Caxixi: um estudo do instrumento afro-brasileiro em práticas musicais populares na Região de Salvador-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12678 |
Resumo: | O foco desta dissertação é um exemplar da percussão afro-brasileira, popularmente conhecido como “caxixi”. Trata-se de um chocalho de cesto originário da região africana do Congo-Angola, na qual era utilizado em funções rituais e cerimoniais, e que adquiriu outros usos e funções no Brasil, ligados a práticas musicais populares. A parceria do caxixi com o berimbau na capoeira é uma das expressões mais significativas que envolvem este instrumento, seguida pela sua utilização em práticas da música popular brasileira. Constata-se que nas sociedades africanas originárias berimbau e caxixi não eram parceiros, o que implica que esta união ocorreu pela primeira vez no Brasil, certamente na capoeira Foi feita uma espécie de historiografia da capoeira: origens, perseguição, sistematização, expansão, papel dos mestres e políticas públicas, com base em fontes documentais e “livros vivos”. A escassez de registros históricos sobre capoeira, manifestação marginalizada e proibida pelo Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. O trabalho procura respostas em depoimentos de mestres-capoeira consultados, porém não é possível esclarecer a questão, uma vez quando tais mestres chegaram à capoeira, o caxixi já estava presente como parceiro do berimbau. O coordenador da Oficina de Investigação Musical de Salvador, pesquisador de instrumentos musicais, Bira Reis, também foi ouvido e segundo ele, o caxixi encontrou uma funcionalidade na capoeira. O trabalho procura analisar a necessidade de políticas públicas adequadas para atender as demandas de mestres, professores e aprendizes da capoeira, arte brasileira tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ao reunir análises dos contextos com foco em aspectos da musicalidade do caxixi, pretende-se enriquecer o conhecimento e reflexão sobre a música brasileira em geral bem como sugerir a utilização deste instrumento em atividades de educação musical. |
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Constata-se que nas sociedades africanas originárias berimbau e caxixi não eram parceiros, o que implica que esta união ocorreu pela primeira vez no Brasil, certamente na capoeira Foi feita uma espécie de historiografia da capoeira: origens, perseguição, sistematização, expansão, papel dos mestres e políticas públicas, com base em fontes documentais e “livros vivos”. A escassez de registros históricos sobre capoeira, manifestação marginalizada e proibida pelo Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. O trabalho procura respostas em depoimentos de mestres-capoeira consultados, porém não é possível esclarecer a questão, uma vez quando tais mestres chegaram à capoeira, o caxixi já estava presente como parceiro do berimbau. O coordenador da Oficina de Investigação Musical de Salvador, pesquisador de instrumentos musicais, Bira Reis, também foi ouvido e segundo ele, o caxixi encontrou uma funcionalidade na capoeira. O trabalho procura analisar a necessidade de políticas públicas adequadas para atender as demandas de mestres, professores e aprendizes da capoeira, arte brasileira tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ao reunir análises dos contextos com foco em aspectos da musicalidade do caxixi, pretende-se enriquecer o conhecimento e reflexão sobre a música brasileira em geral bem como sugerir a utilização deste instrumento em atividades de educação musical.Submitted by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2013-08-22T12:04:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Priscila Gallo pdf completo.pdf: 2568372 bytes, checksum: ad55489552fa26159222c35c6ee6af81 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-22T12:04:24Z (GMT). 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O foco desta dissertação é um exemplar da percussão afro-brasileira, popularmente conhecido como “caxixi”. Trata-se de um chocalho de cesto originário da região africana do Congo-Angola, na qual era utilizado em funções rituais e cerimoniais, e que adquiriu outros usos e funções no Brasil, ligados a práticas musicais populares. A parceria do caxixi com o berimbau na capoeira é uma das expressões mais significativas que envolvem este instrumento, seguida pela sua utilização em práticas da música popular brasileira. Constata-se que nas sociedades africanas originárias berimbau e caxixi não eram parceiros, o que implica que esta união ocorreu pela primeira vez no Brasil, certamente na capoeira Foi feita uma espécie de historiografia da capoeira: origens, perseguição, sistematização, expansão, papel dos mestres e políticas públicas, com base em fontes documentais e “livros vivos”. A escassez de registros históricos sobre capoeira, manifestação marginalizada e proibida pelo Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. O trabalho procura respostas em depoimentos de mestres-capoeira consultados, porém não é possível esclarecer a questão, uma vez quando tais mestres chegaram à capoeira, o caxixi já estava presente como parceiro do berimbau. O coordenador da Oficina de Investigação Musical de Salvador, pesquisador de instrumentos musicais, Bira Reis, também foi ouvido e segundo ele, o caxixi encontrou uma funcionalidade na capoeira. O trabalho procura analisar a necessidade de políticas públicas adequadas para atender as demandas de mestres, professores e aprendizes da capoeira, arte brasileira tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ao reunir análises dos contextos com foco em aspectos da musicalidade do caxixi, pretende-se enriquecer o conhecimento e reflexão sobre a música brasileira em geral bem como sugerir a utilização deste instrumento em atividades de educação musical. |
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