração autoconsciente (aquela em que a literatura tem como tema sua própria construção), procura intervir no espaço público pela palavra. Está implícito, no direcionamento dessa questão, a importância do leitor em atividade crítica e se evidencia nessa perspectiva uma proposta da escritora-intelectual de provocar o leitor comum. Para Lídia Jorge, tanto a crítica quanto a prosa de ficção são construções discursivas cujas interseções são passíveis de problematização. Em O vento assobiando nas gruas, a narrativa autoconsciente propõe-se como uma literatura dialógica, oferecendo as condições para a visualização de um contexto histórico, social e econômico. É possível, através desse efeito de real, elaborar uma consciência das impressões autocríticas da escritora da cultura contemporânea. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-29T19:44:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-29T19:44:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27145 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Tese |
identifier_str_mv |
Tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingua e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/1/claudia_tese_corrigida.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27145/3/claudia_tese_corrigida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c227c6658c72735f452fcee4e9d9ba5e ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 430063666b44d7bb7855b3bf2a65af79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459572004782080 |