A luta pela visibilidade na campanha ficha limpa: mídia, movimentos sociais e combate à corrupção política no Brasil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14016 |
Resumo: | Este trabalho investiga a relação entre mídia e movimentos sociais a partir da trajetória da campanha Ficha Limpa (2008-2010), que resultou na coleta de 1,3 milhão de assinaturas e aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que tornou mais rígidos os critérios para postulação de candidatos em eleições no Brasil. Inicialmente apresenta-se uma proposta de abordagem comunicacional dos fenômenos sociais, a captá-los em processos de interação entre sujeitos em produção e interpretação de sentidos. Em seguida, recorrendo ao modelo deliberativo de democracia, discute-se aspectos da relação entre mídia e democracia. Argumenta-se, a despeito do reconhecimento do cenário de crise na comunicação pública contemporânea, pela manutenção do potencial da mídia de revigoramento do debate em esferas públicas diversas. Nesse sentido, considera-se o papel da internet e de novas mediações tecnológicas na reconfiguração das ações estratégicas de atores coletivos cívicos. À luz desse referencial, examina-se o papel da mídia na promoção de debates públicos ampliados, bem como características das relações entre meios de comunicação e movimentos sociais, analisados integralmente em suas dimensões de oportunidade política, mobilização de recursos e processos simbólicos. Recorre-se a uma visão integrada do conceito de enquadramento, em sua tradição na literatura da comunicação e dos movimentos sociais, para o estudo de discursos mobilizados durante a campanha. Descrito o panorama histórico da iniciativa, com ênfase nas estruturas de oportunidade política que envolveram seu surgimento e desenvolvimento, passa-se à análise empírica de como os temas da campanha Ficha Limpa foram acionados discursivamente em dois contextos de comunicação: 1) textos de divulgação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; 2) textos publicados nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo. Empregam-se métodos qualitativos e quantitativos de análise de conteúdo, envolvendo os seguintes passos: codificação de componentes dos textos, descrição e cruzamento dos dados. Os achados do estudo podem ser reunidos em cinco eixos: 1) permanência da divisão entre públicos fracos e fortes no jogo da disputa pela visibilidade midiática durante processos de debate na esfera pública; 2) deliberatividade reduzida no discurso dos jornais sobre a campanha, fato que aparenta estar ligado ao alto nível de consenso adquirido pela iniciativa; 3) ressonância social na sociedade brasileira de enquadramentos de ação coletiva centrados na promoção da ética na política; 4)complexidade do cenário editorial brasileiro pós-redemocratização; e 5) influência crescente da mídia digital na reconfiguração da ação coletiva e na promoção de práticas de participação social. |
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Guimarães, ThiagoDalmonte, EdsonSobral, GilbertoAlmeida, Gilberto Wildberger deDalmonte, Edson2013-11-29T18:56:18Z2013-11-29T18:56:18Z2013-11-292013-02-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14016Este trabalho investiga a relação entre mídia e movimentos sociais a partir da trajetória da campanha Ficha Limpa (2008-2010), que resultou na coleta de 1,3 milhão de assinaturas e aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que tornou mais rígidos os critérios para postulação de candidatos em eleições no Brasil. Inicialmente apresenta-se uma proposta de abordagem comunicacional dos fenômenos sociais, a captá-los em processos de interação entre sujeitos em produção e interpretação de sentidos. Em seguida, recorrendo ao modelo deliberativo de democracia, discute-se aspectos da relação entre mídia e democracia. Argumenta-se, a despeito do reconhecimento do cenário de crise na comunicação pública contemporânea, pela manutenção do potencial da mídia de revigoramento do debate em esferas públicas diversas. Nesse sentido, considera-se o papel da internet e de novas mediações tecnológicas na reconfiguração das ações estratégicas de atores coletivos cívicos. À luz desse referencial, examina-se o papel da mídia na promoção de debates públicos ampliados, bem como características das relações entre meios de comunicação e movimentos sociais, analisados integralmente em suas dimensões de oportunidade política, mobilização de recursos e processos simbólicos. Recorre-se a uma visão integrada do conceito de enquadramento, em sua tradição na literatura da comunicação e dos movimentos sociais, para o estudo de discursos mobilizados durante a campanha. 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Os achados do estudo podem ser reunidos em cinco eixos: 1) permanência da divisão entre públicos fracos e fortes no jogo da disputa pela visibilidade midiática durante processos de debate na esfera pública; 2) deliberatividade reduzida no discurso dos jornais sobre a campanha, fato que aparenta estar ligado ao alto nível de consenso adquirido pela iniciativa; 3) ressonância social na sociedade brasileira de enquadramentos de ação coletiva centrados na promoção da ética na política; 4)complexidade do cenário editorial brasileiro pós-redemocratização; e 5) influência crescente da mídia digital na reconfiguração da ação coletiva e na promoção de práticas de participação social.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2013-11-01T14:34:37Z No. of bitstreams: 1 Thiago Guimarães.pdf: 1747445 bytes, checksum: badd16024ab68368eb9a1aad97afdcdd (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2013-11-29T18:56:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thiago Guimarães.pdf: 1747445 bytes, checksum: badd16024ab68368eb9a1aad97afdcdd (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-29T18:56:18Z (GMT). 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Este trabalho investiga a relação entre mídia e movimentos sociais a partir da trajetória da campanha Ficha Limpa (2008-2010), que resultou na coleta de 1,3 milhão de assinaturas e aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que tornou mais rígidos os critérios para postulação de candidatos em eleições no Brasil. Inicialmente apresenta-se uma proposta de abordagem comunicacional dos fenômenos sociais, a captá-los em processos de interação entre sujeitos em produção e interpretação de sentidos. Em seguida, recorrendo ao modelo deliberativo de democracia, discute-se aspectos da relação entre mídia e democracia. Argumenta-se, a despeito do reconhecimento do cenário de crise na comunicação pública contemporânea, pela manutenção do potencial da mídia de revigoramento do debate em esferas públicas diversas. Nesse sentido, considera-se o papel da internet e de novas mediações tecnológicas na reconfiguração das ações estratégicas de atores coletivos cívicos. À luz desse referencial, examina-se o papel da mídia na promoção de debates públicos ampliados, bem como características das relações entre meios de comunicação e movimentos sociais, analisados integralmente em suas dimensões de oportunidade política, mobilização de recursos e processos simbólicos. Recorre-se a uma visão integrada do conceito de enquadramento, em sua tradição na literatura da comunicação e dos movimentos sociais, para o estudo de discursos mobilizados durante a campanha. Descrito o panorama histórico da iniciativa, com ênfase nas estruturas de oportunidade política que envolveram seu surgimento e desenvolvimento, passa-se à análise empírica de como os temas da campanha Ficha Limpa foram acionados discursivamente em dois contextos de comunicação: 1) textos de divulgação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; 2) textos publicados nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo. Empregam-se métodos qualitativos e quantitativos de análise de conteúdo, envolvendo os seguintes passos: codificação de componentes dos textos, descrição e cruzamento dos dados. Os achados do estudo podem ser reunidos em cinco eixos: 1) permanência da divisão entre públicos fracos e fortes no jogo da disputa pela visibilidade midiática durante processos de debate na esfera pública; 2) deliberatividade reduzida no discurso dos jornais sobre a campanha, fato que aparenta estar ligado ao alto nível de consenso adquirido pela iniciativa; 3) ressonância social na sociedade brasileira de enquadramentos de ação coletiva centrados na promoção da ética na política; 4)complexidade do cenário editorial brasileiro pós-redemocratização; e 5) influência crescente da mídia digital na reconfiguração da ação coletiva e na promoção de práticas de participação social. |
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