O unicórnio e o rinoceronte : análise do ProJovem a partir de seus beneficiários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Olívia Maria Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10611
Resumo: Este trabalho analisou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem com objetivo de investigar a percepção de mudança desses jovens quanto à escolarização e o mundo do trabalho. A partir da proposição de Minayo que enfatiza a análise de políticas públicas através da observação das mudanças que provocam, buscou-se compreender o conceito de mudança com base na sociologia (mudança social) e na psicologia (processos de mudança do indivíduo), com foco na relação aprendizagem – mudança. Para situar a discussão, foram trazidos conceitos de juventude e políticas públicas. Também se buscou entender a diferença entre educação e escolarização, assim como as novas exigências do mundo do trabalho. A partir desse quadro teórico, a investigação foi conduzida em três eixos: a continuidade do processo de escolarização, alterações em relação ao mundo do trabalho e impacto sobre atitudes e valores dos sujeitos. Os dados foram levantados em uma amostra de egressos residentes em Salvador – Bahia. Foram utilizadas abordagens quantitativa (especialmente survey, com aplicação de questionários com 194 egressos do Programa) e qualitativa (realização de dois grupos focais com 14 jovens que também participaram do survey), além de análise de documentos na busca por maior compreensão sobre o Programa e as percepções de seus beneficiários. Como resultado observou-se que, das mudanças percebidas pelos jovens, algumas são mais valorizadas que outras. A conclusão do ensino fundamental aparece como o principal ganho para os jovens entrevistados, pois lhes trouxe novas perspectivas e aumento da auto-estima e confiança. Já a qualificação profissional oferecida pelo Programa foi apontada como muito aquém das expectativas dos sujeitos.
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A partir desse quadro teórico, a investigação foi conduzida em três eixos: a continuidade do processo de escolarização, alterações em relação ao mundo do trabalho e impacto sobre atitudes e valores dos sujeitos. Os dados foram levantados em uma amostra de egressos residentes em Salvador – Bahia. Foram utilizadas abordagens quantitativa (especialmente survey, com aplicação de questionários com 194 egressos do Programa) e qualitativa (realização de dois grupos focais com 14 jovens que também participaram do survey), além de análise de documentos na busca por maior compreensão sobre o Programa e as percepções de seus beneficiários. Como resultado observou-se que, das mudanças percebidas pelos jovens, algumas são mais valorizadas que outras. A conclusão do ensino fundamental aparece como o principal ganho para os jovens entrevistados, pois lhes trouxe novas perspectivas e aumento da auto-estima e confiança. 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