Desafios na formação docente para inclusão de surdos no If sertão - PE Campus Salgueiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Patrícia Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29352
Resumo: O presente estudo versa sobre ospresente estudo versa sobre os desafios relacionados àrelacionados à formação docente para iinclusão de surdos no IF Sertão – PE Campus Salgueiro. Com as políticas educacionais e os documentos legais que buscam garantir uma educação para todos, com a desconstrução de alguns pensamentos equivocados sobre as pessoas com deficiência – especificamente, a surdez –este trabalho propõe umpropõe um diálogo que fomenta a reflexão acercados desafios enfrentados no processo de inclusão dos estudantes surdos.. PPartindo das discussões dialógicas e interventivas, defendemosmos uma política de formação continuada ao final deste trabalho direcionada aodirecionada ao ccampus em questão, a qual se estendaem questão, a qual se a aos demais Campus do IF Sertão – PE. Para fundamentar este trabalho, nos baseamos em Miranda (2011), Gatti (2018), Perlin e Strobel (2018), estudos que discutem a cerca da acerca daformação docente na perspectiva inclusiva.. Além disso, disso, realizamosmos uma pesquisa documental a partir da qual foram observadas quais políticas públicas existem para a inclusão dos estudantes surdos e como elas são postas em prática nas instituições de ensino, indo ao encontro aos objetivos específicos deste trabalho. Ademais Ademais, ooptou-se pela metodologia da pesquisa-formação,, a qual foi organizada em forma de oficinas que buscavam formar mais do que coletar dados. No período das oficinas, No período das oficinas, fundamentamo-nos em autores fundamentamo-nos em autores como Gesser (2009) e Karin (2008), entre outros, e algumas leis – como, Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 – para subsidiar as discussões. Após a realização dos encontros, aplicou-se um questionário online para complementar as informações e apoiar a reflexão com o objetivo de perceber perceber o interesse dos docentes no que se refere à participação dos docentes no que se refere à participação emformações continuadas que tenham como foco discussões sobre que tenham como foco discussões sobre temática em questão. Através destes encaminhamentos metodológicos, percebemos que é Através destes encaminhamentos metodolópercebemos que é pertinente o fomento a o fomento a uma política de formação continuada,, tendo em vista a inclusão de estudantes surdos, principalmente pelo fato de e o Campus receber constantemente este público-alvo.
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PPartindo das discussões dialógicas e interventivas, defendemosmos uma política de formação continuada ao final deste trabalho direcionada aodirecionada ao ccampus em questão, a qual se estendaem questão, a qual se a aos demais Campus do IF Sertão – PE. Para fundamentar este trabalho, nos baseamos em Miranda (2011), Gatti (2018), Perlin e Strobel (2018), estudos que discutem a cerca da acerca daformação docente na perspectiva inclusiva.. Além disso, disso, realizamosmos uma pesquisa documental a partir da qual foram observadas quais políticas públicas existem para a inclusão dos estudantes surdos e como elas são postas em prática nas instituições de ensino, indo ao encontro aos objetivos específicos deste trabalho. Ademais Ademais, ooptou-se pela metodologia da pesquisa-formação,, a qual foi organizada em forma de oficinas que buscavam formar mais do que coletar dados. No período das oficinas, No período das oficinas, fundamentamo-nos em autores fundamentamo-nos em autores como Gesser (2009) e Karin (2008), entre outros, e algumas leis – como, Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 – para subsidiar as discussões. Após a realização dos encontros, aplicou-se um questionário online para complementar as informações e apoiar a reflexão com o objetivo de perceber perceber o interesse dos docentes no que se refere à participação dos docentes no que se refere à participação emformações continuadas que tenham como foco discussões sobre que tenham como foco discussões sobre temática em questão. Através destes encaminhamentos metodológicos, percebemos que é Através destes encaminhamentos metodolópercebemos que é pertinente o fomento a o fomento a uma política de formação continuada,, tendo em vista a inclusão de estudantes surdos, principalmente pelo fato de e o Campus receber constantemente este público-alvo.The present study deals with the challenges related to teacher training for the inclusion of deaf people in the Sertão - PE Campus Salgueiro. With educational policies and legal documents that seek to guarantee education for all, with the deconstruction of some misconceptions about people with disabilities and specifically deafness, this work proposes a dialogue that encourages reflection on the challenges faced in the process of inclusion of the students. Starting from the dialogical and interventionary discussions, we propose a policy of continuous formation at the end of this work directed to the campus in question, which extends to the other Campuses of IF Sertão - PE. In order to base this work we are based on Miranda (2011), Gatti (2018), Perlin and Strobel (2018), studies that discuss about the teacher training in the inclusive perspective. In addition, we conducted a documentary research from which we observed which public policies exist for the inclusion of deaf students and how they reflect in the educational institutions meeting the specific objectives of this work. In addition, the methodology of research-training was chosen, which was organized in the form of workshops that sought to form more than collect data. In the period of the workshops, we are based on authors such as Gesser (2009), Karin (2008) among others and some laws - such as Law 10,436 / 2002 and Decree No. 5,626 / 2005 - to subsidize the discussions. After the meetings, an online questionnaire was applied to complement the information and support the reflection with the objective of perceiving the interest of the teachers in what concerns the participation in continuous training that focus on discussions on the subject in question. Through these methodological referrals, we realize that it is possible through the methodology used to perceive that it is necessary, and it is pertinent to foster a policy of continuing education, in view of the inclusion of deaf students, mainly because the Campus is constantly receiving deaf students.Submitted by Maria Patrícia Lourenço Barros (patloucabos@gmail.com) on 2019-04-23T12:30:26Z No. of bitstreams: 1 PI Maria Patrícia Lourenço Barros MPED (1).pdf: 1498700 bytes, checksum: fad14569b4a0c4e683ccefc47af462ea (MD5)Approved for entry into archive by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-04-24T17:06:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PI Maria Patrícia Lourenço Barros MPED (1).pdf: 1498700 bytes, checksum: fad14569b4a0c4e683ccefc47af462ea (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-24T17:06:44Z (GMT). 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