Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
Resumo: Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
id UFBA-2_51fcb25f7a6d3030f1bef10babc22332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1286
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Palacios, Annamaria da Rocha JatobáPalacios, Annamaria da Rocha JatobáMartins, Moisés de LemosPinto, Manuel2011-05-31T13:22:58Z2011-05-31T13:22:58Z2007978-989-95500-1-8http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da ComunicaçãoO texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-05-31T13:22:58Z No. of bitstreams: 1 AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf: 232560 bytes, checksum: d433b66097b71316037834efd78ad0c8 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-31T13:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf: 232560 bytes, checksum: d433b66097b71316037834efd78ad0c8 (MD5) Previous issue date: 2007MinhoDiscurso publicitáriorepresentações da velhiceconsumo na terceira idadeFragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?5º SOPCOM – Comunicação e Cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdfAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdfapplication/pdf232560https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/1/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdfd433b66097b71316037834efd78ad0c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/2/license.txt7ecfde3895172fcd439398a23f2473b2MD52TEXTAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf.txtAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf.txtExtracted texttext/plain39753https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/3/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf.txt4161bec9518bc7be4e3b8fa499fc8865MD53ri/12862022-08-08 12:00:19.807oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T15:00:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv 5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania
title Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
spellingShingle Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
title_short Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
title_full Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
title_fullStr Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
title_full_unstemmed Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
title_sort Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
author Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
author_facet Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
author_role author
dc.contributor.editor.none.fl_str_mv Martins, Moisés de Lemos
Pinto, Manuel
dc.contributor.author.fl_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
topic Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
description Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-31T13:22:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-31T13:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 978-989-95500-1-8
identifier_str_mv 978-989-95500-1-8
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/1/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/3/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d433b66097b71316037834efd78ad0c8
7ecfde3895172fcd439398a23f2473b2
4161bec9518bc7be4e3b8fa499fc8865
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459368477229056