"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8604 |
Resumo: | 215f. |
id |
UFBA-2_60260028633d48405190ed120cc386ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/8604 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira, Josivaldo Pires deOliveira, Josivaldo Pires deBacelar, Jeferson Afonso2013-02-21T13:32:26Z2013-02-21T13:32:26Z2010http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8604215f.Escrevendo sobre Feira de Santana na década de 1950, o historiador Rollie Poppino, afirmou que os “cultos africanos” denominados por ele como candomblé tinham melhores sucessos que as “seitas protestantes” e que predominavam entre os negros e mulatos das “classes inferiores” da cidade. Afirmou ainda, que se conhecia muito pouco sobre estas práticas por conta da “guerra” que o clero e as autoridades civis ofereciam contra essas atividades no município. Poppino destacou também que o curandeirismo era freqüente em Feira de Santana desde tempos remotos, justificando assim uma acirrada repressão. Está aí, resumido nas linhas de Rollie Poppino, o objeto da presente tese. As autuações que faziam as autoridades policiais e judiciárias sobre os agentes do curandeirismo implicavam nas denúncias e prisões de adeptos das religiões afro-brasileiras em Feira de Santana, identificadas pelas fontes pelo termo predominante de candomblé. Por outro lado, os chamados adeptos da mandinga, ou seja, os agentes dos candomblés encontravam formas de resistir às repressões ao culto afro-brasileiro e suas atividades correlatas, a exemplo das praticas de cura. Amparado em fontes diversas como processos criminais, jornais e literatura e em uma metodologia respaldada no “conhecimento indiciário”, procuro evidenciar a repressão no universo dos candomblés em Feira de Santana entre 1938 e 1970, tornando possível observar um silencioso processo de criminalização das práticas de candomblé como conseqüência da perseguição policial e autuação judiciária aos agentes do curandeirismo.Submitted by Suelen Reis (suelen_suzane@hotmail.com) on 2013-02-20T16:17:28Z No. of bitstreams: 1 Oliveira.pdf: 3373874 bytes, checksum: 0fb84aaf34439b22da8251dc5cb76fbb (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-21T13:32:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Oliveira.pdf: 3373874 bytes, checksum: 0fb84aaf34439b22da8251dc5cb76fbb (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-21T13:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira.pdf: 3373874 bytes, checksum: 0fb84aaf34439b22da8251dc5cb76fbb (MD5) Previous issue date: 2010Salvadorhttp://www.posafro.ufba.br/_ARQ/tese_%20josivaldo_oliveira.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAHistória socialFeira de SantanarepressãocandombléCurandeirismo"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOliveira.pdfOliveira.pdfapplication/pdf3373874https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/1/Oliveira.pdf0fb84aaf34439b22da8251dc5cb76fbbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTOliveira.pdf.txtOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain441183https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/3/Oliveira.pdf.txtac4bb08d01bb3c77db9651ce752832f4MD53ri/86042022-07-05 14:03:01.398oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
title |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
spellingShingle |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) Oliveira, Josivaldo Pires de História social Feira de Santana repressão candomblé Curandeirismo |
title_short |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
title_full |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
title_fullStr |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
title_full_unstemmed |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
title_sort |
"Adeptos da mandinga”: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970) |
author |
Oliveira, Josivaldo Pires de |
author_facet |
Oliveira, Josivaldo Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Josivaldo Pires de Oliveira, Josivaldo Pires de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bacelar, Jeferson Afonso |
contributor_str_mv |
Bacelar, Jeferson Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História social Feira de Santana repressão candomblé Curandeirismo |
topic |
História social Feira de Santana repressão candomblé Curandeirismo |
description |
215f. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-21T13:32:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-21T13:32:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8604 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.posafro.ufba.br/_ARQ/tese_%20josivaldo_oliveira.pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/1/Oliveira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8604/3/Oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fb84aaf34439b22da8251dc5cb76fbb 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 ac4bb08d01bb3c77db9651ce752832f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459421516300288 |