Linguagem e processamento sensorial: repercussões na clínica com sujeitos autistas sob a perspectiva histórico cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Manuela Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29298
Resumo: A discussão sobre a relação entre o processamento sensorial e a linguagem na clínica com sujeitos autistas têm sido disseminada predominantemente por meio de perspectivas neurobiológicas que compreendem a noção de corpo e cérebro como elementos dissociados e compartimentados. Considerar a sensação, a percepção e a linguagem enquanto funções complexas e imbricadas inaugura um olhar diferente sobre o autismo, repercutindo em um fazer clínico mais reflexivo. Objetivos: Revisar a literatura acerca da relação entre linguagem e processamento sensorial na clínica com sujeitos autistas, refletindo a respeito dos diferentes fundamentos teóricos à luz da teoria histórico cultural. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada a partir de artigos científicos publicados nos últimos dez anos, disponíveis nas plataformas: Scielo, Lilacs e Medline. Foram utilizados os seguintes descritores: “sensation”, “sensation disorder”, “language”, “language development” e “autistic disorder” e os seus correlatos em português. Resultados: Foram encontrados 943 trabalhos, contudo apenas 6 artigos respondiam aos critérios estabelecidos, sendo selecionados para análise. Os resultados podem ser concentrados em dois eixos: relação entre a linguagem e o processamento sensorial; compreensão acerca do autismo. Discussão: A perspectiva histórico cultural, base de análise do estudo, entende a sensação, percepção e a linguagem enquanto funções mentais superiores de natureza complexa e simbólico; são tomadas em seu funcionamento imbricado, repercutindo em práticas clínicas contextualizadas e que buscam entender o sujeito autista a partir de suas subjetividades, se contrapondo a perspectivas curativas e de olhar descontextualizado. Conclusão: Há um predomínio de investigação da temática sob perspectivas comportamentais. Nesse sentido, se faz necessário a elaboração de estudos que propiciem discussões sobre o caráter complexo da linguagem e do processamento sensorial, que transcenda a relação dissociadas destas funções. Nesse sentido, há espaço para refletir sobre o papel da linguagem nos transtornos sensoriais e nas práticas clínicas com sujeitos autistas sob perspectivas teóricas discursivas.
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Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada a partir de artigos científicos publicados nos últimos dez anos, disponíveis nas plataformas: Scielo, Lilacs e Medline. Foram utilizados os seguintes descritores: “sensation”, “sensation disorder”, “language”, “language development” e “autistic disorder” e os seus correlatos em português. Resultados: Foram encontrados 943 trabalhos, contudo apenas 6 artigos respondiam aos critérios estabelecidos, sendo selecionados para análise. Os resultados podem ser concentrados em dois eixos: relação entre a linguagem e o processamento sensorial; compreensão acerca do autismo. Discussão: A perspectiva histórico cultural, base de análise do estudo, entende a sensação, percepção e a linguagem enquanto funções mentais superiores de natureza complexa e simbólico; são tomadas em seu funcionamento imbricado, repercutindo em práticas clínicas contextualizadas e que buscam entender o sujeito autista a partir de suas subjetividades, se contrapondo a perspectivas curativas e de olhar descontextualizado. Conclusão: Há um predomínio de investigação da temática sob perspectivas comportamentais. Nesse sentido, se faz necessário a elaboração de estudos que propiciem discussões sobre o caráter complexo da linguagem e do processamento sensorial, que transcenda a relação dissociadas destas funções. 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