Desenvolvimento do acervo informacional do IFBA na ótica dos responsáveis pelas bibliotecas
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33903 |
Resumo: | Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das bibliotecasda instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas bibliotecas, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil ABSTRACT In order to investigate the perception of those responsible for the libraries of the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) regarding the procedures for training and development of informational material’s collection authority and the comparison between this perception and the precepts of it’s field’s literature, a survey of the population of representatives of libraries of the institution was carried out, methodologically characterized as exploratory in relation to the objectives, quantitative in relation to the problem approach. Initially, it is conjectured that, from the point of view of the representatives of these libraries, the theoretical basis of the topic was used sparingly and not agreed to the construction of collaborative informational collection of the units, despite the multicampi structure of IFBA. The results, obtained from the related data analysis through the proposed Macnaughton and Stochastic Oscillator of Wilder Jr., pointed to some moderate employment for some variables, a robust employment for others and, for the rest, the employability of the theoretical and conceptual teaching about the management of how the information collection is fragile. |
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Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campina, SP, v. 17, e01900, p. 1-12, 2019.1678-765Xhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33903v. 17, e019001Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das bibliotecasda instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas bibliotecas, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil ABSTRACT In order to investigate the perception of those responsible for the libraries of the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) regarding the procedures for training and development of informational material’s collection authority and the comparison between this perception and the precepts of it’s field’s literature, a survey of the population of representatives of libraries of the institution was carried out, methodologically characterized as exploratory in relation to the objectives, quantitative in relation to the problem approach. Initially, it is conjectured that, from the point of view of the representatives of these libraries, the theoretical basis of the topic was used sparingly and not agreed to the construction of collaborative informational collection of the units, despite the multicampi structure of IFBA. The results, obtained from the related data analysis through the proposed Macnaughton and Stochastic Oscillator of Wilder Jr., pointed to some moderate employment for some variables, a robust employment for others and, for the rest, the employability of the theoretical and conceptual teaching about the management of how the information collection is fragile.Submitted by Raymundo N Machado (raymacha@ufba.br) on 2021-08-12T13:18:16Z No. of bitstreams: 1 8652931-Texto do artigo-96255-1-10-20210318.pdf: 498808 bytes, checksum: fe295c8227ca373d6936dd41ffd1529e (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2021-08-12T14:23:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 8652931-Texto do artigo-96255-1-10-20210318.pdf: 498808 bytes, checksum: fe295c8227ca373d6936dd41ffd1529e (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-12T14:23:04Z (GMT). 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Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das bibliotecasda instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas bibliotecas, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil ABSTRACT In order to investigate the perception of those responsible for the libraries of the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) regarding the procedures for training and development of informational material’s collection authority and the comparison between this perception and the precepts of it’s field’s literature, a survey of the population of representatives of libraries of the institution was carried out, methodologically characterized as exploratory in relation to the objectives, quantitative in relation to the problem approach. Initially, it is conjectured that, from the point of view of the representatives of these libraries, the theoretical basis of the topic was used sparingly and not agreed to the construction of collaborative informational collection of the units, despite the multicampi structure of IFBA. The results, obtained from the related data analysis through the proposed Macnaughton and Stochastic Oscillator of Wilder Jr., pointed to some moderate employment for some variables, a robust employment for others and, for the rest, the employability of the theoretical and conceptual teaching about the management of how the information collection is fragile. |
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