Autoridade e tradição : a crise intergeracional que afeta a educação e o mundo moderno
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34646 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações entre os conceitos de autoridade, tradição e educação no pensamento de Hannah Arendt. A autora aborda esses assuntos com base na crise educacional. A autoridade, na concepção arendtiana, corresponde à responsabilidade que o adulto assume em relação à preservação do mundo, e a tradição, significa o respeito às experiências dos antepassados. Já o conceito de natalidade em Arendt é fundamental porque representa a essência da educação, e diz respeito ao nascimento dos recém-chegados que poderão agir e modificar o mundo. Nesse contexto da teia conceitual arendtiana, a crise de autoridade e tradição na educação, é analisada como deslocamento ou desaparecimento da responsabilidade dos adultos com relação aos recém-chegados no mundo. Assim, os adultos perdem a capacidade de transmitir a herança para as crianças que são educadas no espaço privado e na instituição escolar. Desse modo, a transmissão de conhecimento, amparado pelo ensino e aprendizagem na educação é afetado por uma crise intergeracional. A presente dissertação investiga, como essa crise intergeracional influenciou o relacionamento entre adultos e crianças. A compreensão da crise proporciona a oportunidade de refletirmos sobre a relevância da educação das crianças para as relações que estabelecerão futuramente como adultos livres no espaço público e na sua constituição como indivíduos na civilização. Diante desse contexto, discutimos como a crise se aprofundou de tal forma que os próprios recém-chegados transferiram a responsabilidade perdida pelos adultos para o acesso à informação com a chegada da revolução digital. Entretanto, em nossa análise, consideramos que o acesso à informação não é formação. Refletir sobre a crise de autoridade e tradição, fundamentado na crise intergeracional pode significar que a educação é o espaço que deve ser preservado para sustentar a relação entre gerações. Cabe ao adulto assegurar sua promessa de apresentar o legado de um mundo, permitindo o acesso aos fios da tradição, para que os recém-chegados assumam essa herança e possam se relacionar como seres singulares com a pluralidade humana. |
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Já o conceito de natalidade em Arendt é fundamental porque representa a essência da educação, e diz respeito ao nascimento dos recém-chegados que poderão agir e modificar o mundo. Nesse contexto da teia conceitual arendtiana, a crise de autoridade e tradição na educação, é analisada como deslocamento ou desaparecimento da responsabilidade dos adultos com relação aos recém-chegados no mundo. Assim, os adultos perdem a capacidade de transmitir a herança para as crianças que são educadas no espaço privado e na instituição escolar. Desse modo, a transmissão de conhecimento, amparado pelo ensino e aprendizagem na educação é afetado por uma crise intergeracional. A presente dissertação investiga, como essa crise intergeracional influenciou o relacionamento entre adultos e crianças. A compreensão da crise proporciona a oportunidade de refletirmos sobre a relevância da educação das crianças para as relações que estabelecerão futuramente como adultos livres no espaço público e na sua constituição como indivíduos na civilização. Diante desse contexto, discutimos como a crise se aprofundou de tal forma que os próprios recém-chegados transferiram a responsabilidade perdida pelos adultos para o acesso à informação com a chegada da revolução digital. Entretanto, em nossa análise, consideramos que o acesso à informação não é formação. Refletir sobre a crise de autoridade e tradição, fundamentado na crise intergeracional pode significar que a educação é o espaço que deve ser preservado para sustentar a relação entre gerações. Cabe ao adulto assegurar sua promessa de apresentar o legado de um mundo, permitindo o acesso aos fios da tradição, para que os recém-chegados assumam essa herança e possam se relacionar como seres singulares com a pluralidade humana.This work presents a reflection on the relationship between the concepts of authority, tradition and education in the thinking of Hannah Arendt. The author addresses these issues based on the educational crisis. Authority, in the Arendtian conception, corresponds to the responsibility that the adult assumes in relation to the preservation of the world, and tradition, means respect for the experiences of the ancestors. The concept of natality in Arendt, is fundamental because it represents the essence of education, and concerns the birth of newcomers who will be able to act and change the world. In this context of the Arendtian conceptual web, the crisis of authority and tradition in education is analyzed as displacement or disappearance of adults' responsibility towards newcomers in the world. So adults lose the ability to pass on the inheritance to children who are educated in the private space and in the school institution. Thus, the transmission of knowledge, supported by teaching and learning in education, is affected by an intergenerational crisis. This dissertation investigates how this intergenerational crisis influenced the relationship between adults and children. Understanding the crisis provides an opportunity to reflect on the relevance of children's education for the relationships they will establish in the future as free adults in the public space and in their constitution as individuals in civilization. Given this context, we discussed how the crisis deepened to such an extent that the newcomers themselves transferred the responsibility lost by adults to the access of information, arisen with the arrival of the digital revolution. However, in our analysis, we consider that access to information is not education. Reflecting on the crisis of authority and tradition, based on the intergenerational crisis, may mean that education is the space that must be preserved to sustain the relationship between generations. It is up to the adult to ensure his promise to present the legacy of a world, allowing access to the threads of tradition, so that newcomers assume this heritage and can relate as singular beings with human plurality.Submitted by Átila Bélens (atila.belens@gmail.com) on 2021-12-17T13:06:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Final.pdf: 666237 bytes, checksum: 69455d87888a56bb1dedadbf006fa4b7 (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Caro Átila, gentileza anexar a folha de aprovação da Banca examinadora e realizar o depósito novamente, para que eu possa concluir a validação dos dados da sua dissertação. Grata. Ana Miriã Bibliotecária da Biblioteca Anísio Teixeira FACED on 2022-01-04T20:07:40Z (GMT)Submitted by Átila Bélens (atila.belens@gmail.com) on 2022-01-04T21:01:54Z No. of bitstreams: 5 Dissertação - Final.pdf: 666237 bytes, checksum: 69455d87888a56bb1dedadbf006fa4b7 (MD5) ata_defesa_17647612665920106653.pdf: 9713 bytes, checksum: e93db43c8859553ad2bedfa7d0418698 (MD5) Declaração_VANESSA SIEVERS DE ALMEIDA.pdf: 66306 bytes, checksum: 9a9368dce1d5c4908363099a5137ec12 (MD5) Declaração_Crislei de Oliveira Custódio.pdf: 66529 bytes, checksum: 3a0bc7f85dc24f64f129e36703d6c975 (MD5) Declaração_ALESSANDRA CARBONERO LIMA.pdf: 66519 bytes, checksum: 605990625cdb64afefd166314e4845f5 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-01-05T13:28:30Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Dissertação - Final.pdf: 666237 bytes, checksum: 69455d87888a56bb1dedadbf006fa4b7 (MD5) ata_defesa_17647612665920106653.pdf: 9713 bytes, checksum: e93db43c8859553ad2bedfa7d0418698 (MD5) Declaração_VANESSA SIEVERS DE ALMEIDA.pdf: 66306 bytes, checksum: 9a9368dce1d5c4908363099a5137ec12 (MD5) Declaração_Crislei de Oliveira Custódio.pdf: 66529 bytes, checksum: 3a0bc7f85dc24f64f129e36703d6c975 (MD5) Declaração_ALESSANDRA CARBONERO LIMA.pdf: 66519 bytes, checksum: 605990625cdb64afefd166314e4845f5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-05T13:28:30Z (GMT). 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Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações entre os conceitos de autoridade, tradição e educação no pensamento de Hannah Arendt. A autora aborda esses assuntos com base na crise educacional. A autoridade, na concepção arendtiana, corresponde à responsabilidade que o adulto assume em relação à preservação do mundo, e a tradição, significa o respeito às experiências dos antepassados. Já o conceito de natalidade em Arendt é fundamental porque representa a essência da educação, e diz respeito ao nascimento dos recém-chegados que poderão agir e modificar o mundo. Nesse contexto da teia conceitual arendtiana, a crise de autoridade e tradição na educação, é analisada como deslocamento ou desaparecimento da responsabilidade dos adultos com relação aos recém-chegados no mundo. Assim, os adultos perdem a capacidade de transmitir a herança para as crianças que são educadas no espaço privado e na instituição escolar. Desse modo, a transmissão de conhecimento, amparado pelo ensino e aprendizagem na educação é afetado por uma crise intergeracional. A presente dissertação investiga, como essa crise intergeracional influenciou o relacionamento entre adultos e crianças. A compreensão da crise proporciona a oportunidade de refletirmos sobre a relevância da educação das crianças para as relações que estabelecerão futuramente como adultos livres no espaço público e na sua constituição como indivíduos na civilização. Diante desse contexto, discutimos como a crise se aprofundou de tal forma que os próprios recém-chegados transferiram a responsabilidade perdida pelos adultos para o acesso à informação com a chegada da revolução digital. Entretanto, em nossa análise, consideramos que o acesso à informação não é formação. Refletir sobre a crise de autoridade e tradição, fundamentado na crise intergeracional pode significar que a educação é o espaço que deve ser preservado para sustentar a relação entre gerações. Cabe ao adulto assegurar sua promessa de apresentar o legado de um mundo, permitindo o acesso aos fios da tradição, para que os recém-chegados assumam essa herança e possam se relacionar como seres singulares com a pluralidade humana. |
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