Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7863 |
Resumo: | O contexto no qual um corpo social adoecido pela materialização da Aids nos corpos individuais se constrói está continuamente em trocas com o meio no qual a dança também ocorre. Como uma forma de dança contemporânea, o contato improvisação está em diálogo com diversas instâncias de produção em dança, e pode ser compreendido como um campo potencial de produção de saber-poder específico desta dança, e deste modo, entendido enquanto caminho para um empoderamento através de sua própria forma de ocorrência. As noções de poder e corpo de Michel Foucault, assim como das imbricações entre poder e saber, são tomados nesta dissertação para apresentar uma forma de olhar para as relações que acontecem da dança contato improvisação como relações de poder (FOUCAULT, 1988). Para tanto, sua historicidade é apresentada em processos contaminatórios (BRITTO, 2008) entre Novack (1990), Banes (1999) e Foucault (1979,1988) e discursos sobre esta forma de dança, produzidos por Steve Paxton (1997, 2008) estão postos em diálogo com conceitos que envolvem o modo de entender o corpo e sua relação com o meio, quais sejam, estados do corpo (DAMÁSIO, 2000), corpomídia (KATZ e GREINER), movimento e pré-movimento (GODARD, 2003), o conceito de improvisação (MARTINS, 1999) e corpo responsivo (NOVACK, 1990). Traçando aproximações com o campo da saúde, as similitudes e oposições entre os conceitos de risco e vulnerabilidade (AYRES, 2003, 2006, 2008), pensadas por analogia na dança de contato, deflagram o entendimento de que o saber-se vulnerável no instante da dança pode prover possibilidades singulares para rearranjos no corpo que dança no caminho de um auto-empoderamento. O corpo vulnerável em sua transitoriedade engendra potenciais reorganizações no corpo na direção de superar fragilidades, quando articula de maneira perspicaz saber e poder. Enquanto relações de poder, as relações abrigadas no ambiente da dança contato improvisação são consideradas hierárquicas, ainda que minimamente, e por isso é que podem desencadear deslocamentos de status nas relações entre os sujeitos na dança e talvez em contextos nos quais corpos com e sem aids possam demolir paredes invisíveis de guetos reais. |
id |
UFBA-2_4cb97ef437c73a5683be98a6354283d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/7863 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Araújo, Eline Gomes deAraújo, Eline Gomes deNogueira, Isabelle Cordeiro2013-01-15T15:11:22Z2013-01-15T15:11:22Z2013-01-15http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7863O contexto no qual um corpo social adoecido pela materialização da Aids nos corpos individuais se constrói está continuamente em trocas com o meio no qual a dança também ocorre. Como uma forma de dança contemporânea, o contato improvisação está em diálogo com diversas instâncias de produção em dança, e pode ser compreendido como um campo potencial de produção de saber-poder específico desta dança, e deste modo, entendido enquanto caminho para um empoderamento através de sua própria forma de ocorrência. As noções de poder e corpo de Michel Foucault, assim como das imbricações entre poder e saber, são tomados nesta dissertação para apresentar uma forma de olhar para as relações que acontecem da dança contato improvisação como relações de poder (FOUCAULT, 1988). Para tanto, sua historicidade é apresentada em processos contaminatórios (BRITTO, 2008) entre Novack (1990), Banes (1999) e Foucault (1979,1988) e discursos sobre esta forma de dança, produzidos por Steve Paxton (1997, 2008) estão postos em diálogo com conceitos que envolvem o modo de entender o corpo e sua relação com o meio, quais sejam, estados do corpo (DAMÁSIO, 2000), corpomídia (KATZ e GREINER), movimento e pré-movimento (GODARD, 2003), o conceito de improvisação (MARTINS, 1999) e corpo responsivo (NOVACK, 1990). Traçando aproximações com o campo da saúde, as similitudes e oposições entre os conceitos de risco e vulnerabilidade (AYRES, 2003, 2006, 2008), pensadas por analogia na dança de contato, deflagram o entendimento de que o saber-se vulnerável no instante da dança pode prover possibilidades singulares para rearranjos no corpo que dança no caminho de um auto-empoderamento. O corpo vulnerável em sua transitoriedade engendra potenciais reorganizações no corpo na direção de superar fragilidades, quando articula de maneira perspicaz saber e poder. Enquanto relações de poder, as relações abrigadas no ambiente da dança contato improvisação são consideradas hierárquicas, ainda que minimamente, e por isso é que podem desencadear deslocamentos de status nas relações entre os sujeitos na dança e talvez em contextos nos quais corpos com e sem aids possam demolir paredes invisíveis de guetos reais.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-01-15T15:11:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ARAUJO, ELINE.pdf: 1027086 bytes, checksum: e90532d62d5739eecb667c61f9cf2f4c (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-15T15:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_ARAUJO, ELINE.pdf: 1027086 bytes, checksum: e90532d62d5739eecb667c61f9cf2f4c (MD5)Programa de Pós Graduação em Dança-Escola de DançaDançaContato improvisaçãoAIDSRelação de poderCorpo vulnerávelVulnerabilidadeContato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_ARAUJO, ELINE.pdfDissertação_ARAUJO, ELINE.pdfapplication/pdf1027086https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ARAUJO%2c%20ELINE.pdfe90532d62d5739eecb667c61f9cf2f4cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação_ARAUJO, ELINE.pdf.txtDissertação_ARAUJO, ELINE.pdf.txtExtracted texttext/plain364508https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ARAUJO%2c%20ELINE.pdf.txta8cfd0b4e3a9f2ad78158cfc6489df81MD53ri/78632022-06-29 14:37:35.688oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:37:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
title |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
spellingShingle |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder Araújo, Eline Gomes de Dança Contato improvisação AIDS Relação de poder Corpo vulnerável Vulnerabilidade |
title_short |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
title_full |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
title_fullStr |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
title_full_unstemmed |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
title_sort |
Contato improvisação e AIDS: dança enquanto poder-corpo e saber-poder |
author |
Araújo, Eline Gomes de |
author_facet |
Araújo, Eline Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Eline Gomes de Araújo, Eline Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Isabelle Cordeiro |
contributor_str_mv |
Nogueira, Isabelle Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Contato improvisação AIDS Relação de poder Corpo vulnerável Vulnerabilidade |
topic |
Dança Contato improvisação AIDS Relação de poder Corpo vulnerável Vulnerabilidade |
description |
O contexto no qual um corpo social adoecido pela materialização da Aids nos corpos individuais se constrói está continuamente em trocas com o meio no qual a dança também ocorre. Como uma forma de dança contemporânea, o contato improvisação está em diálogo com diversas instâncias de produção em dança, e pode ser compreendido como um campo potencial de produção de saber-poder específico desta dança, e deste modo, entendido enquanto caminho para um empoderamento através de sua própria forma de ocorrência. As noções de poder e corpo de Michel Foucault, assim como das imbricações entre poder e saber, são tomados nesta dissertação para apresentar uma forma de olhar para as relações que acontecem da dança contato improvisação como relações de poder (FOUCAULT, 1988). Para tanto, sua historicidade é apresentada em processos contaminatórios (BRITTO, 2008) entre Novack (1990), Banes (1999) e Foucault (1979,1988) e discursos sobre esta forma de dança, produzidos por Steve Paxton (1997, 2008) estão postos em diálogo com conceitos que envolvem o modo de entender o corpo e sua relação com o meio, quais sejam, estados do corpo (DAMÁSIO, 2000), corpomídia (KATZ e GREINER), movimento e pré-movimento (GODARD, 2003), o conceito de improvisação (MARTINS, 1999) e corpo responsivo (NOVACK, 1990). Traçando aproximações com o campo da saúde, as similitudes e oposições entre os conceitos de risco e vulnerabilidade (AYRES, 2003, 2006, 2008), pensadas por analogia na dança de contato, deflagram o entendimento de que o saber-se vulnerável no instante da dança pode prover possibilidades singulares para rearranjos no corpo que dança no caminho de um auto-empoderamento. O corpo vulnerável em sua transitoriedade engendra potenciais reorganizações no corpo na direção de superar fragilidades, quando articula de maneira perspicaz saber e poder. Enquanto relações de poder, as relações abrigadas no ambiente da dança contato improvisação são consideradas hierárquicas, ainda que minimamente, e por isso é que podem desencadear deslocamentos de status nas relações entre os sujeitos na dança e talvez em contextos nos quais corpos com e sem aids possam demolir paredes invisíveis de guetos reais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-15T15:11:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-15T15:11:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7863 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ARAUJO%2c%20ELINE.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7863/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ARAUJO%2c%20ELINE.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e90532d62d5739eecb667c61f9cf2f4c 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 a8cfd0b4e3a9f2ad78158cfc6489df81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459415240572928 |