Escola no/do campo em Amargosa/BA: trabalho, organização do espaço agrário e desenvolvimento territorial em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomanto Neto, Raul
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38743
Resumo: RESUMO Esta tese buscou compreender as escolas e a educação no campo em Amargosa, analisando o contexto histórico e a estrutura social das diversas épocas. Guiamo-nos pela orientação metodológica marxiana, segundo a qual, em última instância, prevalecem e se impõem, como necessidades, as determinações de caráter econômico, o que, em nossa análise, aponta para o modo de produção capitalista, escravista e de semisservidão, sob o qual se desenvolveu o território e o município de Amargosa-BA. O objeto desta pesquisa é compreender a sociedade burguesa de Amargosa do final do século XVIII ao século XXI e sua relação com a apropriação da terra, modo de produção e nexos com as escolas no/do campo. Para isso, propomos como objetivo geral: analisar a gênese e o desenvolvimento do projeto de educação das escolas no/do campo no município de Amargosa, a partir dos determinantes históricos, políticos, econômicos e sociais, em relação ao uso da terra e modo de produção do final do século XVIII ao século XXI. Demonstramos, nesta tese, como a classe dominante de Amargosa, em toda sua história, apropriou-se da terra, dos meios e produção, e do poder político, e se impôs na organização das escolas do campo, primeiro pelos coronéis e, posteriormente, pela pequena burguesia local. Estes grupos oligárquicos utilizaram, precarizaram e comprometeram a docência no processo de escolarização, os trabalhadores da educação, no mais puro apadrinhamento e clientelismo, alinhando, assim, as escolas aos interesses políticos e ideológicos dos que detêm o capital. Esta tese possibilita afirmar que as escolas do/no campo de Amargosa, na sociedade de classes, estão em permanente disputa. A manutenção ou não das escolas no campo, a organização do espaço agrário e o desenvolvimento territorial podem ser desvelados a partir das determinações históricas. Esta é a principal contribuição da tese: romper com visões idealistas, romantizadas e neutras sobre a escola do/no campo e situá-la no cerne da disputa dos interesses de classes antagônicas – as oligarquias, os latifundiários, os proprietários rurais e a classe trabalhadora que defende a reforma agrária popular e a agroecologia.
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spelling 2023-12-20T16:23:11Z2023-12-20T16:23:11Z2023-12-21LOMANTO NETO, Raul. Escola no/do Campo em Amargosa/BA: trabalho, organização do espaço agrário e desenvolvimento territorial em disputa. Orientadora: Celi Nelza Zulke Taffarel. Coorientador: Tiago Rodrigues dos Santos. 2023. 411 f. il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38743RESUMO Esta tese buscou compreender as escolas e a educação no campo em Amargosa, analisando o contexto histórico e a estrutura social das diversas épocas. Guiamo-nos pela orientação metodológica marxiana, segundo a qual, em última instância, prevalecem e se impõem, como necessidades, as determinações de caráter econômico, o que, em nossa análise, aponta para o modo de produção capitalista, escravista e de semisservidão, sob o qual se desenvolveu o território e o município de Amargosa-BA. O objeto desta pesquisa é compreender a sociedade burguesa de Amargosa do final do século XVIII ao século XXI e sua relação com a apropriação da terra, modo de produção e nexos com as escolas no/do campo. Para isso, propomos como objetivo geral: analisar a gênese e o desenvolvimento do projeto de educação das escolas no/do campo no município de Amargosa, a partir dos determinantes históricos, políticos, econômicos e sociais, em relação ao uso da terra e modo de produção do final do século XVIII ao século XXI. Demonstramos, nesta tese, como a classe dominante de Amargosa, em toda sua história, apropriou-se da terra, dos meios e produção, e do poder político, e se impôs na organização das escolas do campo, primeiro pelos coronéis e, posteriormente, pela pequena burguesia local. Estes grupos oligárquicos utilizaram, precarizaram e comprometeram a docência no processo de escolarização, os trabalhadores da educação, no mais puro apadrinhamento e clientelismo, alinhando, assim, as escolas aos interesses políticos e ideológicos dos que detêm o capital. Esta tese possibilita afirmar que as escolas do/no campo de Amargosa, na sociedade de classes, estão em permanente disputa. A manutenção ou não das escolas no campo, a organização do espaço agrário e o desenvolvimento territorial podem ser desvelados a partir das determinações históricas. Esta é a principal contribuição da tese: romper com visões idealistas, romantizadas e neutras sobre a escola do/no campo e situá-la no cerne da disputa dos interesses de classes antagônicas – as oligarquias, os latifundiários, os proprietários rurais e a classe trabalhadora que defende a reforma agrária popular e a agroecologia.ABSTRACT This thesis seeks to understand the schools and education in the countryside in Amargosa, analyzing the historical context and the social structure of various periods. We were guided by the Marxian methodological orientation, according to which, ultimately, prevails and are imposed, as necessities, as determinations of an economic nature, or else, in our analysis, supports the capitalist, slave-owning and semi-slavery mode of production under which Amargosa’s territory and community were developed. The research goal is to understand Amargosa’s wealthy elite from the end of 18th century to the 21st and the correlation between land appropriation, mode of production and associations with rural schools. Therefore, we propose as a general goal: analyze the origin and development of the educational project of schools in the countryside of Amargosa’s community, based on historical, political, economic and social determinants, in relation to land use and the mode of production at the end of the 18th century to the 21st. We showcase, in this thesis, how the ruling class in Amargosa, throughout its history, seized the land, means of production, political power and imposed itself as the organization of rural schools, first through the crown and, subsequently, through the local bourgeoisie. These oligarchic groups have used, made precarious and compromised the teaching staff in the schooling process as well as the education workers in the purest patronage and clientelism, thus aligning schools with political and ideological interests of those who own the capital. This thesis makes it possible to state that schools in/out of Amargosa’s countryside, in a society of classes, are in permanent dispute. Schools maintenance or not in the countryside, the organization of agricultural space and territorial development can be revealed from historical determinations. That is the main contribution of the thesis: to break with idealistic, romanticized and neutral visions of rural schools and to place them at the heart of the dispute between interests of antagonistic classes – the oligarchies, landowners, landlords and the working class that defends popular agrarian reform and agroecology.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRural Education - Amargosa (BA) - Historical aspectsAgrarian reform - Amargosa (BA) - Political aspectsCiências humanasEducação no campo - Amargosa (BA) - Aspectos históricosReforma agrária - Amargosa (BA) - Aspectos políticosEscola no/do campo em Amargosa/BA: trabalho, organização do espaço agrário e desenvolvimento territorial em disputaSchool in/from the countryside in Amargosa/BA: labor, organization of agrarian space and territorial development in dispute.Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTaffarel, Celi Nelza ZulkeCV: http://lattes.cnpq.br/5691238604320892Santos, Tiago RodriguesCV: http://lattes.cnpq.br/6742146345403999Velloso, Tatiana RibeiroTaffarel, Celi Nelza ZulkeCV: http://lattes.cnpq.br/5691238604320892Santos, Tiago RodriguesCV: http://lattes.cnpq.br/6742146345403999Carvalho, Marize SouzaCV: http://lattes.cnpq.br/8556884395831087Casagrande, NairCV: http://lattes.cnpq.br/2870620878622187Verdério, AlexCV: http://lattes.cnpq.br/4508536091113978CV: http://lattes.cnpq.br/6926237665821133CV: http://lattes.cnpq.br/8498016143322524Lomanto Neto, RaulLomanto Neto, Raul. Escola no/do campo em Amargosa / BA: trabalho, organização do espaço agrário e desenvolvimento territorial em disputa. Orientadora: Celi Nelza Zulke Taffarel. Coorientador: Tiago Rodrigues Santos. 411 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL_7TESE - Raul Lomanto.pdfTESE - Raul Lomanto.pdfapplication/pdf7601680https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38743/4/TESE%20-%20Raul%20Lomanto.pdfbe79e6eaf7a3b3d2c5a92c24037a5bd8MD54open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38743/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55open accessLICENSE_3license.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38743/6/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD56open accessTEXTTESE - Raul Lomanto.pdf.txtTESE - Raul Lomanto.pdf.txtExtracted texttext/plain1014736https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38743/7/TESE%20-%20Raul%20Lomanto.pdf.txt75b6eec84ebe0219610c4ffbb5e8ee7aMD57open accessORIGINALTese. 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Lomanto Neto, Raul
Ciências humanas
Educação no campo - Amargosa (BA) - Aspectos históricos
Reforma agrária - Amargosa (BA) - Aspectos políticos
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