A tessitura de sentidos na composição improvisada em dança: como o dançarino cria propósitos para a cena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7880 |
Resumo: | Há várias instâncias pelas quais o processo de improvisação em dança pode ser analisado. Esta dissertação propõe investigar como o dançarino-criador engendra estratégias e consegue tecer parte dos sentidos que se dá a ver na composição improvisada em dança. Trata-se da especificidade do fazer do dançarino-criador; como ele percebe as ocorrências no seu corpo enquanto dança, improvisando. Referenciados em Cleide Martins (2002), estamos tratando a improvisação como um processo de comunicação e como sendo uma das formas da dança se configurar. Propomos uma ruptura tanto no entendimento dualista corpo/mente quanto na dicotomia pensamento/ação. Acreditamos que pensar e dançar são fenômenos da mesma natureza. Para tal, elegemos os seguintes assuntos correlacionados ao eixo temático: consciência, predição, percepção, memória e estados corporais, sem os quais não seria possível levar a cabo o empenho em tentar responder questões desta pesquisa. Adotamos a compreensão do corpo como mídia de si mesmo, proposto pela Teoria do Corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz (2005). Apresentamos os dispositivos, elementos constitutivos da cultura sob a perspectiva de Giorgio Agamben (2009). Nossa hipótese é de que eles interferem nos estados do corpo modificando-o e, portanto, interferem na dança em todos os seus aspectos. Fazemos um breve panorama do entendimento de dança e corpo na modernidade e pós-modernidade como definição, surgimento e desenvolvimento da improvisação na dança. Como ferramenta para entendimento da tessitura de sentidos, a noção de dramaturgia proposta por Rosa Hercoles (2005). Como campo de observação, foi eleito o fazer dos dançarinos-criadores do grupo Radar1, no espetáculo de dança-improvisação MENU. Foram também realizados experimentos com os seus integrantes e convidados, com o objetivo de testar procedimentos, averiguar comportamentos e propiciar a observação de como age cada dançarino-criador empenhado na tarefa de compor em tempo real. |
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Para tal, elegemos os seguintes assuntos correlacionados ao eixo temático: consciência, predição, percepção, memória e estados corporais, sem os quais não seria possível levar a cabo o empenho em tentar responder questões desta pesquisa. Adotamos a compreensão do corpo como mídia de si mesmo, proposto pela Teoria do Corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz (2005). Apresentamos os dispositivos, elementos constitutivos da cultura sob a perspectiva de Giorgio Agamben (2009). Nossa hipótese é de que eles interferem nos estados do corpo modificando-o e, portanto, interferem na dança em todos os seus aspectos. Fazemos um breve panorama do entendimento de dança e corpo na modernidade e pós-modernidade como definição, surgimento e desenvolvimento da improvisação na dança. Como ferramenta para entendimento da tessitura de sentidos, a noção de dramaturgia proposta por Rosa Hercoles (2005). Como campo de observação, foi eleito o fazer dos dançarinos-criadores do grupo Radar1, no espetáculo de dança-improvisação MENU. Foram também realizados experimentos com os seus integrantes e convidados, com o objetivo de testar procedimentos, averiguar comportamentos e propiciar a observação de como age cada dançarino-criador empenhado na tarefa de compor em tempo real.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-01-16T12:03:18Z No. of bitstreams: 1 dissertação mestrado barbara final.pdf: 1998720 bytes, checksum: 7360ae4c8326b36561f69d10a450a7ac (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-16T12:03:18Z (GMT). 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