Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulcão, Menderson Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33325
Resumo: Esta dissertação procurou analisar o acervo dos relicários da Catedral Basílica de Salvador, são 30 bustos-relicários depositados em dois altares laterais da nave da igreja. Através da pesquisa histórica, iconográfica e iconológica foi possível correlacionar as principais hipóteses para a identificação dos bustos-relicários e sua associação a produção escultórica no contexto das reformas católica e protestante desde o século XVI, e seus desdobramentos na idade moderna. Alguns aspectos da metodologia, à guisa de exemplificação, podem ser citados, como o uso de procedimentos, desde a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a sistematização das informações, levantamento fotográfico e a análise do acervo dos bustos-relicários que estavam sob a guarda do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. O presente estudo se constituiu em uma tentativa de compreendermos o acervo, a Igreja e o Museu a partir do levantamento da documentação, da análise das determinações tridentinas da Igreja Católica, com ênfase no correlacionamento das imagens com os cânones cristãos e o culto às relíquias. Elucidou-se a história da Igreja Cristã no Brasil, a presença jesuítica, a produção de esculturas policromadas, o culto às relíquias, a devoção aos santos e santas mártires e a propagação das representações sobre a fé cristã na história social da cidade do Salvador. Debateu-se sobre a curadoria da coleção de bustos-relicários dos Jesuítas, através da pesquisa documental, vislumbrou-se o processo de documentação, da pesquisa e a comunicação do acervo de relicários no Museu de Arte Sacra. A construção do discurso museológico e a mediação da coleção perpassa pela orientação advinda da pesquisa curatorial, o acervo é composto de 30 esculturas policromadas. A exposição dos Relicários Beneditinos e Jesuítas na Sala de Exposição Frei Agostinho da Piedade revela uma intencionalidade do museu ao alocar as duas coleções no mesmo local. Discutiu-se o processo de identificação dos bustos-relicários e o desdobramento da não identificação dos santos e santas representados nas esculturas, deste modo, intentando identificar o programa iconográfico-iconológico da Companhia de Jesus através da documentação e o correlacionamento desta coleção no Museu de Arte Sacra com outras coleções de bustos-relicários oriundos de outros colégios. Analisou-se a coleção em sua inteireza e os desdobramentos de suas características, desde a percepção das esculturas em sua cultura material atrelada a história, a arte e arqueologia, até os relicários e suas formas no decorrer da história, até a produção de bustos-relicários como receptáculos de hierofanias que contemplam a demanda da igreja, que institui a arte sacra pelo programa e mecenato religioso e a atuação do artista na feitura de obras religiosas sacras. Esta dissertação se concebeu a partir do entendimento da imagem como documento histórico e da sua potencialidade para a extroversão dos sentidos e significados pelo acervo e para a fruição dos públicos nos ambientes que esses relicários foram expostos.
id UFBA-2_56711da250e140fa898a6aa9e5fdba89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33325
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bulcão, Menderson CorreiaBulcão, Menderson CorreiaDuarte, Ana Helena da Silva DelfinoSilva, Cláudia Maria França daOliveira, José Cláudio Alves deSantiago, Fernanda Guimarães SantiagoTeixeira, Maria das Graças de Souza2021-04-29T16:52:26Z2021-04-29T16:52:26Z2021-04-292020-12-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33325Esta dissertação procurou analisar o acervo dos relicários da Catedral Basílica de Salvador, são 30 bustos-relicários depositados em dois altares laterais da nave da igreja. Através da pesquisa histórica, iconográfica e iconológica foi possível correlacionar as principais hipóteses para a identificação dos bustos-relicários e sua associação a produção escultórica no contexto das reformas católica e protestante desde o século XVI, e seus desdobramentos na idade moderna. Alguns aspectos da metodologia, à guisa de exemplificação, podem ser citados, como o uso de procedimentos, desde a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a sistematização das informações, levantamento fotográfico e a análise do acervo dos bustos-relicários que estavam sob a guarda do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. O presente estudo se constituiu em uma tentativa de compreendermos o acervo, a Igreja e o Museu a partir do levantamento da documentação, da análise das determinações tridentinas da Igreja Católica, com ênfase no correlacionamento das imagens com os cânones cristãos e o culto às relíquias. Elucidou-se a história da Igreja Cristã no Brasil, a presença jesuítica, a produção de esculturas policromadas, o culto às relíquias, a devoção aos santos e santas mártires e a propagação das representações sobre a fé cristã na história social da cidade do Salvador. Debateu-se sobre a curadoria da coleção de bustos-relicários dos Jesuítas, através da pesquisa documental, vislumbrou-se o processo de documentação, da pesquisa e a comunicação do acervo de relicários no Museu de Arte Sacra. A construção do discurso museológico e a mediação da coleção perpassa pela orientação advinda da pesquisa curatorial, o acervo é composto de 30 esculturas policromadas. A exposição dos Relicários Beneditinos e Jesuítas na Sala de Exposição Frei Agostinho da Piedade revela uma intencionalidade do museu ao alocar as duas coleções no mesmo local. Discutiu-se o processo de identificação dos bustos-relicários e o desdobramento da não identificação dos santos e santas representados nas esculturas, deste modo, intentando identificar o programa iconográfico-iconológico da Companhia de Jesus através da documentação e o correlacionamento desta coleção no Museu de Arte Sacra com outras coleções de bustos-relicários oriundos de outros colégios. Analisou-se a coleção em sua inteireza e os desdobramentos de suas características, desde a percepção das esculturas em sua cultura material atrelada a história, a arte e arqueologia, até os relicários e suas formas no decorrer da história, até a produção de bustos-relicários como receptáculos de hierofanias que contemplam a demanda da igreja, que institui a arte sacra pelo programa e mecenato religioso e a atuação do artista na feitura de obras religiosas sacras. Esta dissertação se concebeu a partir do entendimento da imagem como documento histórico e da sua potencialidade para a extroversão dos sentidos e significados pelo acervo e para a fruição dos públicos nos ambientes que esses relicários foram expostos.This dissertation sought to analyze the collection of reliquaries of the Cathedral Basilica of Salvador, 30 busts-reliquaries allocated on two side altars of the nave of the church. Through historical, iconographic, and iconological research it was possible to correlate the main hypotheses for the identification of busts-reliquaries and their association with sculptural production in the context of the Catholic and Protestant reforms since the 16th century and its developments in the modern age. Some aspects of the methodology, by way of example, can be mentioned, such as the use of procedures, from bibliographic research, documentary research and the systematization of information, photographic survey and analysis of the collection of shrines that were under the custody of the Museum of Sacred Art at the Universidade Federal da Bahia. The present study constituted an attempt to understand the collection, the Church, and the Museum from the survey of the documentation, from the analysis of the Tridentine determinations of the Catholic Church, with emphasis on the correlation of the images with the Christian canons and the cult of the relics. The history of the Christian church in Brazil, the Jesuit presence, the production of polychrome sculptures, the cult of relics, devotion to saints and holy martyrs, and the spread of representations about the Christian faith in the social history of the city of Salvador were elucidated. Debating on the curation of the Jesuit busts-reliquary collection, through documentary research, the documentation process, research, and communication of the collection of reliquaries at the Museum of Sacred Art were glimpsed. The construction of the museological discourse and the mediation of the collection is guided by curatorial research, and the collection consists of 30 polychrome sculptures. The exhibition of the Benedictine and Jesuit Reliquaries in the Frei Agostinho da Piedade Exhibition Hall reveals the museum's intentions to allocate the two collections in the same place. The process of identifying the busts-reliquaries and the unfolding of the non-identification of the saints represented in the sculptures were discussed, thus trying to identify the iconographiciconological program of the Society of Jesus through the documentation and correlation of this collection in the Museum of Sacred Art with other collections of busts-reliquaries from other schools. The collection was analyzed in its entirety and the unfolding of its characteristics, from the perception of sculptures in its material culture, linked to history, art and archeology, to reliquaries and their forms throughout history, to the production of busts- reliquaries as receptacles of hierophanies that contemplate the demand of the church, which institutes sacred art through religious program and patronage and the artist's performance in the making of religious works. This dissertation was conceived from the understanding of the image as a historical document and its potential for the extroversion of senses and meanings by the collection and for the enjoyment of audiences in the environments to which these reliquaries were exposedSubmitted by Menderson Bulcão (menderson1@gmail.com) on 2021-04-02T00:19:08Z No. of bitstreams: 1 1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf: 8536438 bytes, checksum: cb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9d (MD5)Rejected by Leonara Santos (leonaras@ufba.br), reason: Prezado, estamos rejeitando este trabalho por já estar depositado no Repositório. on 2021-04-13T18:21:57Z (GMT)Rejected by Leonara Santos (leonaras@ufba.br), reason: Prezado, estamos rejeitando este trabalho por já estar depositado no Repositório. on 2021-04-13T18:21:53Z (GMT)Submitted by Menderson Bulcão (menderson1@gmail.com) on 2021-04-14T00:41:33Z No. of bitstreams: 1 1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf: 8536438 bytes, checksum: cb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9d (MD5)Approved for entry into archive by Leonara Santos (leonaras@ufba.br) on 2021-04-29T16:52:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf: 8536438 bytes, checksum: cb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9d (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-29T16:52:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf: 8536438 bytes, checksum: cb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9d (MD5)AcervoBustos-relicáriosMusealizaçãoMuseuPatrimonializaçãoOs Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasMuseologiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdfapplication/pdf8536438https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/1/1617321589277_1617321580583_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Menderson%20Bulc%c3%a3o%20_VERSAO%20FINAL_CORRIGIDA.pdfcb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXT1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf.txt1617321589277_1617321580583_Dissertação Menderson Bulcão _VERSAO FINAL_CORRIGIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain488749https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/3/1617321589277_1617321580583_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Menderson%20Bulc%c3%a3o%20_VERSAO%20FINAL_CORRIGIDA.pdf.txt749a7629dbdc92f77527f95fab66c828MD53ri/333252022-07-05 14:03:45.793oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
title Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
spellingShingle Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
Bulcão, Menderson Correia
Acervo
Bustos-relicários
Musealização
Museu
Patrimonialização
title_short Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
title_full Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
title_fullStr Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
title_full_unstemmed Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
title_sort Os Bustos-relicários da igreja do antigo Colégio dos Jesuítas na Bahia: o potencial museológico comunicacional das imagens de arte sacra
author Bulcão, Menderson Correia
author_facet Bulcão, Menderson Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulcão, Menderson Correia
Bulcão, Menderson Correia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Cláudia Maria França da
Oliveira, José Cláudio Alves de
Santiago, Fernanda Guimarães Santiago
Teixeira, Maria das Graças de Souza
contributor_str_mv Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
Silva, Cláudia Maria França da
Oliveira, José Cláudio Alves de
Santiago, Fernanda Guimarães Santiago
Teixeira, Maria das Graças de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Acervo
Bustos-relicários
Musealização
Museu
Patrimonialização
topic Acervo
Bustos-relicários
Musealização
Museu
Patrimonialização
description Esta dissertação procurou analisar o acervo dos relicários da Catedral Basílica de Salvador, são 30 bustos-relicários depositados em dois altares laterais da nave da igreja. Através da pesquisa histórica, iconográfica e iconológica foi possível correlacionar as principais hipóteses para a identificação dos bustos-relicários e sua associação a produção escultórica no contexto das reformas católica e protestante desde o século XVI, e seus desdobramentos na idade moderna. Alguns aspectos da metodologia, à guisa de exemplificação, podem ser citados, como o uso de procedimentos, desde a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a sistematização das informações, levantamento fotográfico e a análise do acervo dos bustos-relicários que estavam sob a guarda do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. O presente estudo se constituiu em uma tentativa de compreendermos o acervo, a Igreja e o Museu a partir do levantamento da documentação, da análise das determinações tridentinas da Igreja Católica, com ênfase no correlacionamento das imagens com os cânones cristãos e o culto às relíquias. Elucidou-se a história da Igreja Cristã no Brasil, a presença jesuítica, a produção de esculturas policromadas, o culto às relíquias, a devoção aos santos e santas mártires e a propagação das representações sobre a fé cristã na história social da cidade do Salvador. Debateu-se sobre a curadoria da coleção de bustos-relicários dos Jesuítas, através da pesquisa documental, vislumbrou-se o processo de documentação, da pesquisa e a comunicação do acervo de relicários no Museu de Arte Sacra. A construção do discurso museológico e a mediação da coleção perpassa pela orientação advinda da pesquisa curatorial, o acervo é composto de 30 esculturas policromadas. A exposição dos Relicários Beneditinos e Jesuítas na Sala de Exposição Frei Agostinho da Piedade revela uma intencionalidade do museu ao alocar as duas coleções no mesmo local. Discutiu-se o processo de identificação dos bustos-relicários e o desdobramento da não identificação dos santos e santas representados nas esculturas, deste modo, intentando identificar o programa iconográfico-iconológico da Companhia de Jesus através da documentação e o correlacionamento desta coleção no Museu de Arte Sacra com outras coleções de bustos-relicários oriundos de outros colégios. Analisou-se a coleção em sua inteireza e os desdobramentos de suas características, desde a percepção das esculturas em sua cultura material atrelada a história, a arte e arqueologia, até os relicários e suas formas no decorrer da história, até a produção de bustos-relicários como receptáculos de hierofanias que contemplam a demanda da igreja, que institui a arte sacra pelo programa e mecenato religioso e a atuação do artista na feitura de obras religiosas sacras. Esta dissertação se concebeu a partir do entendimento da imagem como documento histórico e da sua potencialidade para a extroversão dos sentidos e significados pelo acervo e para a fruição dos públicos nos ambientes que esses relicários foram expostos.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-29T16:52:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-29T16:52:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33325
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.publisher.program.fl_str_mv Museologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/1/1617321589277_1617321580583_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Menderson%20Bulc%c3%a3o%20_VERSAO%20FINAL_CORRIGIDA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33325/3/1617321589277_1617321580583_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Menderson%20Bulc%c3%a3o%20_VERSAO%20FINAL_CORRIGIDA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb5ae1c9432ec786d015d5efb39c9c9d
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
749a7629dbdc92f77527f95fab66c828
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502722451570688