Música e religiosidade na caracterização identitária do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jean Joubert Freitas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9169
Resumo: A identidade musical pode ser entendida como a síntese dos elementos musicais essenciais que compõem a música de um grupo, e que o torna musicalmente reconhecível frente a outros grupos. Neste estudo da cultura afro-brasileira, pretendemos discutir os principais aspectos que constróem a identidade musical do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros-MG, grupo que é pertencente ao Congado. O Congado por sua vez, é uma das mais ricas manifestações afro-brasileiras. As formas musicais encontradas nessa cultura demonstram uma manifestação com características identitárias próprias, elementos que delineiam a sua forma ritual. Através de uma pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, observamos os processos de transmissão do conhecimento musical, as formas de vivência com o sagrado – numa festa popular católica de devoção a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo - e as principais características da produção musical dessa cultura. Os Catopês, apresentam instrumentos com timbres específicos – membranofones e idiofones – e um desenho rítmico peculiar. Com devoção aos santos católicos, esse grupo insere a música em um contexto religioso num processo de rememoração às coroações dos Reis Africanos. Essa sobreposição de fazeres musicais, devoção, rememoração atrelados a um líder o “Mestre”, reflete em um “produto” com feição própria. Além de todos esses elementos identitários, construtores da vida e da performance do grupo, este estudo disserta sobre o contexto sociocultural que compõe a manifestação, detalhando momentos intra e extra rituais com ênfase na versão contada pelos próprios integrantes da cultura. Trata-se de trazer para o corpus descritivo o interlocutor, classificando seus conceitos e pontuando seus valores.
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