A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jessica Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28096
Resumo: Considerando o fértil cenário da produção cinematográfica, esta tese tem como objeto de estudo os filmes de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho tendo como objetivo principal desenvolver perspectivas estéticas a partir do cinema de destes dois cineastas do ponto de vista da cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de fabular o conceito de “estética cartográfica”. A partir de filmes selecionados de ambos os diretores analisamos como assuas linguagens cinematográfica puderam utilizar-se da metodologia cartográfica, encontrando uma conexão entre ambos os cineastas enquanto suas formas de fazer filme, suas estéticas. Trata-se de um diálogo entre os estudos europeus - pós estruturais, o cinema latino americano e o cinema do oriente médio, tendo como metodologia utilizada a própria cartografia. Nossa tessitura textual não é apenas sobre a cartografia, mas é desde a cartografia exatamente por compreender a complexidade das subjetividades contidas neste movimento. A cartografia aqui se dá como uma maneira de conceber este estudo, em uma postura epistemológica e de vida implicando em uma aposta na experimentação do pensamento, assumindo-o como atitude. Atentamos para os encalços que se dão neste texto compreendendo os afectos e desejos presentes nos filmes analisados, refletindo seus potentes elementos estéticos, para abertura da fabulação do conceito de “estética cartográfica”. Salienta-se a criação de um roteiro para um filme cartográfico, que apesar de não ter sido produzido, buscou sobrevoar um universo cósmico, molecular e infinito de uma comunidade rural, mas em um estado transcendental que tende a desorganizar o universo conhecido. Os elementos tecidos neste estudo nos permite concluir que ambos os diretores aqui analisados são detentores de uma narrativa capaz de tornar os seus filmes, um objeto de um dispositivo de invenção e um potencializador de fabulação. É neste sentido que, afirmamos que o cinema cartográfico é, também uma intervenção que vem a acontecer no plano de forças que o cartógrafo (cineasta) se encontra. Intervir no sentido de fazer uma imersão em um plano de força de modo que, aquele que cartógrafa e a cartografia, se dissolve.
id UFBA-2_5627f9f0d70ebf438031c9dab350bd2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28096
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Andrade, Jessica Gonçalves deAndrade, Jessica Gonçalves deJesus, Djane Santiago deJesus, Djane Santiago deGaleffi, Dante AugustoViana, JoaquimPinheiro, Heloísa Lucia Castelar2018-12-05T17:47:07Z2018-12-05T17:47:07Z2018-12-052018-07-05Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28096Considerando o fértil cenário da produção cinematográfica, esta tese tem como objeto de estudo os filmes de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho tendo como objetivo principal desenvolver perspectivas estéticas a partir do cinema de destes dois cineastas do ponto de vista da cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de fabular o conceito de “estética cartográfica”. A partir de filmes selecionados de ambos os diretores analisamos como assuas linguagens cinematográfica puderam utilizar-se da metodologia cartográfica, encontrando uma conexão entre ambos os cineastas enquanto suas formas de fazer filme, suas estéticas. Trata-se de um diálogo entre os estudos europeus - pós estruturais, o cinema latino americano e o cinema do oriente médio, tendo como metodologia utilizada a própria cartografia. Nossa tessitura textual não é apenas sobre a cartografia, mas é desde a cartografia exatamente por compreender a complexidade das subjetividades contidas neste movimento. A cartografia aqui se dá como uma maneira de conceber este estudo, em uma postura epistemológica e de vida implicando em uma aposta na experimentação do pensamento, assumindo-o como atitude. Atentamos para os encalços que se dão neste texto compreendendo os afectos e desejos presentes nos filmes analisados, refletindo seus potentes elementos estéticos, para abertura da fabulação do conceito de “estética cartográfica”. Salienta-se a criação de um roteiro para um filme cartográfico, que apesar de não ter sido produzido, buscou sobrevoar um universo cósmico, molecular e infinito de uma comunidade rural, mas em um estado transcendental que tende a desorganizar o universo conhecido. Os elementos tecidos neste estudo nos permite concluir que ambos os diretores aqui analisados são detentores de uma narrativa capaz de tornar os seus filmes, um objeto de um dispositivo de invenção e um potencializador de fabulação. É neste sentido que, afirmamos que o cinema cartográfico é, também uma intervenção que vem a acontecer no plano de forças que o cartógrafo (cineasta) se encontra. Intervir no sentido de fazer uma imersão em um plano de força de modo que, aquele que cartógrafa e a cartografia, se dissolve.ABSTRACT Considering the fertile scenario of cinematographic productions, this dissertation aims to study the movies of Abbas Kiarostami and Eduardo Coutinho with the main objective to develop aesthetic perspectives from the cinema of these two filmmakers through the looks of cartography proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in order to elaborate the concept of "cartographic aesthetics". From selected films of both directors we analyzed how their cinematographic languages could use silk-mapping methodology, finding a connection between both filmmakers at the same time as we analyzed their ways of making film, their aesthetics. It is a dialogue between European studies - post structural, Latin American cinema and Middle Eastern cinema, using cartography as a methodology. Our textural texture is not only about cartography, but it is from cartography precisely because it understands the complexity of the subjectivities contained in this movement. Cartography is given as a way of conceiving this study in an epistemological and life posture implying in betting the experimentation of the thought, assuming it like attitude. We look for the strides that occur in this text understanding the affections and desires present in the analyzed films, reflecting its powerful aesthetic elements, to open the fable of the concept of "cartographic aesthetics". It is emphasized the creation of a script for a cartographic film, that although it was not produced, sought to fly over a cosmic, molecular and infinite universe of a rural community, but in a transcendental state that tends to disorganize the known universe. The elements analyzed in this study allows us to conclude that both directors analyzed here are holders of a narrative capable of making their films an object of an invention device and a potentiator of a fable. It is in this sense that we affirm that the cartographic cinema is also an intervention that comes to happen in the plane of forces that the cartographer (filmmaker) finds. Intervening in the sense of make an immersion in a plane of force so that the one that maps and the cartography dissolve.Submitted by Jessica Andrade (jessicagandrade@gmail.com) on 2018-12-05T13:53:36Z No. of bitstreams: 1 TESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdf: 1407339 bytes, checksum: f313862b89c6cff790782562e30402c8 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2018-12-05T17:47:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdf: 1407339 bytes, checksum: f313862b89c6cff790782562e30402c8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-05T17:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdf: 1407339 bytes, checksum: f313862b89c6cff790782562e30402c8 (MD5)CapesEducaçãoInterdisciplinarCinemaCinemaCartografiaEstéticaCriatividadeDifusão do ConhecimentoCartographyAestheticCreativityDiffusion of KnowledgeA cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoDoutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.UFBA/Facedbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdfTESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdfapplication/pdf1407339https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/1/TESE_%20DMMDC_A%20cartografia%20no%20cinema_Andrade_Jessica.pdff313862b89c6cff790782562e30402c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdf.txtTESE_ DMMDC_A cartografia no cinema_Andrade_Jessica.pdf.txtExtracted texttext/plain293835https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/3/TESE_%20DMMDC_A%20cartografia%20no%20cinema_Andrade_Jessica.pdf.txt047cd3b2d36e7e587ecbc3392ce27138MD53ri/280962022-07-08 14:05:50.945oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-08T17:05:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
title A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
spellingShingle A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
Andrade, Jessica Gonçalves de
Educação
Interdisciplinar
Cinema
Cinema
Cartografia
Estética
Criatividade
Difusão do Conhecimento
Cartography
Aesthetic
Creativity
Diffusion of Knowledge
title_short A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
title_full A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
title_fullStr A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
title_full_unstemmed A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
title_sort A cartografia no cinema de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho: estéticas de um cinema cartográfico
author Andrade, Jessica Gonçalves de
author_facet Andrade, Jessica Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jessica Gonçalves de
Andrade, Jessica Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Djane Santiago de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jesus, Djane Santiago de
Galeffi, Dante Augusto
Viana, Joaquim
Pinheiro, Heloísa Lucia Castelar
contributor_str_mv Jesus, Djane Santiago de
Jesus, Djane Santiago de
Galeffi, Dante Augusto
Viana, Joaquim
Pinheiro, Heloísa Lucia Castelar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
Interdisciplinar
Cinema
topic Educação
Interdisciplinar
Cinema
Cinema
Cartografia
Estética
Criatividade
Difusão do Conhecimento
Cartography
Aesthetic
Creativity
Diffusion of Knowledge
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cartografia
Estética
Criatividade
Difusão do Conhecimento
Cartography
Aesthetic
Creativity
Diffusion of Knowledge
description Considerando o fértil cenário da produção cinematográfica, esta tese tem como objeto de estudo os filmes de Abbas Kiarostami e Eduardo Coutinho tendo como objetivo principal desenvolver perspectivas estéticas a partir do cinema de destes dois cineastas do ponto de vista da cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de fabular o conceito de “estética cartográfica”. A partir de filmes selecionados de ambos os diretores analisamos como assuas linguagens cinematográfica puderam utilizar-se da metodologia cartográfica, encontrando uma conexão entre ambos os cineastas enquanto suas formas de fazer filme, suas estéticas. Trata-se de um diálogo entre os estudos europeus - pós estruturais, o cinema latino americano e o cinema do oriente médio, tendo como metodologia utilizada a própria cartografia. Nossa tessitura textual não é apenas sobre a cartografia, mas é desde a cartografia exatamente por compreender a complexidade das subjetividades contidas neste movimento. A cartografia aqui se dá como uma maneira de conceber este estudo, em uma postura epistemológica e de vida implicando em uma aposta na experimentação do pensamento, assumindo-o como atitude. Atentamos para os encalços que se dão neste texto compreendendo os afectos e desejos presentes nos filmes analisados, refletindo seus potentes elementos estéticos, para abertura da fabulação do conceito de “estética cartográfica”. Salienta-se a criação de um roteiro para um filme cartográfico, que apesar de não ter sido produzido, buscou sobrevoar um universo cósmico, molecular e infinito de uma comunidade rural, mas em um estado transcendental que tende a desorganizar o universo conhecido. Os elementos tecidos neste estudo nos permite concluir que ambos os diretores aqui analisados são detentores de uma narrativa capaz de tornar os seus filmes, um objeto de um dispositivo de invenção e um potencializador de fabulação. É neste sentido que, afirmamos que o cinema cartográfico é, também uma intervenção que vem a acontecer no plano de forças que o cartógrafo (cineasta) se encontra. Intervir no sentido de fazer uma imersão em um plano de força de modo que, aquele que cartógrafa e a cartografia, se dissolve.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T17:47:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-05T17:47:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28096
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA/Faced
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/1/TESE_%20DMMDC_A%20cartografia%20no%20cinema_Andrade_Jessica.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28096/3/TESE_%20DMMDC_A%20cartografia%20no%20cinema_Andrade_Jessica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f313862b89c6cff790782562e30402c8
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
047cd3b2d36e7e587ecbc3392ce27138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459579844984832