Ligas acadêmicas e sua importância no Ensino, Pesquisa e Extensão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10435 |
Resumo: | As Ligas Acadêmicas (LAs) são entidades essencialmente estudantis na qual os alunos se organizam para se aprofundarem em estudos de determinados temas da área médica, apoiando-se no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Tem-se observado nos últimos anos uma difusão e aumento do número de LAs, um fenômeno que se constata existir em todo o território nacional. Objetivos: Discutir a importância das LAs no ensino, pesquisa e extensão, além de descrever aspectos positivos e negativos destas entidades e os fatores que motivam os estudantes a nelas ingressarem. Metodologia: Foi realizado um levantamento da literatura existente sobre LAs, incluindo todos os artigos referentes ao tema, independente do ano de publicação. Artigos não disponíveis integralmente para leitura foram excluídos desta revisão. Resultados: Na última década, o número de estudantes que participam de LAs aumentou de maneira considerável. Percentual importante de acadêmicos procuram as Ligas para melhorar o currículo. Parcela considerável de LAs não promove estágios ou pesquisas, resumindo-se apenas a aulas teóricas. As LAs podem influenciar seus membros na escolha da futura especialidade. Discussão: Muitas LAs que atuam de forma não condizente com o propósito do tripé universitário, repetem vícios do ensino tradicional, baseado no conhecimento horizontalizado. A falta de supervisão adequada nos estágios promovido pelas LAs é um ponto negativo importante que deve ser combatido. Por outro lado, observa-se que existem LAs que atuam de maneira adequada, servindo como ambiente de aprendizado e socialização para os acadêmicos de medicina, e, portanto devem ser encorajadas. Conclusão: As LAs são uma realidade nas faculdades de medicina de todo o país. Sua existência deve ser notada como pauta de discussões docentes e métodos avaliativos e mensuradores devem ser criados a fim de que elas funcionem como promotoras do conhecimento e socialização. |
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Resultados: Na última década, o número de estudantes que participam de LAs aumentou de maneira considerável. Percentual importante de acadêmicos procuram as Ligas para melhorar o currículo. Parcela considerável de LAs não promove estágios ou pesquisas, resumindo-se apenas a aulas teóricas. As LAs podem influenciar seus membros na escolha da futura especialidade. Discussão: Muitas LAs que atuam de forma não condizente com o propósito do tripé universitário, repetem vícios do ensino tradicional, baseado no conhecimento horizontalizado. A falta de supervisão adequada nos estágios promovido pelas LAs é um ponto negativo importante que deve ser combatido. Por outro lado, observa-se que existem LAs que atuam de maneira adequada, servindo como ambiente de aprendizado e socialização para os acadêmicos de medicina, e, portanto devem ser encorajadas. Conclusão: As LAs são uma realidade nas faculdades de medicina de todo o país. Sua existência deve ser notada como pauta de discussões docentes e métodos avaliativos e mensuradores devem ser criados a fim de que elas funcionem como promotoras do conhecimento e socialização.Submitted by Santos Henrique Luiz (henluiz@ufba.br) on 2013-05-03T14:18:31Z No. of bitstreams: 1 Iuri Resedá Magalhães.pdf: 647964 bytes, checksum: 9b24546ea304f4db0ad16479f57d6516 (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Ferreira(flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-05-05T02:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Iuri Resedá Magalhães.pdf: 647964 bytes, checksum: 9b24546ea304f4db0ad16479f57d6516 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-05T02:27:48Z (GMT). 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