Os Nordestes e o teatro brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23648 |
Resumo: | Entre o geográfico e o simbólico, o Nordeste brasileiro, formalmente delimitado no início do século XX, articulou, desde então, um amplo repertório imagético-discursivo, responsável por consolidar um conjunto de imagens, temas e tipos associados à região. No campo das artes, o regionalismo estruturou uma poética capaz de situar esse recorte de Brasil no todo da nação, constituindo uma fronteira fundada na recorrência de ideias arbitrárias, instaurando, a seu tempo, também um modo de produção. No panorama teatral, esse limite é demarcado pelo encontro do dramaturgo e encenador Hermilo Borba Filho (1917-1976) com o grupo Teatro do Estudante de Pernambuco, na cidade do Recife, em 1946. Então, sobressai a defesa de uma criação particular, capaz de expressar valores e formas genuinamente brasileiras. Genuinamente nordestinas. Com o intuito de verificar as concepções de criação e as estratégias de visibilidade que demarcaram o Nordeste como lugar no teatro brasileiro, procurando compreender que mecanismos interferem na projeção nacional de uma obra ou um de artista de teatro no Brasil é que se delineia a proposta de estudo aqui desenvolvida: essencialmente, os meios com os quais se fez reverberar o conjunto de encenações produzidas a partir do Nordeste somado ao repertório assinado por artistas nordestinos em condição de migrante ou por estrangeiros que simplesmente tenham se dedicado a tematizar a região. |
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Então, sobressai a defesa de uma criação particular, capaz de expressar valores e formas genuinamente brasileiras. Genuinamente nordestinas. Com o intuito de verificar as concepções de criação e as estratégias de visibilidade que demarcaram o Nordeste como lugar no teatro brasileiro, procurando compreender que mecanismos interferem na projeção nacional de uma obra ou um de artista de teatro no Brasil é que se delineia a proposta de estudo aqui desenvolvida: essencialmente, os meios com os quais se fez reverberar o conjunto de encenações produzidas a partir do Nordeste somado ao repertório assinado por artistas nordestinos em condição de migrante ou por estrangeiros que simplesmente tenham se dedicado a tematizar a região.Submitted by Magela Lima (lima.magela@gmail.com) on 2017-07-24T15:47:58Z No. of bitstreams: 1 COPIA COMPLETA.pdf: 7810712 bytes, checksum: c7258abf8e13434ac14e3d1d83911272 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-07-25T12:17:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COPIA COMPLETA.pdf: 7810712 bytes, checksum: c7258abf8e13434ac14e3d1d83911272 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-25T12:17:25Z (GMT). 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