Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15277 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é estimar geração de viagens por transporte coletivo (TCO) em coordenadas conhecidas e desconhecidas. A ferramenta de análise espacial de dados utilizada é a Geoestatística (Krigagem Ordinária e Krigagem com Deriva externa). Os dados utilizados foram: a Pesquisa Origem- Destino (OD/1995), realizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e dados de população e renda do último censo demográfico (IBGE, 2010), compatibilizados com as Macrozonas de tráfego (MZs). Foram utilizados dois diferentes tipos de amostragem para cada banco de dados (1995 e 2010): dados agregados,representados pelos centróides das MZs e dados obtidos através de uma malha regular, também associados aos centróides das células da malha. Assim, foram estimadas, em coordenadas conhecidas e desconhecidas, a geração de viagens por TCO, População e Empregos. Foram obtidos mapas de interpolação a partir das diferentes análises para estas variáveis. Observou-se que tanto população quanto a produção de viagens por TCO apresentam um padrão espacial crescente em direção ao Subúrbio Ferroviário da cidade. Já a atração de viagens e empregos não possuem continuidade espacial aparente, apresentando valores mais elevados apenas na região central de Salvador. Para a amostragem por centróides das MZs a validação dos resultados iniciais foi satisfatória, apresentando baixos valores de média de erros e variância dos erros. No entanto, houve baixa correlação entre os dados observados e estimados para ambas variáveis. Já para os dados analisados através da amostragem sistemática artificial, a correlação entre estes dados apresentou melhores resultados que a amostragem agregada por MZs. A análise através da krigagem com deriva externa gerou ainda melhores resultados. Além disso, foi possível prever variáveis de produção de viagens por TCO através de dados censitários populacionais. Este trabalho é uma etapa incipiente que busca melhorias de estimativas provenientes de modelagem geoestatística aplicada à análise de demanda por transportes. |
id |
UFBA-2_585879dbd3360cc69b1fa20591e9aef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/15277 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rocha, Samille SantosRocha, Samille SantosPitombo, Cira SouzaSalgueiro, Ana RitaPinto, Marília DantasDelgado, Juan Pedro MorenoSilva, Antonio Nelson Rodrigues da2014-07-24T18:24:04Z2014-07-24T18:24:04Z2014-07-242014-06-04http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15277O objetivo principal deste trabalho é estimar geração de viagens por transporte coletivo (TCO) em coordenadas conhecidas e desconhecidas. A ferramenta de análise espacial de dados utilizada é a Geoestatística (Krigagem Ordinária e Krigagem com Deriva externa). Os dados utilizados foram: a Pesquisa Origem- Destino (OD/1995), realizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e dados de população e renda do último censo demográfico (IBGE, 2010), compatibilizados com as Macrozonas de tráfego (MZs). Foram utilizados dois diferentes tipos de amostragem para cada banco de dados (1995 e 2010): dados agregados,representados pelos centróides das MZs e dados obtidos através de uma malha regular, também associados aos centróides das células da malha. Assim, foram estimadas, em coordenadas conhecidas e desconhecidas, a geração de viagens por TCO, População e Empregos. Foram obtidos mapas de interpolação a partir das diferentes análises para estas variáveis. Observou-se que tanto população quanto a produção de viagens por TCO apresentam um padrão espacial crescente em direção ao Subúrbio Ferroviário da cidade. Já a atração de viagens e empregos não possuem continuidade espacial aparente, apresentando valores mais elevados apenas na região central de Salvador. Para a amostragem por centróides das MZs a validação dos resultados iniciais foi satisfatória, apresentando baixos valores de média de erros e variância dos erros. No entanto, houve baixa correlação entre os dados observados e estimados para ambas variáveis. Já para os dados analisados através da amostragem sistemática artificial, a correlação entre estes dados apresentou melhores resultados que a amostragem agregada por MZs. A análise através da krigagem com deriva externa gerou ainda melhores resultados. Além disso, foi possível prever variáveis de produção de viagens por TCO através de dados censitários populacionais. Este trabalho é uma etapa incipiente que busca melhorias de estimativas provenientes de modelagem geoestatística aplicada à análise de demanda por transportes.The main objective of this work is to estimate trips generation by public transportation in known and unknown coordinates. The spatial data analysis tool used is Geostatistics (Ordinary Kriging and Kriging with external drift). The data used were: the Origin-Destination Survey (OD/1995) realized in the Salvador Metropolitan Area (SMA) and population and income data from the last census (IBGE, 2010), matched with traffic Macrozones (ZMs). Two different types of sampling were used for each database (1995 and 2010): aggregated data, represented by the centroid of ZMs and data obtained through a regular grid, also associated with the centroid of the cells. So, the trip generation by public transportation, population, and employment were estimated to known and unknown coordinates. Interpolated maps were obtained from the different analyses for these variables. It was observed that both population and trip production by public transportation present an increased spatial pattern towards the railroad suburb of the city. Already the trip attraction and employment do not have an apparent spatial continuity, with higher values only in the central region of Salvador. For the sample of centroid of ZMs the initial validation of results was satisfactory, presenting low values of average of errors and variance of errors. However, there was a low correlation between the observed and estimated data for both variables. As for the data analyzed through artificial systematic sampling, the correlation between these data demonstrated better results than the sample of aggregate data by ZMs. The analysis through kriging with external drift generated still better results. Moreover, it was possible to predict variables of trip production by public transportation through population census data. This work is an incipient stage that seeks improvements of estimates by geostatistical modeling applied for transportation demand analysis.Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2014-07-24T18:23:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Samille_Final.pdf: 7289725 bytes, checksum: 080438d6fd775727fdbede3479b55fc9 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2014-07-24T18:24:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Samille_Final.pdf: 7289725 bytes, checksum: 080438d6fd775727fdbede3479b55fc9 (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-24T18:24:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Samille_Final.pdf: 7289725 bytes, checksum: 080438d6fd775727fdbede3479b55fc9 (MD5)Transporte coletivoGeoestatísticaViagensAnálise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da Bahia. Escola PolitécnicaEngenharia Ambiental UrbanaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_Samille_Final.pdfDissertação_Samille_Final.pdfapplication/pdf7289725https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Samille_Final.pdf080438d6fd775727fdbede3479b55fc9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTDissertação_Samille_Final.pdf.txtDissertação_Samille_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain226378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Samille_Final.pdf.txt3fc6cdfd860b58aeb07698b00ebcb5d2MD53ri/152772022-07-05 14:04:03.889oai:repositorio.ufba.br:ri/15277VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIAplc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD9yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSAKbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgYz9waWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXQ/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4gCkVzc2VzIHRlcm1vcywgbj9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIApjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpPz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EgCmVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/cmlvCnBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/P28gY2llbnQ/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sP3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwP3NpdG9zIApjb21wdWxzP3Jpb3MgbmVzc2UgcmVwb3NpdD9yaW8gbWFudD9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudD9tIGFjZXNzbyBpcnJlc3RyaXRvIAphbyBtZXRhZGFkb3MgZSB0ZXh0byBjb21wbGV0by4gQXNzaW0sIGEgYWNlaXRhPz9vIGRlc3NlIHRlcm1vIG4/byBuZWNlc3NpdGEgZGUgY29uc2VudGltZW50bwogcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
title |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
spellingShingle |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística Rocha, Samille Santos Transporte coletivo Geoestatística Viagens |
title_short |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
title_full |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
title_fullStr |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
title_full_unstemmed |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
title_sort |
Análise de geração de viagens urbanas por transporte coletivo através de técnicas de geoestatística |
author |
Rocha, Samille Santos |
author_facet |
Rocha, Samille Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Samille Santos Rocha, Samille Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pitombo, Cira Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Salgueiro, Ana Rita |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pinto, Marília Dantas Delgado, Juan Pedro Moreno Silva, Antonio Nelson Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Pitombo, Cira Souza Salgueiro, Ana Rita Pinto, Marília Dantas Delgado, Juan Pedro Moreno Silva, Antonio Nelson Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte coletivo Geoestatística Viagens |
topic |
Transporte coletivo Geoestatística Viagens |
description |
O objetivo principal deste trabalho é estimar geração de viagens por transporte coletivo (TCO) em coordenadas conhecidas e desconhecidas. A ferramenta de análise espacial de dados utilizada é a Geoestatística (Krigagem Ordinária e Krigagem com Deriva externa). Os dados utilizados foram: a Pesquisa Origem- Destino (OD/1995), realizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e dados de população e renda do último censo demográfico (IBGE, 2010), compatibilizados com as Macrozonas de tráfego (MZs). Foram utilizados dois diferentes tipos de amostragem para cada banco de dados (1995 e 2010): dados agregados,representados pelos centróides das MZs e dados obtidos através de uma malha regular, também associados aos centróides das células da malha. Assim, foram estimadas, em coordenadas conhecidas e desconhecidas, a geração de viagens por TCO, População e Empregos. Foram obtidos mapas de interpolação a partir das diferentes análises para estas variáveis. Observou-se que tanto população quanto a produção de viagens por TCO apresentam um padrão espacial crescente em direção ao Subúrbio Ferroviário da cidade. Já a atração de viagens e empregos não possuem continuidade espacial aparente, apresentando valores mais elevados apenas na região central de Salvador. Para a amostragem por centróides das MZs a validação dos resultados iniciais foi satisfatória, apresentando baixos valores de média de erros e variância dos erros. No entanto, houve baixa correlação entre os dados observados e estimados para ambas variáveis. Já para os dados analisados através da amostragem sistemática artificial, a correlação entre estes dados apresentou melhores resultados que a amostragem agregada por MZs. A análise através da krigagem com deriva externa gerou ainda melhores resultados. Além disso, foi possível prever variáveis de produção de viagens por TCO através de dados censitários populacionais. Este trabalho é uma etapa incipiente que busca melhorias de estimativas provenientes de modelagem geoestatística aplicada à análise de demanda por transportes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-06-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-24T18:24:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-24T18:24:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15277 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Ambiental Urbana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Samille_Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15277/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Samille_Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
080438d6fd775727fdbede3479b55fc9 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 3fc6cdfd860b58aeb07698b00ebcb5d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459481641648128 |