Explorando master-classes de violão em festivais de música: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzal, Ricieri Carlini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9159
Resumo: 223f.
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No segundo passo foram tratados os aspectos teóricos acerca do planejamento de uma performance musical e os estudos específicos sobre as estratégias utilizadas no ensino de instrumento musical. Esse último tema respondeu a primeira parte da questão exposta acima. Os procedimentos metodológicos foram desenhados em duas etapas. A primeira etapa, de orientação quantitativa, assumiu um caráter exploratório e descritivo. Assim, foram investigadas as relações de tempo estabelecidas nas cento e trinta master-classes analisadas. Quanto tempo dura uma master-class e o tempo dispendido entre professor e aluno foram algumas das questões que emergiram nessa etapa. A segunda etapa, de orientação qualitativa, definida como observação não participativa em estudos de casos coletivos, foi planejada para se aprofundar em três casos selecionados da amostra estabelecida anteriormente. Para tanto, foram utilizados como métodos a transcrição das master-classes, a categorização das variáveis envolvidas e a análise do áudio das performances musicais. Um modelo analítico próprio foi teoricamente construído e um estudo piloto reformulou as ferramentas de coleta empregadas nesta pesquisa. Conclui-se que muitos fatores contribuem para a duração final de uma master-class, que pode ser bastante variável, e que esse é um formato de ensino de instrumento musical onde as discussões são raras, ou seja, o aluno vai para ouvir e tocar. Percebe-se também que, em master-classes, não há uma relação direta entre um determinado aspecto da performance do aluno e uma estratégia de ensino a ser aplicada pelo professor. O como essas estratégias são empregadas parece emergir a partir de três abordagens diferentes, ou seja, a holística, a intuitiva ou fragmentada, e a mista. Na abordagem holística as estratégias servem como informações que são recebidas como diretrizes gerais e que podem orientar o aluno na performance de um rol de obras, mas cabe ao próprio aluno a capacidade reflexiva de aplicar tais orientações em aspectos específicos da obra que ele está tocando. Na abordagem intuitiva ou fragmentada as estratégias servem como informações que são recebidas como orientações pensadas exclusivamente para aquela situação evidenciada durante a master-class, mas cabe ao próprio aluno a capacidade reflexiva de formular conceitos gerais que podem ser aplicados em contextos que ainda serão vivenciados. Na abordagem mista o professor adota as duas abordagens anteriores, embora possa tender mais para uma ou para outra. Nessas condições as estratégias servem como informações que são recebidas em duas linhas instrucionais em que cabe ao aluno tanto criar a relação entre essas duas linhas quanto expandir a abrangência dessas informações.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-15T12:48:35Z No. of bitstreams: 1 Tese%20Ricieri%20Carlini%20Zorzal%20seg.pdf: 5256912 bytes, checksum: e411f2840bfdb29ad0dd1db4fb1476f4 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-03-22T15:10:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese%20Ricieri%20Carlini%20Zorzal%20seg.pdf: 5256912 bytes, checksum: e411f2840bfdb29ad0dd1db4fb1476f4 (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-22T15:10:29Z (GMT). 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