O espanhol e a afrolatinidade: “senderos de la diáspora negra”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Ferreira, Deise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31591
Resumo: Este estudo, circunscrito no campo de estudos da Linguística Aplicada, tem por objetivo compreender como o conhecimento sobre afrolatinidade, no ensino de espanhol, pode contribuir para a construção de um novo olhar sobre o tratamento da questão étnico-racial no currículo escolar. A observação dos dados, de natureza etnográfica, ocorreu na prática docente da própria pesquisadora em uma turma do Ensino Médio do Instituto Federal da Bahia Campus Salvador. A metodologia utilizada compreendeu os procedimentos de análise qualitativa dos questionários aplicados, notas de campo e atividades realizadas em sala de aula. Assim, foram ministrados conteúdos e discussões sobre educação das relações étnico-raciais com ênfase no contexto da América Latina negra e o ensino de espanhol. A partir da análise dos dados foram constituídas quatro categorias de análise: As razões para aprender espanhol; A caracterização das identidades locais; A identidade latinoamericana; O conhecimento cultural sobre os povos afro-latinos. Em seguida, foram estabelecidas interrelações com os documentos oficiais brasileiros sobre ensino de espanhol, e com o referencial teórico baseado na perspectiva intercultural da aprendizagem de línguas, e na educação das relações étnico-raciais. Os resultados e as constatações demonstraram que a inclusão de conhecimentos sobre os povos afro-latinos no currículo escolar e as reflexões sobre a relevância desses conteúdos podem ser potenciais estratégias para fortalecer o ensino de espanhol no Brasil, contribuindo para um ensino mais democrático, interdisciplinar e plural.
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spelling Viana Ferreira, DeiseParaquett, MárciaSilva Júnior, Antonio Ferreira daSouza, Ana Lúcia Silva2020-03-09T14:24:23Z2020-03-09T14:24:23Z2020-03-092016-05-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31591Este estudo, circunscrito no campo de estudos da Linguística Aplicada, tem por objetivo compreender como o conhecimento sobre afrolatinidade, no ensino de espanhol, pode contribuir para a construção de um novo olhar sobre o tratamento da questão étnico-racial no currículo escolar. A observação dos dados, de natureza etnográfica, ocorreu na prática docente da própria pesquisadora em uma turma do Ensino Médio do Instituto Federal da Bahia Campus Salvador. A metodologia utilizada compreendeu os procedimentos de análise qualitativa dos questionários aplicados, notas de campo e atividades realizadas em sala de aula. Assim, foram ministrados conteúdos e discussões sobre educação das relações étnico-raciais com ênfase no contexto da América Latina negra e o ensino de espanhol. A partir da análise dos dados foram constituídas quatro categorias de análise: As razões para aprender espanhol; A caracterização das identidades locais; A identidade latinoamericana; O conhecimento cultural sobre os povos afro-latinos. Em seguida, foram estabelecidas interrelações com os documentos oficiais brasileiros sobre ensino de espanhol, e com o referencial teórico baseado na perspectiva intercultural da aprendizagem de línguas, e na educação das relações étnico-raciais. Os resultados e as constatações demonstraram que a inclusão de conhecimentos sobre os povos afro-latinos no currículo escolar e as reflexões sobre a relevância desses conteúdos podem ser potenciais estratégias para fortalecer o ensino de espanhol no Brasil, contribuindo para um ensino mais democrático, interdisciplinar e plural.Este estudio, circunscrito en el campo de los estudios de la Linguística Aplicada, tiene por objetivo comprender como el conocimiento sobre la afrolatinidad, en la enseñanza del español, puede contribuir a la construcción de una nueva mirada para el tratamiento de la cuestión étnico-racial en el currículo escolar. La observación de los datos, de naturaleza etnográfica, se desarrolló en el Instituto Federal de Bahia, en el Campus de Salvador. La metodología utilizada comprendió los procedimientos de análisis cualitativo de los cuestionarios aplicados, notas de campo y actividades realizadas en el aula. De esta manera fueron presentados contenidos y discusiones sobre la educación de las relaciones étnico-raciales con énfasis en el contexto de Latinoamérica negra y la enseñanza del español. A partir de la interpretación de los datos fueron constituidas cuatro categorías de análisis: las razones para aprender español; la caracterización de las identidades locales; la identidad latinoamericana; el conocimiento cultural sobre los pueblos afrolatinos. A partir de eso, fueron establecidas interrelaciones con los documentos oficiales brasileños sobre la enseñanza del español, y con el referencial teórico basado en la perspectiva intercultural del aprendizaje de lenguas, y en la educación de las relaciones étnicoraciales. Los resultados y las constataciones demostraron que la inclusión de conocimientos sobre los pueblos afrolatinos en el currículo escolar, y las reflexiones sobre la relevancia de esos contenidos, pueden ser estrategias potenciales para fortalecer la enseñanza del español en Brasil, contribuyendo para una enseñanza más democrática, interdisciplinaria y pluralThis study based on Applied Linguistics, aims at understanding how knowledge about Afro-Latinity in the teaching of Spanish can contribute to the construction of a new perspective on the treatment of ethnic and racial issue in the school curriculum. The ethnographic data observation was carried out in the researcher's own high school class at the campus of the Federal Institute of Bahia, in Salvador. The qualitative analysis was conducted through questionnaires, field notes and activities featured in the classroom. Thus, contents and discussions were delivered on the education of ethnic-racial relations with an emphasis on the context of Afro Latin America and the teaching of Spanish. Four categories were established from this data analysis. The reason to learn Spanish, The characterization of local identities; The Latin American identity and The cultural knowledge about Afro-Latins. From this, interrelations were established with the theoretical framework based on the Brazilian official documents on the teaching of Spanish, the intercultural perspective of language learning and the education of ethnic-racial relations. The results and the findings have shown that the inclusion of the knowledge about Afro-Latins in the school curriculum and the reflections on the relevance of such content can be potential strategies of not only strengthening but empowering the teaching of Spanish in Brazil by contributing to a more democratic, interdisciplinary and pluralistic teaching.Submitted by DEISE VIANA FERREIRA (deisevianaa@gmail.com) on 2020-03-09T12:33:12Z No. of bitstreams: 1 O Espanhol e a Afrolatinidade_Viana_Deise_2016.compressed.pdf: 1455773 bytes, checksum: e8a6b33040823d78c26294506890697a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T14:24:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O Espanhol e a Afrolatinidade_Viana_Deise_2016.compressed.pdf: 1455773 bytes, checksum: e8a6b33040823d78c26294506890697a (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T14:24:23Z (GMT). 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