Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Andrade, Susanne AnjosSantos, Darci Neves dosBastos, Ana Cecília de Sousa BittencourtPedromônico, Márcia Regina MarcondesAlmeida Filho, Naomar Monteiro deBarreto, Mauricio LimaAndrade, Susanne AnjosSantos, Darci Neves dosBastos, Ana Cecília de Sousa BittencourtPedromônico, Márcia Regina MarcondesAlmeida Filho, Naomar Monteiro deBarreto, Mauricio Lima2011-09-05T17:19:25Z2011-09-05T17:19:25Z2005-080034-8910http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/254630(4):606-11p.606-611OBJETIVO: Analisar a associação entre a qualidade do estímulo doméstico e o desempenho cognitivo infantil, identificando o impacto da escolaridade materna sobre a qualidade dessa estimulação. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, com 350 crianças entre 17 e 42 meses, examinadas em 1999, em áreas centrais e periféricas de Salvador, Estado da Bahia. Utilizou-se um questionário socioeconômico, o inventário Home Observation for Measurement of the Environment Scale (HOME) para mensurar a estimulação no ambiente familiar, e a escala Bayley de desenvolvimento infantil. Foram realizadas análises univariadas e múltiplas, por meio da regressão linear, considerando nível de significância de 5%. RESULTADOS: Encontrou-se associação positiva (b=0,66) e estatisticamente significante entre a qualidade da estimulação no ambiente doméstico e o desempenho cognitivo infantil. Parte do efeito da estimulação sobre a cognição foi mediada pela condição materna de trabalho e seu nível de escolaridade. Verificou-se que as crianças ocupando as primeiras ordens de nascimento, convivendo com reduzido número de menores de cinco anos, usufruem de melhor qualidade da estimulação no ambiente doméstico. Esse padrão de estimulação se mantém entre crianças convivendo com seus pais, cujas mães possuem melhor escolaridade, trabalham fora e convivem com companheiros no ambiente familiar. CONCLUSÕES: Confirma-se a importância da qualidade do estímulo doméstico para o desenvolvimento cognitivo infantil, além do relevante papel das condições materiais e dinâmica familiar. Os achados apontam a pertinência de ações de intervenção que favoreçam a qualidade do ambiente e da relação cuidador-criança para o desenvolvimento cognitivoSubmitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-09-05T17:19:25Z No. of bitstreams: 1 25533.pdf: 52124 bytes, checksum: 4c0d4ee36c8436b4db211ed18e225290 (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-05T17:19:25Z (GMT). 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