MEMÓRIAS E ESCRITAS DE MULHERES (IM)POSSÍVEIS: DANÇAR, ESCUTAR E ENCORESCREVER O CORPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Fernanda Veiga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36604
Resumo: Esta investigação, de cunho teórico-prático, enquadra-se na perspectiva de uma etnografia que é também uma autoetnografia. Trata-se de uma tese-criação, junção entre um processo criativo e seus desdobramentos artísticos e o texto escrito. Tem por objeto o processo de criação cênica e de escrita, emergido durante a prática de um laboratório de criação em dança-teatro, referenciado no processo criativo bauschiano e no uso da memória como recurso para o trabalho corporal e para a escrita de si. O laboratório teve a participação de mulheres, entre 20 e 36 anos. O objetivo geral foi compreender como o processo criativo incidiu sobre a escrita de si das intérpretes-criadoras, por meio do trabalho de elaboração cênica de lembranças pessoais. O laboratório criativo propiciou um espaço privilegiado de escuta de si e das demais. O operador metodológico nesta tese foi o processo criativo da dança-teatro tal como inaugurado por Pina Bausch, no qual as memórias e as escritas corporais e discursivas têm protagonismo. Neste caso, e diferentemente dos processos com Pina, somente mulheres integraram o laboratório e a encenação final. Duas categorias na confluência acadêmico-poética emergiram em consequência desta pesquisa: encorescrita e tríade cíclica palavra-corpo-escrita. Dentre os resultados, encontram-se descrição e análise do processo criativo e o experimento cênico, onde situam-se a caracterização de uma escrita singular emergente no processo, e uma espiral de criação, bem como uma discussão acerca de modos de subjetivação femininos e escritas do feminino na produção em artes, ativados e reconhecidos no processo de investigação cênica.
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O operador metodológico nesta tese foi o processo criativo da dança-teatro tal como inaugurado por Pina Bausch, no qual as memórias e as escritas corporais e discursivas têm protagonismo. Neste caso, e diferentemente dos processos com Pina, somente mulheres integraram o laboratório e a encenação final. Duas categorias na confluência acadêmico-poética emergiram em consequência desta pesquisa: encorescrita e tríade cíclica palavra-corpo-escrita. Dentre os resultados, encontram-se descrição e análise do processo criativo e o experimento cênico, onde situam-se a caracterização de uma escrita singular emergente no processo, e uma espiral de criação, bem como uma discussão acerca de modos de subjetivação femininos e escritas do feminino na produção em artes, ativados e reconhecidos no processo de investigação cênica.This investigation, of a theoretical-practical nature, fits into the perspective of an ethnography that is also an autoethnography. It is a thesis-creation, a junction between a creative process and its artistic developments and the written text. Its object is the process of scenic creation and writing, which emerged during the practice of a laboratory of creation in dance-theater, referenced in the Bauschian creative process and in the use of memory as a resource for body work and for self-writing. The laboratory had the participation of women, between 20 and 36 years old. The general objective was to understand how the creative process affected the self-writing of the interpreters-creators, through the work of scenic elaboration of personal memories. The creative laboratory provided a privileged space for listening to oneself and others. The methodological operator in this thesis was the creative process of dance-theater as inaugurated by Pina Bausch, in which memories and body and discursive writings play a leading role. In this case, and unlike the processes with Pina, only women were part of the laboratory and the final scenic experiment. Two categories at the academic-poetic confluence emerged as a result of this research: encorewriting and the cyclical triad word-body-writing. Among the results, there are description and analysis of the creative process and the scenic experiment, where the characterization of a singular writing emerging in the process, and a spiral of creation, as well as a discussion about feminine subjectivation modes and feminine writings are located in the production in the arts, activated and recognized in the process of scenic investigation.Submitted by Fernanda Motta (fernandaveig@gmail.com) on 2023-02-07T13:38:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) tese final FERNANDA VEIGA MOTTA.pdf: 3853044 bytes, checksum: 228e9cc6f2b14483d12abdd8e6843cb1 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-02-08T18:23:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tese final FERNANDA VEIGA MOTTA.pdf: 3853044 bytes, checksum: 228e9cc6f2b14483d12abdd8e6843cb1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-08T18:23:54Z (GMT). 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