Olhares sobre si: a busca pelo fortalecimento das identidades surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Emiliana Faria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29793
Resumo: Ao redigir a presente dissertação, meu objetivo foi analisar a descoberta da identidade surda na estrutura da sociedade baiana de Salvador, sua negação e possibilidades fecundas de fortalecimento. Identidade que é negada, desprestigiada e que muitas vezes sequer é reconhecida. Busquei evidenciar a necessidade do empoderamento da comunidade surda, do sujeito surdo propriamente dito, da cultura surda, visando com isso o fortalecimento da identidade surda na comunidade de Salvador, o que muito pode contribuir para o empoderamento dos surdos em todo o estado. Evidentemente, a vivência da identidade pode ser múltipla diante da diversidade de situações da vida, tal como experimenta cada pessoa surda. Quis mostrar como este empoderamento passa pela necessidade de multiplicar saberes, práticas, conceitos e possibilidades. Mostrarei indícios das artimanhas sociais que ignoram, mascaram e desprestigiam a identidade da comunidade surda de Salvador. Procurei demonstrar como o sujeito surdo pode ser influenciado por jogos de poder sociais, chegando a negar sua cultura ou colocá-la num lugar onde possa tê-la por perto quando precisar. Jogos de poder, identidades negadas e uma necessidade de fortalecimento para enfrentar diversas causas, especialmente o direito de intervir na Educação dos demais surdos. Uma comunidade surda dividida entre abaixar a cabeça e aceitar o que a sociedade oferece, e assim, obter pequenas melhorias na qualidade de vida, ou erguer a cabeça, lutar pela valorização de sua cultura, mesmo sofrendo estigmatização e, num possível futuro, perceber que valeu a pena defender o que é próprio do surdo e de sua experiência social: o direito de ter uma identidade, uma cultura e fundamentalmente, o direito de ser Surdo.
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Quis mostrar como este empoderamento passa pela necessidade de multiplicar saberes, práticas, conceitos e possibilidades. Mostrarei indícios das artimanhas sociais que ignoram, mascaram e desprestigiam a identidade da comunidade surda de Salvador. Procurei demonstrar como o sujeito surdo pode ser influenciado por jogos de poder sociais, chegando a negar sua cultura ou colocá-la num lugar onde possa tê-la por perto quando precisar. Jogos de poder, identidades negadas e uma necessidade de fortalecimento para enfrentar diversas causas, especialmente o direito de intervir na Educação dos demais surdos. Uma comunidade surda dividida entre abaixar a cabeça e aceitar o que a sociedade oferece, e assim, obter pequenas melhorias na qualidade de vida, ou erguer a cabeça, lutar pela valorização de sua cultura, mesmo sofrendo estigmatização e, num possível futuro, perceber que valeu a pena defender o que é próprio do surdo e de sua experiência social: o direito de ter uma identidade, uma cultura e fundamentalmente, o direito de ser Surdo.ABSTRACT: When writing this dissertation, my goal was to analyze the discovery of deaf identity in the structure of society in Salvador, his denial and possibilities of strengthening fruitful. Identity that is denied, discredit and even that often is recognized. Seek evidence of the need to empower the deaf community, the subject itself deaf, deaf culture, with it to strengthen the identity in the deaf community of Salvador, which too can contribute to the empowerment of deaf people throughout the state. Of course, the experience of multiple identities may be facing the diversity of life situations, as each person experiences deaf. I wanted to show how this empowerment is the need to increase knowledge, practices, concepts and possibilities. Show evidence of trick that ignore social, and discredit mask the identity of the deaf community of Salvador. Aims to show how deaf subject may be influenced by games of social power, to deny their culture or place it in a place where you can have it around when you need it. Games of power, identity denied, and a need to strengthen to face various causes, especially the right to intervene in the education of deaf too. A deaf community divided between the head down and accept what society offers, and thus more small improvements in quality of life, or raise the head, fighting for the recovery of their culture, even suffering and stigma, in a possible future, realize that worth it to defend itself that is the deaf and their social experience: the right to have an identity, a culture and fundamentally, the right to be deaf..Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-29T12:08:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado_Emiliana Rosa_2009.pdf: 768933 bytes, checksum: 6e75180ae73d4a5c26ac65a0877a2bba (MD5) Microsoft Word - Emiliana_Rosa_Fichacatalográfica.pdf: 10156 bytes, checksum: 27deb07a87fef32edc8b44d52cebe012 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T19:24:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado_Emiliana Rosa_2009.pdf: 768933 bytes, checksum: 6e75180ae73d4a5c26ac65a0877a2bba (MD5) Microsoft Word - Emiliana_Rosa_Fichacatalográfica.pdf: 10156 bytes, checksum: 27deb07a87fef32edc8b44d52cebe012 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T19:24:42Z (GMT). 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