Universidade e região: territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10615 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o intuito de particularizar o estudo sobre a universidade, buscando reconstituir experiência do Ensino Superior na Região Sul da Bahia, conduzida a partir da década de 1960, de maneira a perceber-se especificidades da trajetória da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situadas e datadas, particularmente enraizadas nos espaços sociais, econômicos, políticos e culturais da região do seu entorno. Tenta-se situar o lugar enquanto espaço-tempo, procurando identificar as transformações que se processam no seu interior, capazes de fazer surgir a Instituição de Ensino Superior. Isto significa perceber a região como expressão essencial da sua própria cultura e as implicações que geraram a instituição universitária, como fatores fundamentais para a busca dos elementos significativos que permitem situar o movimento expresso na teia de relações, de forma a fazer emergir daí sua historicidade e a criação da sua territorialidade. A questão central do estudo encontra-se na reflexão de como se exercem as relações entre Universidade e Região e quais as contribuições efetivas da instituição para realização do seu compromisso social, em localidades que está geograficamente instalada, considerando territorialidade desempenhada em sua área de abrangência. Partindo-se de uma perspectiva interpretativa das idéias de região, universidade e territorialidade sob a estruturação histórico-fenomenológica e à luz dos pressupostos das geografias humanístico-cultural e interpretativa, a idéia é conhecer o movimento das teias de relações que se estabelecem nos lugares universidade, região e relações (entre lugares), onde o fundante é a historicidade do objeto: universidade-região. O pano de fundo que permeia as discussões engendradas centra-se nas políticas nacional e estadual da educação superior e sua inserção na política econômica global. Os eixos de interpretação estão na geografia, sob os enfoques teóricos de espaço, região, território e territorialidade. Na educação superior, particularizado nas relações entre universidade e sociedade, com foco no caráter conceitual da universidade, suas funções, sua estrutura e ações políticas e história através da formação social e histórica do espaço territorializado. A UESC possui projeto acadêmico-institucional identificado, política econômica, histórica e culturalmente com a região onde está geograficamente instalada e o papel desempenhado em sua área de abrangência solidifica-se quando o conhecimento sobre dados relevantes da realidade local e as transformações detectadas das evolução destes, através das ações inerentes à instituição universitária, são realçadas por análises cuja natureza aponta para uma reflexividade sobre o ethos e o significado cultural local. O método auxiliar adotado para estruturação dos núcleos interpretativos ou temáticos foi a análise de conteúdo, sob o qual , levantamento de fatos, fenômenos, legislação, documentos (internos e externos) e relatos/ depoimentos forma sistematizados. Na trajetória percorrida pela instituição, desde sua fundação, identificaram-se as peculiaridades políticas, os jogo de poder as lutas e as crises no seu contexto. Dos resultados obtidos destacam-se: a solidificação da idéia de que a UESC é uma Universidade que foi implantada pelo resultado da mobilização da sociedade regional; sua identidade está fortemente relacionada a atividade, base da economia local; seus atores lhe atribuem papel de líder para resolução de problemas econômicos e sociais enfrentados e de agente de desenvolvimento regional; suas ações materializadas na região e seus relacionamentos políticos e econômicos desenrolados em contextos espaço-temporal singular conferem-lhe um forte sentimento de pertencimento, consubstanciando sua territorialidade, ou a idéia de que é uma universidade ?DA? região onde está inserida. Conclui-se que as ações da UESC são sociais e materializadas no lugar do seu entorno, territorializando-as. |
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Midlej, Moema Maria Badaró CartibaniMidlej, Moema Maria Badaró CartibaniTeixeira, Marli GeraldaSerpa, Luiz Felippe Perret2013-05-08T20:13:03Z2013-05-08T20:13:03Z2004http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10615Esta pesquisa tem o intuito de particularizar o estudo sobre a universidade, buscando reconstituir experiência do Ensino Superior na Região Sul da Bahia, conduzida a partir da década de 1960, de maneira a perceber-se especificidades da trajetória da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situadas e datadas, particularmente enraizadas nos espaços sociais, econômicos, políticos e culturais da região do seu entorno. Tenta-se situar o lugar enquanto espaço-tempo, procurando identificar as transformações que se processam no seu interior, capazes de fazer surgir a Instituição de Ensino Superior. Isto significa perceber a região como expressão essencial da sua própria cultura e as implicações que geraram a instituição universitária, como fatores fundamentais para a busca dos elementos significativos que permitem situar o movimento expresso na teia de relações, de forma a fazer emergir daí sua historicidade e a criação da sua territorialidade. A questão central do estudo encontra-se na reflexão de como se exercem as relações entre Universidade e Região e quais as contribuições efetivas da instituição para realização do seu compromisso social, em localidades que está geograficamente instalada, considerando territorialidade desempenhada em sua área de abrangência. Partindo-se de uma perspectiva interpretativa das idéias de região, universidade e territorialidade sob a estruturação histórico-fenomenológica e à luz dos pressupostos das geografias humanístico-cultural e interpretativa, a idéia é conhecer o movimento das teias de relações que se estabelecem nos lugares universidade, região e relações (entre lugares), onde o fundante é a historicidade do objeto: universidade-região. O pano de fundo que permeia as discussões engendradas centra-se nas políticas nacional e estadual da educação superior e sua inserção na política econômica global. Os eixos de interpretação estão na geografia, sob os enfoques teóricos de espaço, região, território e territorialidade. Na educação superior, particularizado nas relações entre universidade e sociedade, com foco no caráter conceitual da universidade, suas funções, sua estrutura e ações políticas e história através da formação social e histórica do espaço territorializado. A UESC possui projeto acadêmico-institucional identificado, política econômica, histórica e culturalmente com a região onde está geograficamente instalada e o papel desempenhado em sua área de abrangência solidifica-se quando o conhecimento sobre dados relevantes da realidade local e as transformações detectadas das evolução destes, através das ações inerentes à instituição universitária, são realçadas por análises cuja natureza aponta para uma reflexividade sobre o ethos e o significado cultural local. O método auxiliar adotado para estruturação dos núcleos interpretativos ou temáticos foi a análise de conteúdo, sob o qual , levantamento de fatos, fenômenos, legislação, documentos (internos e externos) e relatos/ depoimentos forma sistematizados. Na trajetória percorrida pela instituição, desde sua fundação, identificaram-se as peculiaridades políticas, os jogo de poder as lutas e as crises no seu contexto. Dos resultados obtidos destacam-se: a solidificação da idéia de que a UESC é uma Universidade que foi implantada pelo resultado da mobilização da sociedade regional; sua identidade está fortemente relacionada a atividade, base da economia local; seus atores lhe atribuem papel de líder para resolução de problemas econômicos e sociais enfrentados e de agente de desenvolvimento regional; suas ações materializadas na região e seus relacionamentos políticos e econômicos desenrolados em contextos espaço-temporal singular conferem-lhe um forte sentimento de pertencimento, consubstanciando sua territorialidade, ou a idéia de que é uma universidade ?DA? região onde está inserida. Conclui-se que as ações da UESC são sociais e materializadas no lugar do seu entorno, territorializando-as.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-06T13:57:13Z No. of bitstreams: 1 Midlej M.pdf: 1009324 bytes, checksum: 22f13b9bf87e45939bced3c24268fa2d (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-05-08T20:13:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Midlej M.pdf: 1009324 bytes, checksum: 22f13b9bf87e45939bced3c24268fa2d (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-08T20:13:03Z (GMT). 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