Mulheres negras: (auto)-(re)invenções devires e criação de novos discursos de si nos corpos de criadoras negras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34617 |
Resumo: | A pesquisa parte da análise dos espetáculos teatrais Isto Não É Uma Mulata e Sobretudo Amor, desenvolvidos pela pesquisadora dentro de um cenário contemporâneo de criadoras negras brasileiras, que por meio de seus corpos colocam em questionamento as bases que fundaram uma representação monolítica de mulheres negras. As obras cênicas e seus processos criativos permitem pensar sobre como criadoras negras brasileiras contemporâneas constroem narrativas de si e colocam em crise os discursos de representação da mulher negra no Brasil. A representação dos grupos subalternizados se constituiu fruto de uma semântica, artística, histórica, social e de um contexto planetário de violência epistêmica. A tese trata da implicação das sujeitas na cena, com sua experiência, narrando a si próprias e questões coletivas, criando outras poéticas e políticas a partir dos seus corpos. A tese reflete percurso de reinvenção de si performativamente e como isso ocorre em perspectiva com um contexto de artistas autorais das artes cênicas na Bahia, observando como se reinventam politicamente na cena, por meio de procedimentos estéticos e dramatúrgicos adotadas para gerar novas textualidades através do corpo. O itinerário da pesquisa remonta a questões sobre representação de mulheres negras no contexto artístico e fora dele, as respostas dadas por artistas negros e negras e as urgências que as obras cênicas contemporâneas visam travar na cena. A tese flui para composição de uma cartografia, reunindo vozes de artistas negras de teatro, dança e performance art da cena contemporânea no Brasil, transcriando suas obras a partir de entrevistas, num exercício de livre dramaturgia. |
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A tese trata da implicação das sujeitas na cena, com sua experiência, narrando a si próprias e questões coletivas, criando outras poéticas e políticas a partir dos seus corpos. A tese reflete percurso de reinvenção de si performativamente e como isso ocorre em perspectiva com um contexto de artistas autorais das artes cênicas na Bahia, observando como se reinventam politicamente na cena, por meio de procedimentos estéticos e dramatúrgicos adotadas para gerar novas textualidades através do corpo. O itinerário da pesquisa remonta a questões sobre representação de mulheres negras no contexto artístico e fora dele, as respostas dadas por artistas negros e negras e as urgências que as obras cênicas contemporâneas visam travar na cena. A tese flui para composição de uma cartografia, reunindo vozes de artistas negras de teatro, dança e performance art da cena contemporânea no Brasil, transcriando suas obras a partir de entrevistas, num exercício de livre dramaturgia.Submitted by Monica Pereira de Santana (monicasantana.jornalista@gmail.com) on 2021-12-17T22:14:14Z No. of bitstreams: 1 Tese Mulheres Negras Re Invenções de Si_Mônica Pereira de Santana.pdf: 5270668 bytes, checksum: 8b95883ab35eaf80755c87bd38ba75f1 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-12-20T18:59:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Mulheres Negras Re Invenções de Si_Mônica Pereira de Santana.pdf: 5270668 bytes, checksum: 8b95883ab35eaf80755c87bd38ba75f1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-20T18:59:56Z (GMT). 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A pesquisa parte da análise dos espetáculos teatrais Isto Não É Uma Mulata e Sobretudo Amor, desenvolvidos pela pesquisadora dentro de um cenário contemporâneo de criadoras negras brasileiras, que por meio de seus corpos colocam em questionamento as bases que fundaram uma representação monolítica de mulheres negras. As obras cênicas e seus processos criativos permitem pensar sobre como criadoras negras brasileiras contemporâneas constroem narrativas de si e colocam em crise os discursos de representação da mulher negra no Brasil. A representação dos grupos subalternizados se constituiu fruto de uma semântica, artística, histórica, social e de um contexto planetário de violência epistêmica. A tese trata da implicação das sujeitas na cena, com sua experiência, narrando a si próprias e questões coletivas, criando outras poéticas e políticas a partir dos seus corpos. A tese reflete percurso de reinvenção de si performativamente e como isso ocorre em perspectiva com um contexto de artistas autorais das artes cênicas na Bahia, observando como se reinventam politicamente na cena, por meio de procedimentos estéticos e dramatúrgicos adotadas para gerar novas textualidades através do corpo. O itinerário da pesquisa remonta a questões sobre representação de mulheres negras no contexto artístico e fora dele, as respostas dadas por artistas negros e negras e as urgências que as obras cênicas contemporâneas visam travar na cena. A tese flui para composição de uma cartografia, reunindo vozes de artistas negras de teatro, dança e performance art da cena contemporânea no Brasil, transcriando suas obras a partir de entrevistas, num exercício de livre dramaturgia. |
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