Impacto das Mudanças Climáticas na Zona Costeira do Município de Aracaju-Se: Estudo de Caso Utilizando o SMC (Sistema De Modelagem Costeira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tais Kalil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21539
Resumo: O estudo dos processos dinâmicos em ambientes costeiros é muito importante, uma vez que estes processos determinam a evolução destes ambientes. O Sistema de Modelagem Costeira (SMC), desenvolvido pelos pesquisadores do IH- Cantábria para o Ministério de Meio Ambiente Espanhol é uma ferramenta que inclui um conjunto de metodologias e modelos numéricos, que permitem estudar os processos costeiros e quantificar as variações que sofre o litoral como consequência de eventos naturais e/ou interferências humanas. Este trabalho visa contribuir para uma avaliação da dinâmica marinha e sedimentar atuantes na linha de costa do município de Aracaju utilizando o SMCBrasil, assim como avaliar, utilizando esta ferramenta os impactos decorrentes das mudanças climáticas nesta região. Verificou-se que dois sistemas de ondas atuam na região, provenientes de leste-sudeste (ESE) e de Sudeste (SE). As ondas mais frequentes são aquelas com altura significativa entre 1,0 e 1,5m, e período de pico em torno de 5 e 8s em 30,84% dos casos. Na maioria dos perfis praiais os sentidos de transporte médio positivo (NE-SW) e negativo (SW-NE) são aproximadamente equivalentes, com um pequeno transporte líquido orientado de NE para SW. Divergências no sentido do transporte líquido foram verificadas nas praias do Refúgio-Mosqueiro e da Coroa do Meio. Os valores extremos da cota de inundação ocorreram nos mesmos perfis nos quais se verificam as maiores magnitudes no sentido do transporte (Coroa do Meio e Mosqueiro). Nestes dois locais é onde também se verificaram os maiores valores de inundação. Durante 50% do tempo analisado entre os anos de 1948 e 2008, foram verificados valores entre 5 m (Coroa do Meio-Atalaia) e 3,4 m (Mosqueiro-Refúgio) respectivamente. Estes são portanto os dois trechos que apresentam a maior vulnerabilidade a um eventual incremento na frequência de eventos extremos e subida no nível do mar decorrentes de mudanças climáticas. Os resultados aqui apresentados permitirão um melhor planejamento da ocupação da linha de costa do município de Aracaju.
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Verificou-se que dois sistemas de ondas atuam na região, provenientes de leste-sudeste (ESE) e de Sudeste (SE). As ondas mais frequentes são aquelas com altura significativa entre 1,0 e 1,5m, e período de pico em torno de 5 e 8s em 30,84% dos casos. Na maioria dos perfis praiais os sentidos de transporte médio positivo (NE-SW) e negativo (SW-NE) são aproximadamente equivalentes, com um pequeno transporte líquido orientado de NE para SW. Divergências no sentido do transporte líquido foram verificadas nas praias do Refúgio-Mosqueiro e da Coroa do Meio. Os valores extremos da cota de inundação ocorreram nos mesmos perfis nos quais se verificam as maiores magnitudes no sentido do transporte (Coroa do Meio e Mosqueiro). Nestes dois locais é onde também se verificaram os maiores valores de inundação. Durante 50% do tempo analisado entre os anos de 1948 e 2008, foram verificados valores entre 5 m (Coroa do Meio-Atalaia) e 3,4 m (Mosqueiro-Refúgio) respectivamente. Estes são portanto os dois trechos que apresentam a maior vulnerabilidade a um eventual incremento na frequência de eventos extremos e subida no nível do mar decorrentes de mudanças climáticas. Os resultados aqui apresentados permitirão um melhor planejamento da ocupação da linha de costa do município de Aracaju.ABSTRACT - The study of coastal dynamic is very important to better understand the processes that controls coastal evolution. The Coastal Modeling System (SMC), developed by researchers at IH- Cantabria to the Ministry of Environment Spanish is a set of tools, including methods and numerical models, which allow the study of coastal processes and quantification of impacts of human activities. This work aims to assess the marine and sediment dynamics of the Aracaju municipality, using the SMC tools It will also evaluate the areas that will be most impacted by future climate change. Major results show that dominant wave systems affecting the area are from east-southeast (ESE), and outheast (SE). Most frequent waves have significant heights between 1.0 and 1.5 m, with peak periods around 5 and 8s in 30.84% of the cases. Beach profiles experience both NE-SW and SW-NE almost equivalent transport, with a slight net transport directed SW. Divergence of longshore transport occurs at Refúgio - Mosqueiro and the Coroa do Meio beaches. The extreme flood events occur at these same places. During 50% of the time analyzed, between 1948 and 2008, flood events at those places reached 5 m and 3.4 m respectively. These are the two sectors do the Aracaju shoreline most vulnerable to coastal processes and their eventual intensification by an increase in storm frequency and sealevel rise, associated with climate change. In these two sectors are also observed the highest waves and more vigorous longitudinal currents of the whole study area. The results presented herein will certainly provide a basis for better management of shoreline ocupation of the Aracaju municipality shorezone.Submitted by Everaldo Pereira (pereira.evera@gmail.com) on 2017-02-20T17:32:32Z No. of bitstreams: 1 2014_Tais_Kalil.pdf: 29270180 bytes, checksum: f85cd6c48318ef2fc3908562de50eb7d (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-20T17:32:32Z (GMT). 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