A Lógica Fuzzy tipo 2 e um estudo de caso aplicado no Controle de Tráfego Aéreo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21465 |
Resumo: | A lógica fuzzy tipo 2 é uma extensão da lógica fuzzy tradicional e tem ganhado bastante atenção e reconhecimento nas diversas áreas do conhecimento humano. Ela trata elementos que a lógica fuzzy tradicional não é capaz de resolver, em conseqüência da dificuldade presente na descrição da própria incerteza, tais como limites imprecisos de conjuntos e imprecisão de parâmetros das funções de pertinências. Esta imprecisão muitas vezes é dada pelas definições oriundas de informações de especialistas ou por erros presentes nos dados. Neste trabalho é apresentada esta nova modalidade da lógica e algumas de suas variações, como a intervalar com modelo TSK (Takagi-Sugeno-Kang). Também foram abordadas as diferenças em relação à lógica fuzzy tradicional, trabalhos desenvolvidos, áreas de aplicação, vantagens e desvantagens. Um estudo de caso foi realizado a fim de ilustrar a aplicabilidade da lógica fuzzy tipo 2 em relação à tomada de decisão, especificamente para o tratamento de um problema existente no controle de tráfego aéreo. Para isto, foi necessária a criação de uma metodologia apropriada e o desenvolvimento de um framework para a validação do modelo proposto. Através dos resultados obtidos e comparações com modelos fuzzy tradicionais (tipo 1), foi possível identificar que o modelo fuzzy tipo 2 se apresentou como uma melhor proposta de tradução das tomadas de decisões em tráfego aéreo para o cenário definido. Desta forma, os resultados mostram a potencialidade da metodologia proposta para o desenvolvimento de sistemas que sirvam como ferramenta de apoio à tomada de decisão em tráfego aéreo, e, além disso, confirmam a eficácia e a adequação da lógica fuzzy tipo 2 na identificação de modelos que contemplam a informação humana (do especialista) como elemento fundamental para a sua construção. |
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