Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314 |
Resumo: | Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça. |
id |
UFBA-2_62c53775294cfb8bb6c14ae7f5209186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30314 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos deGomes, Wilson da Silva2019-08-09T15:18:38Z2019-08-09T15:18:38Z2019-08-092007TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T12:53:50Z No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-09T15:18:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T15:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf: 189475 bytes, checksum: 5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da (MD5)ComunicaçãoHumor negroCinemaAnálise fílmicaAlgumas estratégias de construção do humor negro no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdfEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdfapplication/pdf189475https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927daMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf.txtEstratégias de Construção do Humor Negro no Cinema.pdf.txtExtracted texttext/plain112512https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf.txt14d2b4f511390cb61323e57e978fa1f3MD53ri/303142022-03-10 14:28:13.431oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:28:13Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
title |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
spellingShingle |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de Comunicação Humor negro Cinema Análise fílmica |
title_short |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
title_full |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
title_fullStr |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
title_full_unstemmed |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
title_sort |
Algumas estratégias de construção do humor negro no cinema |
author |
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de |
author_facet |
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
contributor_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Humor negro Cinema Análise fílmica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor negro Cinema Análise fílmica |
description |
Essa monografia pretende compreender a natureza das obras cinematográficas classificadas como pertencentes à categoria do humor negro. Considerando o humor negro como uma subcategoria da comédia, entende-se que ele possui características próprias em relação às outras categorias do gênero. Busca-se entender quais as peculiaridades e o tipo de efeito que são próprios ao humor negro através do estudo das obras The Ladykillers (2004), de Joel e Ethan Coen, Delicatessen (1991) de Jean Pierre Jeunet e Marc Caro e Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), de Stanley Kubrick. A partir da aplicação da Poética do cinema, metodologia de análise interna, no estudo das obras pertencentes ao corpus busca-se entender as estratégias fílmicas que são estruturadas para obtenção do efeito da graça. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T15:18:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T15:18:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30314/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20Humor%20Negro%20no%20Cinema.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5271a90c5d15ef43afbe0cee3cd927da 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 14d2b4f511390cb61323e57e978fa1f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459599299215360 |