Vivência de violência doméstica por adolescentes: conhecimentos de educadoras.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29547 |
Resumo: | Introdução: A violência doméstica contra adolescentes é um problema de saúde pública, que gera sérias implicações para a vida destes indivíduos. No sentido de intervir nessa problemática, urge o preparo profissional para o reconhecimento do agravo, condição essencial para o cuidado. Objetivo: Identificar conhecimentos de educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes. Metodologia: Estudo qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas com 20 educadoras de uma escola pública de ensino fundamental localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados com base no Discurso do Sujeito Coletivo e interpretados a partir da Perspectiva Crítico-Libertadora de Paulo Freire. Resultados: O discurso evidencia que as educadoras compreendem a violência doméstica enquanto um fenômeno que se expressa nas formas física, psicológica e por negligência, identificando-as na sua práxis a partir de sinais, como a presença de marcas corporais, mudanças comportamentais e comprometimento do rendimento. Revela ainda a alta demanda de trabalho e o despreparo profissional como fatores dificultadores no processo de identificação do agravo, que repercute para a saúde física e mental dos adolescentes com reflexos no desempenho escolar. Conclusão: O estudo revela que as educadoras compreendem a complexidade do experienciar a violência doméstica e conhecem sinais que permitem a identificação de escolares que vivenciam o agravo. Diante das repercussões dos maus-tratos domésticos para a saúde e a vida dos adolescentes, urge uma gestão que considere a práxis dos educadores no processo de reconhecimento do agravo e superação do vivido. |
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Resultados: O discurso evidencia que as educadoras compreendem a violência doméstica enquanto um fenômeno que se expressa nas formas física, psicológica e por negligência, identificando-as na sua práxis a partir de sinais, como a presença de marcas corporais, mudanças comportamentais e comprometimento do rendimento. Revela ainda a alta demanda de trabalho e o despreparo profissional como fatores dificultadores no processo de identificação do agravo, que repercute para a saúde física e mental dos adolescentes com reflexos no desempenho escolar. Conclusão: O estudo revela que as educadoras compreendem a complexidade do experienciar a violência doméstica e conhecem sinais que permitem a identificação de escolares que vivenciam o agravo. 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