Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Célida Salume
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7143
Resumo: Este trabalho discute a função da materialidade para o processo de criação teatral desenvolvido no cenário da escola pública. Como ponto de partida das reflexões, duas experiências de ensino de teatro realizadas no contexto curricular com alunos do ensino fundamental, na cidade de Salvador, objeto de minha pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Nesse contexto, foi identificada a Fome de imagens, de afeto, de visibilidade, de descoberta e de materialidade. Trabalhar com uma presença ativa, com elementos concretos, mobiliza os alunos, ajudando-os a reagir às experiências instauradas. É dessa fricção entre o atuante e a materialidade oferecida nas aulas de teatro que surge o processo criativo.
id UFBA-2_573bb7bdc42ee668195ccb51dd5e434b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/7143
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mendonça, Célida SalumeMendonça, Célida Salume2012-11-08T00:55:35Z2012-11-08T00:55:35Z20101982-3657http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7143Este trabalho discute a função da materialidade para o processo de criação teatral desenvolvido no cenário da escola pública. Como ponto de partida das reflexões, duas experiências de ensino de teatro realizadas no contexto curricular com alunos do ensino fundamental, na cidade de Salvador, objeto de minha pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Nesse contexto, foi identificada a Fome de imagens, de afeto, de visibilidade, de descoberta e de materialidade. Trabalhar com uma presença ativa, com elementos concretos, mobiliza os alunos, ajudando-os a reagir às experiências instauradas. É dessa fricção entre o atuante e a materialidade oferecida nas aulas de teatro que surge o processo criativo.Submitted by Celida Mendonça (celidasm@gmail.com) on 2012-11-08T00:55:35Z No. of bitstreams: 1 Sobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdf: 316101 bytes, checksum: 5d7400efce9fe063e79a677ec3a81836 (MD5)Made available in DSpace on 2012-11-08T00:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdf: 316101 bytes, checksum: 5d7400efce9fe063e79a677ec3a81836 (MD5)Aracaju/SE/ IV Colóquio Internacional EDUCOMhttp://www.educonufs.com.br/reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAmaterialidadeensino de teatroprocesso criativoSobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdfSobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdfapplication/pdf316101https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/1/Sobre%20importancias%20saboreando%20materialidades%20processo%20cria%c3%a7%c3%a3o%20cenica.pdf5d7400efce9fe063e79a677ec3a81836MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1809https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/2/license.txt8bb3e3eb871f5854a9ec419f68651b60MD52TEXTSobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdf.txtSobre importancias saboreando materialidades processo criação cenica.pdf.txtExtracted texttext/plain22819https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/3/Sobre%20importancias%20saboreando%20materialidades%20processo%20cria%c3%a7%c3%a3o%20cenica.pdf.txte1c731b1e3eb844d98d74fbcc9220beeMD53ri/71432022-10-21 22:43:11.311oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-10-22T01:43:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
title Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
spellingShingle Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
Mendonça, Célida Salume
materialidade
ensino de teatro
processo criativo
title_short Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
title_full Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
title_fullStr Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
title_full_unstemmed Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
title_sort Sobre importâncias: saboreando materialidades no processo de criação cênica
author Mendonça, Célida Salume
author_facet Mendonça, Célida Salume
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Célida Salume
Mendonça, Célida Salume
dc.subject.por.fl_str_mv materialidade
ensino de teatro
processo criativo
topic materialidade
ensino de teatro
processo criativo
description Este trabalho discute a função da materialidade para o processo de criação teatral desenvolvido no cenário da escola pública. Como ponto de partida das reflexões, duas experiências de ensino de teatro realizadas no contexto curricular com alunos do ensino fundamental, na cidade de Salvador, objeto de minha pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Nesse contexto, foi identificada a Fome de imagens, de afeto, de visibilidade, de descoberta e de materialidade. Trabalhar com uma presença ativa, com elementos concretos, mobiliza os alunos, ajudando-os a reagir às experiências instauradas. É dessa fricção entre o atuante e a materialidade oferecida nas aulas de teatro que surge o processo criativo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T00:55:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-08T00:55:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7143
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-3657
identifier_str_mv 1982-3657
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.educonufs.com.br/
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/1/Sobre%20importancias%20saboreando%20materialidades%20processo%20cria%c3%a7%c3%a3o%20cenica.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7143/3/Sobre%20importancias%20saboreando%20materialidades%20processo%20cria%c3%a7%c3%a3o%20cenica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d7400efce9fe063e79a677ec3a81836
8bb3e3eb871f5854a9ec419f68651b60
e1c731b1e3eb844d98d74fbcc9220bee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502456756043776