Educação, lazer e envelhecimento no Brasil contemporâneo: desafios para as políticas públicas socialmente referenciadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lindinalva Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32291
Resumo: A questão do envelhecimento populacional é um tema que tem sido motivo de apreensão atualmente em todos os países, com raras exceções. No Brasil o segmento de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais vêm tendo um crescimento acelerado. Concomitantemente ao processo de crescimento que é o reflexo da melhoria das condições socioeconômicas, aumenta também as dificuldades e as necessidades de adequar soluções eficientes às práticas realizadas pelos órgãos públicos, no sentido de tornar digna e prazerosa a vida dos idosos. Este trabalho busca investigar a inter-relação Lazer, Educação, Envelhecimento e Políticas Públicas. Tem como objetivos averiguar quais as contribuições das políticas públicas para o idoso na atualidade, tendo como foco os principais desafios desse segmento da população, principalmente no âmbito educacional e do lazer enquanto direito social; Verificar possibilidades e limitações encontradas através da formação educacional no acesso a benefícios oriundos das políticas públicas; Investigar se as atividades de lazer promovem a ressocialização, motivação e o reviver de suas capacidades psicológicas e físicas; Compreender o papel e a importância das organizações representativas dos idosos, dentro do contexto protecional e de atenção ao processo do envelhecimento. Como procedimento metodológico, utilizamos pesquisa qualitativa através de diálogo com os autores da área; análise do conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros. Os resultados dos estudos apontam evidências do não atendimento aos direitos á Educação e ao Lazer conforme determina o Estatuto do Idoso e as Leis que regem as Políticas Públicas desta categoria, cerceando as possibilidades dos idosos de atingirem níveis mais amplos de consciência crítica para o exercício da plena cidadania, convivência social e ter acesso a um envelhecimento ativo como promoção de qualidade de vida.
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Tem como objetivos averiguar quais as contribuições das políticas públicas para o idoso na atualidade, tendo como foco os principais desafios desse segmento da população, principalmente no âmbito educacional e do lazer enquanto direito social; Verificar possibilidades e limitações encontradas através da formação educacional no acesso a benefícios oriundos das políticas públicas; Investigar se as atividades de lazer promovem a ressocialização, motivação e o reviver de suas capacidades psicológicas e físicas; Compreender o papel e a importância das organizações representativas dos idosos, dentro do contexto protecional e de atenção ao processo do envelhecimento. Como procedimento metodológico, utilizamos pesquisa qualitativa através de diálogo com os autores da área; análise do conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros. Os resultados dos estudos apontam evidências do não atendimento aos direitos á Educação e ao Lazer conforme determina o Estatuto do Idoso e as Leis que regem as Políticas Públicas desta categoria, cerceando as possibilidades dos idosos de atingirem níveis mais amplos de consciência crítica para o exercício da plena cidadania, convivência social e ter acesso a um envelhecimento ativo como promoção de qualidade de vida.Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2020-10-03T15:52:29Z No. of bitstreams: 1 Monografia de Graduação.pdf: 345695 bytes, checksum: 3dee84048d4bdd79db0e3627c3c938f7 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2020-10-06T02:22:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia de Graduação.pdf: 345695 bytes, checksum: 3dee84048d4bdd79db0e3627c3c938f7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-06T02:22:52Z (GMT). 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