Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286 |
Resumo: | Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação |
id |
UFBA-2_51fcb25f7a6d3030f1bef10babc22332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/1286 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Palacios, Annamaria da Rocha JatobáPalacios, Annamaria da Rocha JatobáMartins, Moisés de LemosPinto, Manuel2011-05-31T13:22:58Z2011-05-31T13:22:58Z2007978-989-95500-1-8http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da ComunicaçãoO texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-05-31T13:22:58Z No. of bitstreams: 1 AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf: 232560 bytes, checksum: d433b66097b71316037834efd78ad0c8 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-31T13:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf: 232560 bytes, checksum: d433b66097b71316037834efd78ad0c8 (MD5) Previous issue date: 2007MinhoDiscurso publicitáriorepresentações da velhiceconsumo na terceira idadeFragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?5º SOPCOM – Comunicação e Cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdfAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdfapplication/pdf232560https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/1/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdfd433b66097b71316037834efd78ad0c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/2/license.txt7ecfde3895172fcd439398a23f2473b2MD52TEXTAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf.txtAnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf.txtExtracted texttext/plain39753https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/3/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf.txt4161bec9518bc7be4e3b8fa499fc8865MD53ri/12862022-08-08 12:00:19.807oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T15:00:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania |
title |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
spellingShingle |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá Discurso publicitário representações da velhice consumo na terceira idade |
title_short |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
title_full |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
title_fullStr |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
title_full_unstemmed |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
title_sort |
Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo? |
author |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
author_facet |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
author_role |
author |
dc.contributor.editor.none.fl_str_mv |
Martins, Moisés de Lemos Pinto, Manuel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso publicitário representações da velhice consumo na terceira idade |
topic |
Discurso publicitário representações da velhice consumo na terceira idade |
description |
Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-31T13:22:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-31T13:22:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
978-989-95500-1-8 |
identifier_str_mv |
978-989-95500-1-8 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/1/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1286/3/AnnaMaria%20da%20Rocha%20Jatob%c3%a1.pdf%283%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d433b66097b71316037834efd78ad0c8 7ecfde3895172fcd439398a23f2473b2 4161bec9518bc7be4e3b8fa499fc8865 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459368477229056 |