Para onde você vai: um estudo sobre circulação de informações no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juliana Marinho de Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34534
Resumo: A pesquisa se debruça no estudo de quais fontes de informação foram mais utilizadas no Twitter no período de uma semana que tem como marco central o anúncio feito pelo governador de São Paulo, João Doria, a respeito do início da imunização da população do estado com a vacina CoronaVac, fruto da parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A análise é feita em cima dos posts que têm no corpo do texto os termos vacina, vacinação, dose ou CoronaVac e possuem links (URLs) externos. Selecionamos as publicações com links que tiveram um mínimo de 100 aparições, resultando num corpus de 474 tweets. As URLs foram classificadas em cinco categorias: mídia tradicional; mídia alternativa; mídias sociais; organizações; e outros. Também discutimos neste trabalho a integração entre diferentes “social media” e por isso aprofundamos nossa investigação nos links que levam ao YouTube. Nesta segunda camada do estudo, adicionamos outra classificação: a de indivíduos. Os resultados apontam a prevalência dos sites de mídia tradicional na análise geral e a predominância de indivíduos nos links que levam ao YouTube, apesar da maior parte das URLs que levam à mídias sociais direcionarem ao Twitter. Também encontramos relação entre links de nossa amostra e os sites apontados como suspeitos na CPI das Fake News, além de vínculo entre estes e financiamento através de publicidade pelo Governo Federal. Nossa pesquisa busca compreender de que forma as fontes de informação se integram no ambiente digital e quais são as mais recorrentes no fluxo entre plataformas. Entendemos que o que é lido e repassado como fonte confiável muda a forma como os eventos são interpretados e, portanto, influenciam na tomada de decisão dos cidadãos.
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Também discutimos neste trabalho a integração entre diferentes “social media” e por isso aprofundamos nossa investigação nos links que levam ao YouTube. Nesta segunda camada do estudo, adicionamos outra classificação: a de indivíduos. Os resultados apontam a prevalência dos sites de mídia tradicional na análise geral e a predominância de indivíduos nos links que levam ao YouTube, apesar da maior parte das URLs que levam à mídias sociais direcionarem ao Twitter. Também encontramos relação entre links de nossa amostra e os sites apontados como suspeitos na CPI das Fake News, além de vínculo entre estes e financiamento através de publicidade pelo Governo Federal. Nossa pesquisa busca compreender de que forma as fontes de informação se integram no ambiente digital e quais são as mais recorrentes no fluxo entre plataformas. 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