CORPODUNCAN: O LEGADO DE ISADORA DUNCAN E SUAS REVERBERAÇÕES EM PROCESSOS ARTÍSTICOS NA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, CRISTIANE PINHO DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36919
Resumo: Este estudo apresenta parte da história da dançarina norte-americana Isadora Duncan, precursora da dança moderna. Trata-se de um recorte sobre a sua origem e os trânsitos que possibilitaram a construção de uma dança conectada com os elementos da natureza, a mitologia grega e o renascimento. A criação deste novo pensamento de dança desvincula-se da estética formal do balé clássico e preconiza a ideia do plexo solar de onde partem todos os movimentos da sua dança. Desde a sua passagem em turnê pelo Brasil em 1916, onde se apresentou nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e em Salvador no Teatro São João, o seu fluxo criativo reverbera em processos artísticos e ações pedagógicas implementadas pela Escola Contemporânea de Dança. Tais experiências estabelecem diálogos possíveis com pensadores que dialogam com os pressupostos apresentados nesta pesquisa, tais como Jorge Larrosa, Paulo Freire, Helena Katz, Christine Greiner, Ailton Krenak e Susan Foster contribuem para o entendimento da dança. A natureza expressiva, das linhas Duncan e sua conexão com mente, espírito e movimento, manifestam a criação do termo CORPODUNCAN. Estas trocas contínuas de saberes se opõem aos dualismos cartesianos, as estruturas binárias que fragmentam o corpo e tentam separá-lo. Dessa forma, CORPODUNCAN intui a simbiose corpo, cultura e ambiente em diálogo com a teoria Corpomídia para compreender essa concepção. É um testemunho sobre como o corpo da referida dançarina provocou uma mudança de paradigmas, atravessou o século e ainda representa um emblema de conquistas e aspirações emancipatórias, constituindo um dos ideais representativos da liberdade feminina, tão necessários na contemporaneidade.
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Tais experiências estabelecem diálogos possíveis com pensadores que dialogam com os pressupostos apresentados nesta pesquisa, tais como Jorge Larrosa, Paulo Freire, Helena Katz, Christine Greiner, Ailton Krenak e Susan Foster contribuem para o entendimento da dança. A natureza expressiva, das linhas Duncan e sua conexão com mente, espírito e movimento, manifestam a criação do termo CORPODUNCAN. Estas trocas contínuas de saberes se opõem aos dualismos cartesianos, as estruturas binárias que fragmentam o corpo e tentam separá-lo. Dessa forma, CORPODUNCAN intui a simbiose corpo, cultura e ambiente em diálogo com a teoria Corpomídia para compreender essa concepção. É um testemunho sobre como o corpo da referida dançarina provocou uma mudança de paradigmas, atravessou o século e ainda representa um emblema de conquistas e aspirações emancipatórias, constituindo um dos ideais representativos da liberdade feminina, tão necessários na contemporaneidade.This study presents the history of the North American dancer Isadora Duncan, a precursor of modern dance. It is a narrative about her origins and the pathways that made possible for her to create a dance style that is connected with the elements of nature, Greek mythology and the Renaissance. The creation of this new way of thinking about dance made it detached from the formal aesthetics of classical ballet and advocated the idea of the solar plexus as the place from which all dance movements come from. Since Isadora’s tour of Brazil in 1916, where she performed in the cities of Rio do Janeiro, São Paulo and in Salvador at Teatro São João, her creative flow has influenced artistic processes and pedagogical actions implemented by the Escola Contemporânea de Dança. These experiences establish possible dialogues with thinkers who also connect with the elements presented in this research, such as Jorge Larossa, Paulo Freire, Helena Katz and Christine Greiner, Ailton Krenak and Susan Foster and contribute to the understanding of dance. The expressive nature of Duncan lines and their connection to mind, spirit and movement manifest the creation of the term CORPODUNCAN. These continuous exchanges of knowledge are opposed to Cartesian dualisms, the binary structures that fragment the body and try to separate it. In this way, CORPODUNCAN intuits the symbiosis of body, culture and environment in dialogue with the “Corpomedia theory” to help understand this concept. It is a testament to how the aforementioned dancer's body caused a change of paradigms, crossed the century and still represents an emblem of emancipatory achievements and aspirations, constituting one of the representative ideals of female freedom, so necessary in these contemporary times.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-04-24T10:27:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Cristiane Pinho da Silva.pdf: 7166814 bytes, checksum: b3bd9ccd2a6a5aefec6c4d0abd4e8e49 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-04-25T10:11:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Cristiane Pinho da Silva.pdf: 7166814 bytes, checksum: b3bd9ccd2a6a5aefec6c4d0abd4e8e49 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-25T10:11:30Z (GMT). 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