Desenvolvimento de um sistema para sensoriamento de cargas em veículos automotores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajuhi, Aguinaldo Hosé
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18480
Resumo: As cargas que entram no veículo são transferidas para os demais pontos de sua estrutura através das rodas pela atuação do sistema de suspensão. Sabendo-se a magnitude dessas cargas, poderemos atuar mais efetivamente no seu controle em termos de estabilidade,conforto e segurança ao conduzir um veículo. O objetivo deste trabalho é investigar, projetar, desenvolver e aplicar um sistema de trnadutores que se adeque à medição de deslocamento de suspensões veiculares. Este sistema também deverá ser capaz de transformar a informação das cargas dinâmicas em cargas efetivas através de métodos matemáticos e a correlação dos resultados teóricos com medições efetuadas em campo. Nesse trabalho é apresentada um método para transdução de deslocamento baseado na deformação de strain gages (célula de carga). Como o strain gage é sensível a pequenas e quase imperceptíveis deformações, será proposto um dispositivo mecânico baseado em componentes elásticos que amplificará essa pequena variação. É também discutido o método de calibração do dispositivo proposto, onde os sinais obtidos dessas deformações são tratados e transformados em valores de deslocamento. Efetivamente espera-se aplicar os resultados deste trabalho em veículos comerciais leves, se estendendo para caminhões e veículos de passeio.
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Nesse trabalho é apresentada um método para transdução de deslocamento baseado na deformação de strain gages (célula de carga). Como o strain gage é sensível a pequenas e quase imperceptíveis deformações, será proposto um dispositivo mecânico baseado em componentes elásticos que amplificará essa pequena variação. É também discutido o método de calibração do dispositivo proposto, onde os sinais obtidos dessas deformações são tratados e transformados em valores de deslocamento. Efetivamente espera-se aplicar os resultados deste trabalho em veículos comerciais leves, se estendendo para caminhões e veículos de passeio.Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2015-11-30T18:19:11Z No. of bitstreams: 1 Aguinaldo_Jose_Cajuhi_Dissertacao_23_Abril_2010.pdf: 6692924 bytes, checksum: a017006c6e4cad2db3f9a1e8e4c76c42 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-01-14T19:49:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aguinaldo_Jose_Cajuhi_Dissertacao_23_Abril_2010.pdf: 6692924 bytes, checksum: a017006c6e4cad2db3f9a1e8e4c76c42 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-14T19:49:29Z (GMT). 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