Diário de afetos: uma proposta de ensinoaprendizagem da dança na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renilza Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37210
Resumo: Esta pesquisa provém de um percurso artísticopedagógico comprometido com ações que sensibilizem o ambiente escolar pública acerca da necessidade de compreensão do que afeta a rotina das aulas de Dança na escola. Este estudo foi realizado na Escola Municipal Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Santa Cruz, Salvador- BA, com e para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, de maneira implicada como posicionamento político. O propósito é um convite a um mergulhar neste Trabalho de Conclusão de Curso que busca emancipar corpos e arraigar ações. Necessário se faz um diálogo a respeito de afetos políticos (SAFATLE, 2019), trazendo as suas formas de implicações na escola pública, bem como as autoimagens e imagens como maneira de (re)conhecimento de si, atuando com ações cognitivas que sejam emancipatórias e libertadoras. A pesquisa apresenta a reunião de: Memorial descritivo, E-book, Publicações, Anexos Comprobatórios das andanças acadêmicas e Referências. Este todo traz o memorial detalhado dos componentes curriculares, cursos e participações em eventos realizados durante o percurso do Mestrado Profissional. Neste trabalho, com referência em Rengel (2007), a criação de neologismos pretende ressaltar e elaborar por meio da junção de palavras uma forma de pensamento pela imagem lida, evitando dicotomias. As partes e subpartes da pesquisa são nomeadas de atos e/ou cenas. A proposta de ato envolve a ideia de cena (RENGEL e THRALL, 2010) como sendo não apenas a do palco, mas sim a cena que age engajada no contexto, seja educacional, político, social ou artístico. O Diário de Afetos, como o nome diz, narra, descreve e disserta as ações de danças propostas na escola ao longo desse estudo. Ele apresenta bilhetes, cartas, fotos das danças, das rodas de conversa, desenhos análises, reflexões sobre o cotidiano escolar, com participação das pessoas estudantes. O e-book diário de afetos foi produzido também como conteúdo digital para ser disponibilizado à comunidade escolar e a todas as pessoas que o intentem conhecer. Como principais referências: Damásio (2012), com a perspectiva de como as imagens se constroem. hooks (2008), é referência com a ética do amor, para afirmamos a necessidade de nos amarmos. O conceito de corponectividade por Rengel (2007), sinaliza que somos corpo e mente juntos. As insurgências por Moretti & Streck (2013), como modos de construir conhecimentos. Freire (2020), com saberes para uma educação emancipatória. Neste circuito de conceitos para construção do Diário, me inspiro na escrevivência de Evaristo (2020), que encaminha escrever vivências como escrita de um corpo, de uma condição. As cenas aqui apresentadas discorrem entre atos e entrelaços, andanças e publicações, ações e (re)ações. São postas memórias de saberesfazeres que me envolveram e a estudantes nessa trajetória acadêmica e de vida. Danças, afetos, imagens, ações emancipatórias, educação, a não dicotomia e insurgências guiaram esta pesquisa. A feitura deste Diário de Afetos trouxe impactos positivos nas relações interpessoais em toda comunidade escolar, bem como o reconhecimento da autoimagem positiva de estudantes. Os caminhos aqui traçados reverberam possibilidades para o fortalecimento de uma educação básica pública que atue de maneira equânime e respeite todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar. Insurgir-se politicamente é um modus operandi de libertar a educação básica pública do abismo institucional em que ela vem despencando e transformar processos encadeados em ações educativas que emancipam.
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A pesquisa apresenta a reunião de: Memorial descritivo, E-book, Publicações, Anexos Comprobatórios das andanças acadêmicas e Referências. Este todo traz o memorial detalhado dos componentes curriculares, cursos e participações em eventos realizados durante o percurso do Mestrado Profissional. Neste trabalho, com referência em Rengel (2007), a criação de neologismos pretende ressaltar e elaborar por meio da junção de palavras uma forma de pensamento pela imagem lida, evitando dicotomias. As partes e subpartes da pesquisa são nomeadas de atos e/ou cenas. A proposta de ato envolve a ideia de cena (RENGEL e THRALL, 2010) como sendo não apenas a do palco, mas sim a cena que age engajada no contexto, seja educacional, político, social ou artístico. O Diário de Afetos, como o nome diz, narra, descreve e disserta as ações de danças propostas na escola ao longo desse estudo. Ele apresenta bilhetes, cartas, fotos das danças, das rodas de conversa, desenhos análises, reflexões sobre o cotidiano escolar, com participação das pessoas estudantes. O e-book diário de afetos foi produzido também como conteúdo digital para ser disponibilizado à comunidade escolar e a todas as pessoas que o intentem conhecer. Como principais referências: Damásio (2012), com a perspectiva de como as imagens se constroem. hooks (2008), é referência com a ética do amor, para afirmamos a necessidade de nos amarmos. O conceito de corponectividade por Rengel (2007), sinaliza que somos corpo e mente juntos. As insurgências por Moretti & Streck (2013), como modos de construir conhecimentos. Freire (2020), com saberes para uma educação emancipatória. Neste circuito de conceitos para construção do Diário, me inspiro na escrevivência de Evaristo (2020), que encaminha escrever vivências como escrita de um corpo, de uma condição. As cenas aqui apresentadas discorrem entre atos e entrelaços, andanças e publicações, ações e (re)ações. São postas memórias de saberesfazeres que me envolveram e a estudantes nessa trajetória acadêmica e de vida. Danças, afetos, imagens, ações emancipatórias, educação, a não dicotomia e insurgências guiaram esta pesquisa. A feitura deste Diário de Afetos trouxe impactos positivos nas relações interpessoais em toda comunidade escolar, bem como o reconhecimento da autoimagem positiva de estudantes. Os caminhos aqui traçados reverberam possibilidades para o fortalecimento de uma educação básica pública que atue de maneira equânime e respeite todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar. Insurgir-se politicamente é um modus operandi de libertar a educação básica pública do abismo institucional em que ela vem despencando e transformar processos encadeados em ações educativas que emancipam.This research comes from an artistic-pedagogical path committed to actions that sensitize the public school environment about the need to understand what affects the routine of Dance classes at school. This study was carried out at Escola Municipal Teodoro Sampaio, located in the neighborhood of Santa Cruz, Salvador-BA, with and for students in the final years of elementary school, in a way implied as a political positioning. The purpose is an invitation to dive into this Course Conclusion Work that seeks to emancipate bodies and root actions. It is necessary to have a dialogue about political affections (SAFATLE, 2019), bringing their forms of implications in the public school, as well as self-images and images as a way of (re)knowledge of the self, acting with cognitive actions that are emancipatory and liberating. The research presents the gathering of: Descriptive Memorandum, E-book, Publications, Evidence Attachments of academic journeys and References. This whole brings a detailed memorial of curricular components, courses and participation in events held during the course of the Professional Master's degree. In this work, with reference to Rengel (2007), the creation of neologisms intends to emphasize and elaborate through the junction of words a way of thinking through the image read, avoiding dichotomies. The parts and subparts of the research are named after acts and/or scenes. The act proposal involves the idea of scene (RENGEL and THRALL, 2010) as being not only that of the stage, but the scene that acts engaged in the context, whether educational, political, social or artistic. The Diário de Afetos, as the name says, narrates, describes and discusses the dance actions proposed in the school throughout this study. It presents notes, letters, photos of the dances, conversations, drawings, analysis, reflections on everyday school life, with the participation of students. The daily e-book of affections was also produced as digital content to be made available to the school community and to all people who want to know it. As main references: Damásio (2012), with the perspective of how images are constructed. hooks (2008), is a reference with the ethics of love, to affirm the need to love each other. The concept of corponectivity by Rengel (2007), signals that we are body and mind together. Insurgencies by Moretti & Streck (2013), as ways of building knowledge. Freire (2020), with knowledge for an emancipatory education. In this circuit of concepts for the construction of the Diary, I am inspired by the writing of Evaristo (2020), which guides writing experiences as writing of a body, of a condition. The scenes presented here are between acts and intertwining, wanderings and publications, actions and (re)actions. Memories of know-how that involved me and the students in this academic and life trajectory are posted. Dances, affections, images, emancipatory actions, education, non- dichotomy and insurgencies guided this research. The making of this Diary of Affections brought positive impacts on interpersonal relationships throughout the school community, as well as the recognition of the positive self-image of students. The paths traced here reverberate possibilities for the strengthening of a public basic education that acts in an equitable way and respects all the people involved in the school environment. To rebel politically is a modus operandi of freeing public basic education from the institutional abyss in which it has been falling and transforming linked processes into educational actions that emancipate.Submitted by PRODAN null (prodan@ufba.br) on 2023-06-14T17:30:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Renilza Machado Ramos.pdf: 10159735 bytes, checksum: 95be95303e67bddbc95a25b5647481be (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-06-15T14:38:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso_Renilza Machado Ramos.pdf: 10159735 bytes, checksum: 95be95303e67bddbc95a25b5647481be (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-15T14:38:45Z (GMT). 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