Ligas acadêmicas e sua importância no Ensino, Pesquisa e Extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Iuri Resedá
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10435
Resumo: As Ligas Acadêmicas (LAs) são entidades essencialmente estudantis na qual os alunos se organizam para se aprofundarem em estudos de determinados temas da área médica, apoiando-se no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Tem-se observado nos últimos anos uma difusão e aumento do número de LAs, um fenômeno que se constata existir em todo o território nacional. Objetivos: Discutir a importância das LAs no ensino, pesquisa e extensão, além de descrever aspectos positivos e negativos destas entidades e os fatores que motivam os estudantes a nelas ingressarem. Metodologia: Foi realizado um levantamento da literatura existente sobre LAs, incluindo todos os artigos referentes ao tema, independente do ano de publicação. Artigos não disponíveis integralmente para leitura foram excluídos desta revisão. Resultados: Na última década, o número de estudantes que participam de LAs aumentou de maneira considerável. Percentual importante de acadêmicos procuram as Ligas para melhorar o currículo. Parcela considerável de LAs não promove estágios ou pesquisas, resumindo-se apenas a aulas teóricas. As LAs podem influenciar seus membros na escolha da futura especialidade. Discussão: Muitas LAs que atuam de forma não condizente com o propósito do tripé universitário, repetem vícios do ensino tradicional, baseado no conhecimento horizontalizado. A falta de supervisão adequada nos estágios promovido pelas LAs é um ponto negativo importante que deve ser combatido. Por outro lado, observa-se que existem LAs que atuam de maneira adequada, servindo como ambiente de aprendizado e socialização para os acadêmicos de medicina, e, portanto devem ser encorajadas. Conclusão: As LAs são uma realidade nas faculdades de medicina de todo o país. Sua existência deve ser notada como pauta de discussões docentes e métodos avaliativos e mensuradores devem ser criados a fim de que elas funcionem como promotoras do conhecimento e socialização.
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Resultados: Na última década, o número de estudantes que participam de LAs aumentou de maneira considerável. Percentual importante de acadêmicos procuram as Ligas para melhorar o currículo. Parcela considerável de LAs não promove estágios ou pesquisas, resumindo-se apenas a aulas teóricas. As LAs podem influenciar seus membros na escolha da futura especialidade. Discussão: Muitas LAs que atuam de forma não condizente com o propósito do tripé universitário, repetem vícios do ensino tradicional, baseado no conhecimento horizontalizado. A falta de supervisão adequada nos estágios promovido pelas LAs é um ponto negativo importante que deve ser combatido. Por outro lado, observa-se que existem LAs que atuam de maneira adequada, servindo como ambiente de aprendizado e socialização para os acadêmicos de medicina, e, portanto devem ser encorajadas. Conclusão: As LAs são uma realidade nas faculdades de medicina de todo o país. 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