Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisélia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21299
Resumo: Esta tese analisa narrativas audiovisuais sobre cultos afro-brasileiros, especialmente, candomblé e tambor de mina, nos estados Bahia e Maranhão, da região nordeste do Brasil, que foram veiculadas em jornais televisivos de emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão, como parte da grade de programação local do maior conglomerado midiático do segmento privado de comunicação do Brasil contemporâneo. Observou-se, na mostra de onze (11) reportagens, incluindo uma edição de telejornal com cobertura especial, que tais narrativas, difundidas em diferentes datas entre os anos 2002 e 2013, reforçam a visão festiva e o caráter de mistura e de sincretismo cultural-religioso, base do pensamento dominante forjado em relações de classes sociais e raciais que concebe cultura como entrecruzamento e esvaziada de conflitos. Visão conservadora que emerge na produção de um jornalismo televisivo que se mantém como parte da ordem social vigente, enquanto promessa de prestação de serviço público-cultural. A relação entre jornalismo televisivo e terreiros de candomblé e de tambor de mina, mediada pelo estado, por intelectuais ou por interesses sócio-econômico-culturais, constitui-se também como estratégias de sobrevivência e de renovação poética para grupos participantes da cultura popular afro-brasileira. Buscou-se, nesse sentido, compreender e situar as estratégias de inserção do candomblé e do tambor de mina no telejornalismo e os sentidos difundidos de cultura popular por intermédio de vozes, de imagens e de sonoridades de narrativas audiovisuais sobre festas, eventos e personagens alusivos aos cultos afro-brasileiros.
id UFBA-2_52770fca49174e37eb0a4dc8f56f1500
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21299
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, GiséliaSilva, GiséliaMatos, EdileneSantos, IdeletteVidal, LaurentFerretti, SergioMatos, Rita de Cássia2017-02-03T19:36:25Z2017-02-03T19:36:25Z2017-02-032015-09-25398.1: 654.19(813.8+812.1)http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21299Esta tese analisa narrativas audiovisuais sobre cultos afro-brasileiros, especialmente, candomblé e tambor de mina, nos estados Bahia e Maranhão, da região nordeste do Brasil, que foram veiculadas em jornais televisivos de emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão, como parte da grade de programação local do maior conglomerado midiático do segmento privado de comunicação do Brasil contemporâneo. Observou-se, na mostra de onze (11) reportagens, incluindo uma edição de telejornal com cobertura especial, que tais narrativas, difundidas em diferentes datas entre os anos 2002 e 2013, reforçam a visão festiva e o caráter de mistura e de sincretismo cultural-religioso, base do pensamento dominante forjado em relações de classes sociais e raciais que concebe cultura como entrecruzamento e esvaziada de conflitos. Visão conservadora que emerge na produção de um jornalismo televisivo que se mantém como parte da ordem social vigente, enquanto promessa de prestação de serviço público-cultural. A relação entre jornalismo televisivo e terreiros de candomblé e de tambor de mina, mediada pelo estado, por intelectuais ou por interesses sócio-econômico-culturais, constitui-se também como estratégias de sobrevivência e de renovação poética para grupos participantes da cultura popular afro-brasileira. Buscou-se, nesse sentido, compreender e situar as estratégias de inserção do candomblé e do tambor de mina no telejornalismo e os sentidos difundidos de cultura popular por intermédio de vozes, de imagens e de sonoridades de narrativas audiovisuais sobre festas, eventos e personagens alusivos aos cultos afro-brasileiros.ABSTRACT This thesis investigates audiovisual narratives on African-Brazilian religions, namely Candomblé and Tambor de Mina in the Brazilian northeastern states of Bahia and Maranhão, which were aired on TV news of Rede Globo de Televisão’s affiliated stations, as part of the local programming of the largest private media conglomerate of contemporary Brazil. Based on a study sample of eleven (11) news, including one special coverage, it was noticed that such narratives, stories broadcast between 2011 and 2012, reinforce the festive perception and the mixed nature of cultural-religious syncretism, foundation of the dominant ideology shaped in social classes and ethnic relations that conceives culture as intercrossing as well as conflict-free. This is a conservative view emerging in the production of a type of TV journalism that remains as part of the present social order, while promising to provide a public and cultural service. The relationship between TV journalism and Candomblé / Tambor de Mina temples, be it mediated by the State, intellectuals or social, economic and cultural interests, are also survival and poetic renewal strategies for groups pertaining to the African-Brazilian popular culture. Therefore, this study attempts to understand and place the insertion strategies of Candomblé and Tambor de Mina in TV journalism, and the meanings of popular culture brought out through voices, images and sounds of audiovisual narratives of festivals, events and characters related to the African-Brazilian religions. Keywords: Afro-Brazilian popular culture. Television. Audiovisual narratives. Candomblé. Tambor de Mina.RÉSUMÉ Cette thèse analyse quelques récits audiovisuels sur les religions afro-brésiliennes, à savoir le Candomblé et le Tambor de Mina dans les États de Bahia et de Maranhão, situés au nord-est du Brésil, qui ont été diffusés dans les télé-journaux des chaînes affiliées du Réseau de Télévision Globo, dans le cadre de programmation locale du plus grand conglomérat médiatique privé du Brésil contemporain. Basé sur un échantillon de onze (11) reportages diffusés entre 2011 et 2012, y compris une émission spéciale, il a été possible de remarquer que ces récits renforcent la perception festive et l’aspect de mélange et de syncrétisme culturel et religieux, qui est la base de l'idéologie dominante façonnée dans les relations de classes sociales et ethniques concevant la culture comme un croisement dépourvu de conflits. C’est-à-dire une vision conservatrice émergeant de la production d'un modèle de journalisme télévisuel qui se maintient en accord avec l'ordre social actuel, en tant que promesse de service public et culturel. La relation entre le téléjournalisme et les lieux de culte de Candomblé et de Tambor de Mina, que ce soit l'État, des intellectuels ou des intérêts socio-économique-culturels faisant le médiateur, s’établit également comme stratégie de survie et de renouvellement poétique pour les groupes qui font partie de la culture populaire afro-brésilienne. Par conséquent, cette étude essaie de comprendre et de déterminer les stratégies d'insertion du Candomblé et du Tambor de Mina dans le téléjournalisme, aussi bien que les significations de la culture populaire diffusées par les voix, les images et les sonorités des récits audiovisuels sur des festivals, des événements et des personnages liés aux religions afro-brésiliennes. Mots-clés: Culture populaire afro-brésilienne. Télévision. Récits audiovisuels. Candomblé. Tambor de Mina.Submitted by Gisélia Silva (giseliacastro.silva@gmail.com) on 2016-11-09T12:55:12Z No. of bitstreams: 2 TEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdf: 4190800 bytes, checksum: e425a1337d0ffa210dd13fdba48654f8 (MD5) Tese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdf: 35901544 bytes, checksum: cb75d0ab9db25b321544f93226668b4b (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-02-03T19:36:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdf: 4190800 bytes, checksum: e425a1337d0ffa210dd13fdba48654f8 (MD5) Tese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdf: 35901544 bytes, checksum: cb75d0ab9db25b321544f93226668b4b (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-03T19:36:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdf: 4190800 bytes, checksum: e425a1337d0ffa210dd13fdba48654f8 (MD5) Tese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdf: 35901544 bytes, checksum: cb75d0ab9db25b321544f93226668b4b (MD5)CapesComunicaçãoCulturaAntropologiaCultura popular afro-brasileiraTelevisãoNarrativas audiovisuaisCandombléTambor de MinaCultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós- Graduação em Cultura e SociedadeUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdfTEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdfTese - Vol.1application/pdf4190800https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/1/TEse%20de%20Giselia%20-%20v.%201%20-%2011-08.pdfe425a1337d0ffa210dd13fdba48654f8MD51Tese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdfTese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdfAnexos tese - Vol.2application/pdf35901544https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/2/Tese%20de%20Giselia%20-%20v.%202%20-%2011%2008.pdfcb75d0ab9db25b321544f93226668b4bMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/3/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD53TEXTTEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdf.txtTEse de Giselia - v. 1 - 11-08.pdf.txtExtracted texttext/plain934251https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/4/TEse%20de%20Giselia%20-%20v.%201%20-%2011-08.pdf.txt7caf01c838e6c88b79f61daede33bc56MD54Tese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdf.txtTese de Giselia - v. 2 - 11 08.pdf.txtExtracted texttext/plain1012368https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/5/Tese%20de%20Giselia%20-%20v.%202%20-%2011%2008.pdf.txtc2cb4bdc9cf640c646f5b146afb3fee9MD55ri/212992022-07-05 14:04:15.835oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
title Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
spellingShingle Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
Silva, Gisélia
Comunicação
Cultura
Antropologia
Cultura popular afro-brasileira
Televisão
Narrativas audiovisuais
Candomblé
Tambor de Mina
title_short Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
title_full Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
title_fullStr Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
title_full_unstemmed Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
title_sort Cultura popular e comunicação contemporânea no Brasil: televisão e telejornalismo na Bahia e no Maranhão - anos 2011/2012
author Silva, Gisélia
author_facet Silva, Gisélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisélia
Silva, Gisélia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Edilene
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Idelette
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vidal, Laurent
Ferretti, Sergio
Matos, Rita de Cássia
contributor_str_mv Matos, Edilene
Santos, Idelette
Vidal, Laurent
Ferretti, Sergio
Matos, Rita de Cássia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
Cultura
Antropologia
topic Comunicação
Cultura
Antropologia
Cultura popular afro-brasileira
Televisão
Narrativas audiovisuais
Candomblé
Tambor de Mina
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular afro-brasileira
Televisão
Narrativas audiovisuais
Candomblé
Tambor de Mina
description Esta tese analisa narrativas audiovisuais sobre cultos afro-brasileiros, especialmente, candomblé e tambor de mina, nos estados Bahia e Maranhão, da região nordeste do Brasil, que foram veiculadas em jornais televisivos de emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão, como parte da grade de programação local do maior conglomerado midiático do segmento privado de comunicação do Brasil contemporâneo. Observou-se, na mostra de onze (11) reportagens, incluindo uma edição de telejornal com cobertura especial, que tais narrativas, difundidas em diferentes datas entre os anos 2002 e 2013, reforçam a visão festiva e o caráter de mistura e de sincretismo cultural-religioso, base do pensamento dominante forjado em relações de classes sociais e raciais que concebe cultura como entrecruzamento e esvaziada de conflitos. Visão conservadora que emerge na produção de um jornalismo televisivo que se mantém como parte da ordem social vigente, enquanto promessa de prestação de serviço público-cultural. A relação entre jornalismo televisivo e terreiros de candomblé e de tambor de mina, mediada pelo estado, por intelectuais ou por interesses sócio-econômico-culturais, constitui-se também como estratégias de sobrevivência e de renovação poética para grupos participantes da cultura popular afro-brasileira. Buscou-se, nesse sentido, compreender e situar as estratégias de inserção do candomblé e do tambor de mina no telejornalismo e os sentidos difundidos de cultura popular por intermédio de vozes, de imagens e de sonoridades de narrativas audiovisuais sobre festas, eventos e personagens alusivos aos cultos afro-brasileiros.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-03T19:36:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-03T19:36:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21299
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 398.1: 654.19(813.8+812.1)
identifier_str_mv 398.1: 654.19(813.8+812.1)
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós- Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/1/TEse%20de%20Giselia%20-%20v.%201%20-%2011-08.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/2/Tese%20de%20Giselia%20-%20v.%202%20-%2011%2008.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/4/TEse%20de%20Giselia%20-%20v.%201%20-%2011-08.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21299/5/Tese%20de%20Giselia%20-%20v.%202%20-%2011%2008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e425a1337d0ffa210dd13fdba48654f8
cb75d0ab9db25b321544f93226668b4b
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
7caf01c838e6c88b79f61daede33bc56
c2cb4bdc9cf640c646f5b146afb3fee9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459527126777856