Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314
Resumo: Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça.
id UFBA-2_62c53775294cfb8bb6c14ae7f5209186
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30314
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Oliveira, Ana Paula Vasconcelos deGomes, Wilson da Silva2019-08-09T15:18:38Z2019-08-09T15:18:38Z2019-08-092007TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T12:53:50Z No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-09T15:18:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T15:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)ComunicaçãoHumor negroCinemaAnálise fílmicaAlgumas estratégias de construção do humor negro no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdfEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdfapplication/pdf189475https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927daMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf.txtEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf.txtExtracted texttext/plain112512https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf.txt14d2b4f511390cb61323e57e978fa1f3MD53ri/303142022-03-10 14:28:13.431oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:28:13Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
title Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
spellingShingle Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
Comunicação
Humor negro
Cinema
Análise fílmica
title_short Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
title_full Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
title_fullStr Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
title_full_unstemmed Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
title_sort Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
author Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
author_facet Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Wilson da Silva
contributor_str_mv Gomes, Wilson da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Humor negro
Cinema
Análise fílmica
dc.subject.por.fl_str_mv Humor negro
Cinema
Análise fílmica
description Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:18:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:18:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
14d2b4f511390cb61323e57e978fa1f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459599299215360