Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscila Peixoto de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27329
Resumo: O cenário competitivo e de grandes transformações no qual estão inseridas as organizações a comunicação passa a estar presente no nível estratégico das mesmas e é crescente a buscar por inovações para diferenciação, posicionamento de marca e diálogo com seu público-alvo. Neste sentido, as ações de investimento em cultura se constituem como uma importante ferramenta para agregar valor e visibilidade à marca da organização, potencializar a comunicação com seus públicos e para consolidar a imagem institucional da empresa. Com base nestes argumentos, realizou-se um estudo de caso do Banco do Nordeste e seus patrocínios culturais, com o objetivo de identificar a utilização desse mecanismo dentro do planejamento de comunicação da instituição. Além de constatar a notoriedade adquirida pela instituição perante a sociedade, destacou-se o papel da cultura como agente de inclusão social indispensável para o desenvolvimento sócio-econômico do país para o cumprimento de políticas públicas.
id UFBA-2_50ac465f41a60e3cf1636bcdc288b9fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27329
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Melo, Priscila Peixoto deMelo, Priscila Peixoto deMiranda, Nadja2018-09-12T18:07:38Z2018-09-12T18:07:38Z2018-09-122009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27329O cenário competitivo e de grandes transformações no qual estão inseridas as organizações a comunicação passa a estar presente no nível estratégico das mesmas e é crescente a buscar por inovações para diferenciação, posicionamento de marca e diálogo com seu público-alvo. Neste sentido, as ações de investimento em cultura se constituem como uma importante ferramenta para agregar valor e visibilidade à marca da organização, potencializar a comunicação com seus públicos e para consolidar a imagem institucional da empresa. Com base nestes argumentos, realizou-se um estudo de caso do Banco do Nordeste e seus patrocínios culturais, com o objetivo de identificar a utilização desse mecanismo dentro do planejamento de comunicação da instituição. Além de constatar a notoriedade adquirida pela instituição perante a sociedade, destacou-se o papel da cultura como agente de inclusão social indispensável para o desenvolvimento sócio-econômico do país para o cumprimento de políticas públicas.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2018-09-10T14:59:42Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 108054 bytes, checksum: 087bcb76cfa4ca107e1fc2a7edb02848 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-12T18:07:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 108054 bytes, checksum: 087bcb76cfa4ca107e1fc2a7edb02848 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-12T18:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 108054 bytes, checksum: 087bcb76cfa4ca107e1fc2a7edb02848 (MD5)ComunicaçãoOrganizaçõesCulturaInvestimento em culturaBanco do nordestePolíticas públicasDesenvolvimentoInvestimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf108054https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/1/TCC.pdf087bcb76cfa4ca107e1fc2a7edb02848MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC.pdf.txtTCC.pdf.txtExtracted texttext/plain72795https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/3/TCC.pdf.txtc9fe724ed15ecd304d8eb9318780747cMD53ri/273292022-07-05 14:03:21.985oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
title Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
spellingShingle Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
Melo, Priscila Peixoto de
Comunicação
Organizações
Cultura
Investimento em cultura
Banco do nordeste
Políticas públicas
Desenvolvimento
title_short Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
title_full Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
title_fullStr Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
title_full_unstemmed Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
title_sort Investimento em cultura como ferramenta de comunicação organizacional: estudo de caso do programa Bnb de cultura
author Melo, Priscila Peixoto de
author_facet Melo, Priscila Peixoto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Priscila Peixoto de
Melo, Priscila Peixoto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Nadja
contributor_str_mv Miranda, Nadja
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Organizações
Cultura
Investimento em cultura
Banco do nordeste
Políticas públicas
Desenvolvimento
topic Comunicação
Organizações
Cultura
Investimento em cultura
Banco do nordeste
Políticas públicas
Desenvolvimento
description O cenário competitivo e de grandes transformações no qual estão inseridas as organizações a comunicação passa a estar presente no nível estratégico das mesmas e é crescente a buscar por inovações para diferenciação, posicionamento de marca e diálogo com seu público-alvo. Neste sentido, as ações de investimento em cultura se constituem como uma importante ferramenta para agregar valor e visibilidade à marca da organização, potencializar a comunicação com seus públicos e para consolidar a imagem institucional da empresa. Com base nestes argumentos, realizou-se um estudo de caso do Banco do Nordeste e seus patrocínios culturais, com o objetivo de identificar a utilização desse mecanismo dentro do planejamento de comunicação da instituição. Além de constatar a notoriedade adquirida pela instituição perante a sociedade, destacou-se o papel da cultura como agente de inclusão social indispensável para o desenvolvimento sócio-econômico do país para o cumprimento de políticas públicas.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-12T18:07:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-12T18:07:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27329
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/1/TCC.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27329/3/TCC.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 087bcb76cfa4ca107e1fc2a7edb02848
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
c9fe724ed15ecd304d8eb9318780747c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502655723339776