Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34909 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como ponto central de análise a vivência dos senegaleses em Maceió/AL e, principalmente, como meus interlocutores mantêm e fortalecem suas identidades em um contexto de migração. Mobilizando e utilizando os conceitos de mobilidade, identidade, religiosidade e redes, aliados à pesquisa etnográfica, articulando observação direta, história oral e iconografia/fotografias, foi feita uma reconstrução das trajetórias biográficas dos migrantes senegaleses (meus interlocutores) desde suas vivências no Senegal, passando pelas motivações para migrar e os caminhos percorridos até a chegada em terras alagoanas e, assim, compreender os espaços da mobilidade como “espaços vivos” que moldaram e foram moldados pelos meus interlocutores. Em seguida, foram analisados os espaços de sociabilidade, como as residências, os locais de trabalho e diversos outros espaços cotidianos de interação, para assim observar as estratégias adotadas para se conquistar os clientes, como: a simpatia, a paciência e a resiliência somadas às razões para escolherem morar perto do local de trabalho. Esses espaços de interação são marcados tanto por relações afetivas como conflituosas com a população local e nesses “palcos” de interações também ocorrem situações de racismo e xenofobia. Por conseguinte, a religião é outra particularidade entre os senegaleses, pois todos são praticantes do islã que é vivenciado em irmandades religiosas e essa vivência espiritual aliada ao comunitarismo são características marcantes que são reproduzidas em Maceió. A pesquisa revela que as celebrações religiosas e o ato de comerem juntos constituem as formas utilizadas pelos meus interlocutores para “recriarem” o Senegal em Maceió, sendo esses momentos comunitários pontos chave para a manutenção e fortalecimento da identidade dos senegaleses em terras alagoanas. |
id |
UFBA-2_52a644ed25e28631d7c1ab22a5887803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34909 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-03-20T14:56:42Z2022-03-202022-03-20T14:56:42Z2021-11-11https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34909Esta pesquisa tem como ponto central de análise a vivência dos senegaleses em Maceió/AL e, principalmente, como meus interlocutores mantêm e fortalecem suas identidades em um contexto de migração. Mobilizando e utilizando os conceitos de mobilidade, identidade, religiosidade e redes, aliados à pesquisa etnográfica, articulando observação direta, história oral e iconografia/fotografias, foi feita uma reconstrução das trajetórias biográficas dos migrantes senegaleses (meus interlocutores) desde suas vivências no Senegal, passando pelas motivações para migrar e os caminhos percorridos até a chegada em terras alagoanas e, assim, compreender os espaços da mobilidade como “espaços vivos” que moldaram e foram moldados pelos meus interlocutores. Em seguida, foram analisados os espaços de sociabilidade, como as residências, os locais de trabalho e diversos outros espaços cotidianos de interação, para assim observar as estratégias adotadas para se conquistar os clientes, como: a simpatia, a paciência e a resiliência somadas às razões para escolherem morar perto do local de trabalho. Esses espaços de interação são marcados tanto por relações afetivas como conflituosas com a população local e nesses “palcos” de interações também ocorrem situações de racismo e xenofobia. Por conseguinte, a religião é outra particularidade entre os senegaleses, pois todos são praticantes do islã que é vivenciado em irmandades religiosas e essa vivência espiritual aliada ao comunitarismo são características marcantes que são reproduzidas em Maceió. A pesquisa revela que as celebrações religiosas e o ato de comerem juntos constituem as formas utilizadas pelos meus interlocutores para “recriarem” o Senegal em Maceió, sendo esses momentos comunitários pontos chave para a manutenção e fortalecimento da identidade dos senegaleses em terras alagoanas.The central focus of this research is the lived experience of Senegalese people in Maceió, Alagoas, Brazil and, mainly, how my interlocutors maintain and strengthen their identities in a context of migration. Mobilizing and using the concepts of mobility, identity, religiosity and networks, allied with ethnographic research, articulating direct observation, oral history and iconography/photographs, a reconstruction of the biographical trajectories of Senegalese migrants from their experiences in Senegal was made, passing through the motivations for migration and the paths taken to arrive in Alagoas, and thus understanding the spaces of mobility as “living spaces” that shaped and were shaped by my interlocutors. Next, spaces of sociability were analyzed, such as homes, workplaces and various other daily interaction spaces, in order to observe the strategies adopted to win over customers, such as: friendliness, patience and resilience added to the reasons to choose to live near their workplace. These spaces of interaction are marked by both affective and conflicting relationships with the local population and on these “stages” of interactions situations of racism and xenophobia also occur. Therefore, religion is another particularity among Senegalese, as they are all practitioners of Islam that is experienced in religious brotherhoods and this spiritual experience combined with communitarianism are striking characteristics that are reproduced in Maceió. The research reveals that religious celebrations, the act of eating together and associativism constitute the forms used by my interlocutors to “recreate” Senegal in Maceió, with these community moments being key points for the maintenance and strengthening of the identity of Senegalese in Alagoan lands.Cette recherche a comme point central d’analyse : l'expérience des Sénégalais (mes interlocuteurs) à Maceió/AL et, principalement, comment ils maintiennent et renforcent leurs identités dans un contexte migratoire. Mobilisant et utilisant des concepts tels que: mobilité, identité, religiosité et réseaux, combinés à des recherches ethnographiques, articulant des observations directes, histoire orale et iconographie/photographie, on a réalisée une reconstruction des trajectoires biographiques des migrants sénégalais à partir de leurs expériences au Sénégal, passant par les motivations à migrer et les chemins empruntés pour arriver à Alagoas, et comprendre ainsi les espaces de mobilité comme « des espaces vivants » qui ont façonné et ont été façonnés par mes interlocuteurs. Ensuite, des espaces de sociabilité ont été analysés, tels que les maisons, les lieux de travail et divers autres espaces d'interaction quotidienne, afin d'observer les stratégies adoptées pour séduire les clients, telles que : la sympathie, la patience et la résilience ajoutées aux raisons de choisir de vivre à proximité de leur lieu de travail. Ces espaces d'interaction sont marqués par des relations à la fois affectives et conflictuelles avec la population locale et sur ces « scènes » d'interactions se produisent également des situations de racisme et de xénophobie. La religion est une autre particularité chez les Sénégalais, car ils sont tous des pratiquants de l'islam vécu dans des confréries religieuses et cette expérience spirituelle aliée au communautarisme sont des caractéristiques frappantes qui se reproduisent à Maceió. Les célébrations religieuses et l'acte de manger ensemble sont quelques exemples de cette « récréation » du Sénégal à Maceió, ces moments étant des points clés pour le maintien et le renforcement de l'identité des sénégalais en terres d'Alagoas.Submitted by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T14:55:13Z No. of bitstreams: 1 TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf: 10109305 bytes, checksum: ae537d334df47ae37e40106995a784d5 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T14:56:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf: 10109305 bytes, checksum: ae537d334df47ae37e40106995a784d5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-20T14:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf: 10109305 bytes, checksum: ae537d334df47ae37e40106995a784d5 (MD5) Previous issue date: 2021-11-11FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CNPQ::CIENCIAS HUMANASMigrações.IslãSenegalesesIdentidadeMobilidadesMigrationsIdentityIslamSenegaleseMobilityMigrationsIdentitéMobilitésSénégalaisSenegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidadeSenegaleses from the Tidjaniya, Muride and Baye Fall brotherhoods in Maceió/AL: mobility, identity e religiositySénégalais des confréries Tidjaniya, Muride et Baye Fall à Maceió/AL: mobilité, identité et religiositéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFurtado, Cláudio Alveshttp://lattes.cnpq.br/7402578224482306César, América Lúcia Silvahttp://lattes.cnpq.br/1191417481110803Furtado, Cláudio Alveshttp://lattes.cnpq.br/7402578224482306César, América Lúcia Silvahttp://lattes.cnpq.br/1191417481110803Gomes, Patrícia GodinhoThomaz, Omar RibeiroJoseph, Handersonhttp://lattes.cnpq.br/4682801116239614http://lattes.cnpq.br/0069417421668741Santos, David José Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdfTESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdfTeseapplication/pdf10109305https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/1/TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdfae537d334df47ae37e40106995a784d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTTESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf.txtTESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf.txtExtracted texttext/plain463486https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/3/TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf.txta64dab35282af8a52560b47eded3dd0fMD53ri/349092022-03-26 06:18:37.21oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-26T09:18:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Senegaleses from the Tidjaniya, Muride and Baye Fall brotherhoods in Maceió/AL: mobility, identity e religiosity Sénégalais des confréries Tidjaniya, Muride et Baye Fall à Maceió/AL: mobilité, identité et religiosité |
title |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
spellingShingle |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade Santos, David José Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Migrações. Islã Senegaleses Identidade Mobilidades Migrations Identity Islam Senegalese Mobility Migrations Identité Mobilités Sénégalais |
title_short |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
title_full |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
title_fullStr |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
title_full_unstemmed |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
title_sort |
Senegaleses das irmandades Tidjaniya, Muride e do ramo Baye Fall em Maceió/AL: mobilidade, identidade e religiosidade |
author |
Santos, David José Silva |
author_facet |
Santos, David José Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Furtado, Cláudio Alves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7402578224482306 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
César, América Lúcia Silva |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1191417481110803 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Furtado, Cláudio Alves |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7402578224482306 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
César, América Lúcia Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1191417481110803 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gomes, Patrícia Godinho |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Thomaz, Omar Ribeiro |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Joseph, Handerson |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4682801116239614 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0069417421668741 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, David José Silva |
contributor_str_mv |
Furtado, Cláudio Alves César, América Lúcia Silva Furtado, Cláudio Alves César, América Lúcia Silva Gomes, Patrícia Godinho Thomaz, Omar Ribeiro Joseph, Handerson |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Migrações. Islã Senegaleses Identidade Mobilidades Migrations Identity Islam Senegalese Mobility Migrations Identité Mobilités Sénégalais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Migrações. Islã Senegaleses Identidade Mobilidades Migrations Identity Islam Senegalese Mobility Migrations Identité Mobilités Sénégalais |
description |
Esta pesquisa tem como ponto central de análise a vivência dos senegaleses em Maceió/AL e, principalmente, como meus interlocutores mantêm e fortalecem suas identidades em um contexto de migração. Mobilizando e utilizando os conceitos de mobilidade, identidade, religiosidade e redes, aliados à pesquisa etnográfica, articulando observação direta, história oral e iconografia/fotografias, foi feita uma reconstrução das trajetórias biográficas dos migrantes senegaleses (meus interlocutores) desde suas vivências no Senegal, passando pelas motivações para migrar e os caminhos percorridos até a chegada em terras alagoanas e, assim, compreender os espaços da mobilidade como “espaços vivos” que moldaram e foram moldados pelos meus interlocutores. Em seguida, foram analisados os espaços de sociabilidade, como as residências, os locais de trabalho e diversos outros espaços cotidianos de interação, para assim observar as estratégias adotadas para se conquistar os clientes, como: a simpatia, a paciência e a resiliência somadas às razões para escolherem morar perto do local de trabalho. Esses espaços de interação são marcados tanto por relações afetivas como conflituosas com a população local e nesses “palcos” de interações também ocorrem situações de racismo e xenofobia. Por conseguinte, a religião é outra particularidade entre os senegaleses, pois todos são praticantes do islã que é vivenciado em irmandades religiosas e essa vivência espiritual aliada ao comunitarismo são características marcantes que são reproduzidas em Maceió. A pesquisa revela que as celebrações religiosas e o ato de comerem juntos constituem as formas utilizadas pelos meus interlocutores para “recriarem” o Senegal em Maceió, sendo esses momentos comunitários pontos chave para a manutenção e fortalecimento da identidade dos senegaleses em terras alagoanas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-20T14:56:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-20 2022-03-20T14:56:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34909 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/1/TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34909/3/TESE_DAVID_3_REVISTOPOSDEFESA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae537d334df47ae37e40106995a784d5 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 a64dab35282af8a52560b47eded3dd0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459640039538688 |