Entraves no acesso à atenção médica: vivências de pessoas com infarto agudo do miocárdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Fernanda Carneiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Passos, Luiz Carlos Santana, Menezes, Angélica Araújo de, Caramelli, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2856
Resumo: P.234-239,May/June.
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Predominou para os sexos a baixa escolaridade, inatividade profissional e ocorrência do infarto no domicílio. Os homens tinham renda familiar maior (p=0,005) e viviam mais em companhia de alguém (p=0,001). Somente 7% das mulheres utilizaram ambulância. Dois terços da amostra procuraram o hospital como primeiro local de atendimento, mas apenas 33% conseguiram internação. Assim, 67% dos sujeitos perambularam por até cinco serviços até conseguirem a hospitalização. As principais razões para não admissão hospitalar foram falta de recursos, negação de atendimento e encaminhamento médico para casa. O local procurado para atendimento, número de atendimentos recebidos até a hospitalização e a ação médica não foram associados ao sexo (p=NS). CONCLUSÃO: Homens e mulheres optaram por meios de transporte e locais de atendimento inadequados e o sistema de saúde não parece preparado para atendê-los. Estes achados convidam à reflexão sobre a importância e os alvos dos programas da educação para saúde e a qualidade da assistência ao infarto.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2011-09-26T14:28:48Z No. of bitstreams: 1 a21v53n3.pdf: 178867 bytes, checksum: 50cb5c2681c7e1a0f41fd4b92dccfc2e (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-26T14:28:49Z (GMT). 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