Tarifas de ônibus na RMS: o custo sobre as famílias menos abastadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Saulo Correia Sobral Nogueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15677
Resumo: Esta monografia analisa as dificuldades geradas pelo custo das tarifas de ônibus sobre o orçamento das famílias que utilizam o sistema de transporte rodoviário público na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O fato de o setor de ônibus públicos ser operacionalmente precário cria efeitos de exclusão sobre a população de baixa renda da sociedade. O primeiro capítulo introduz a discussão do atraso dos transportes públicos de massa no Brasil, detalhando a RMS como objeto de estudo. Posteriormente, no capítulo seguinte, são avaliados os entraves sociais criados pelo custo das tarifas de ônibus sobre as famílias de baixa renda no Brasil. No terceiro capítulo são discutidos conceitos de microeconomia de interesse para o trabalho tais como elasticidades, renda e preço, e efeitos, renda, preço e substituição. Em seguida, analisam-se os efeitos renda e preço entre os anos 2000 e 2010, e o peso dos transportes sobre as classes “D” e “E”, na RMS, representando até 25% do total de suas rendas. O quinto capítulo discute a necessidade de planejamento intermunicipal entre as cidades componentes da RMS e da atual estrutura de gratuidades do sistema de ônibus públicos da região. No último capítulo são apresentadas as conclusões, ressaltando a necessidade de criação de uma agenda de políticas públicas para o transporte coletivo da RMS, especialmente no que diz respeito a um sistema tarifário que possa ser agasalhado na limitada renda das famílias que mais dependem deste serviço público.
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No terceiro capítulo são discutidos conceitos de microeconomia de interesse para o trabalho tais como elasticidades, renda e preço, e efeitos, renda, preço e substituição. Em seguida, analisam-se os efeitos renda e preço entre os anos 2000 e 2010, e o peso dos transportes sobre as classes “D” e “E”, na RMS, representando até 25% do total de suas rendas. O quinto capítulo discute a necessidade de planejamento intermunicipal entre as cidades componentes da RMS e da atual estrutura de gratuidades do sistema de ônibus públicos da região. 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