A interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no campo da saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tâmara da Cruz Piedade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38346
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no campo da saúde mental e como objetivos específicos: conhecer o processo de trabalho das enfermeiras que atuam no campo da saúde mental; apontar os determinantes de contexto da identidade profissional da enfermeira no campo da saúde mental e seu processo de trabalho e identificar a interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no campo da saúde mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada com 10 enfermeiras trabalhadoras de seis Centros de Atenção Psicossocial no Município de Salvador – Brasil e análise documental de dados extraídos a partir de prontuários. Os dados foram processados pelo software N-vivo 10 e analisados de acordo com a análise temática. A execução da pesquisa foi autorizada por meio de parecer consubstanciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE: 95311918.4.0000.0053). Foram identificadas quatro categorias de análise: (1)Identidade Profissional da Enfermeira do Campo da Saúde Mental;(2)Processo de Trabalho da Enfermeira no Campo da Saúde Mental; (3)A interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no CAPS; e (4)Análise documental dos prontuários. Os achados deste estudo apontaram que a percepção que as enfermeiras têm de si apresenta forte relação com as representações históricas vinculadas à origem do campo da enfermagem ligadas à religião cristã e ao papel de gênero atribuído às mulheres, o que as situa em lugar desprivilegiado quando inseridas em uma estrutura social marcada por relações de poder no universo do trabalho. Dentre os achados significativos acerca da caracterização dos seus processos de trabalho, destaca-se a ausência de métodos para sistematização e/ou planejamento do cuidado, ancorados em referenciais teórico-práticos, seja da clínica psicossocial ou do seu próprio núcleo de saber, o que tende a reforçar a indefinição de atribuições tradicionalmente vivenciada pela categoria, condição esta que interfere sobre o reconhecimento de uma identidade profissional própria. As atividades de prevenção e acompanhamento de comorbidades clínicas e cuidados com as medicações foram as atribuições reconhecidas pelas enfermeiras como próprias de seu núcleo profissional, sendo este achado congruente com a análise documental dos prontuários, o que reforça uma perspectiva de cuidado pautada no modelo biomédico. O dispositivo da referência técnica em saúde mental foi observado como elemento de autorreconhecimento das enfermeiras em seu contexto de trabalho, sendo observada a compreensão de uma identidade profissional diluída, acentuada pela dificuldade que essas profissionais têm de distinguirem seu próprio saber-fazer neste cenário de atuação. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos dos Conselhos, Associações, Sindicatos de Enfermagem e espaços formativos para discussão e construção de um dispositivo de produção de identidades que opere a favor da valorização e reconhecimento profissional das enfermeiras que atuam no campo da saúde mental.
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada com 10 enfermeiras trabalhadoras de seis Centros de Atenção Psicossocial no Município de Salvador – Brasil e análise documental de dados extraídos a partir de prontuários. Os dados foram processados pelo software N-vivo 10 e analisados de acordo com a análise temática. A execução da pesquisa foi autorizada por meio de parecer consubstanciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE: 95311918.4.0000.0053). Foram identificadas quatro categorias de análise: (1)Identidade Profissional da Enfermeira do Campo da Saúde Mental;(2)Processo de Trabalho da Enfermeira no Campo da Saúde Mental; (3)A interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no CAPS; e (4)Análise documental dos prontuários. Os achados deste estudo apontaram que a percepção que as enfermeiras têm de si apresenta forte relação com as representações históricas vinculadas à origem do campo da enfermagem ligadas à religião cristã e ao papel de gênero atribuído às mulheres, o que as situa em lugar desprivilegiado quando inseridas em uma estrutura social marcada por relações de poder no universo do trabalho. Dentre os achados significativos acerca da caracterização dos seus processos de trabalho, destaca-se a ausência de métodos para sistematização e/ou planejamento do cuidado, ancorados em referenciais teórico-práticos, seja da clínica psicossocial ou do seu próprio núcleo de saber, o que tende a reforçar a indefinição de atribuições tradicionalmente vivenciada pela categoria, condição esta que interfere sobre o reconhecimento de uma identidade profissional própria. As atividades de prevenção e acompanhamento de comorbidades clínicas e cuidados com as medicações foram as atribuições reconhecidas pelas enfermeiras como próprias de seu núcleo profissional, sendo este achado congruente com a análise documental dos prontuários, o que reforça uma perspectiva de cuidado pautada no modelo biomédico. O dispositivo da referência técnica em saúde mental foi observado como elemento de autorreconhecimento das enfermeiras em seu contexto de trabalho, sendo observada a compreensão de uma identidade profissional diluída, acentuada pela dificuldade que essas profissionais têm de distinguirem seu próprio saber-fazer neste cenário de atuação. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos dos Conselhos, Associações, Sindicatos de Enfermagem e espaços formativos para discussão e construção de um dispositivo de produção de identidades que opere a favor da valorização e reconhecimento profissional das enfermeiras que atuam no campo da saúde mental.This research has aims to analyze the interface between the nurse's professional identity and the work process in the field of mental health and the specific objectives are: to know the work process of nurses who work in the field of mental health; point out the context determinants of nurses' professional identity in the field of mental health and their work process; and to identify the interface between the nurse's professional identity and the work process in the field of mental health. This is a qualitative research in the form of a multiple case study. Data collection took place through semi-structured interviews with 10 nurse workers from six Psychosocial Care Centers in the city of Salvador - Brazil and document analysis of data extracted from medical records. Data were processed using the N-vivo 10 software and analyzed according to thematic analysis. The execution of the research was authorized through an opinion consubstantiated by the Ethics Committee and Research with Human Beings of the State University of Feira de Santana (CAAE: 95311918.4.0000.0053).Four categories of analysis were identified: (1) Professional Identity of the Nurse in the Mental Health Field; (2) Nurse's Work Process in the Field of Mental Health; (3) The interface between the nurse's professional identity and the CAPS work process; and (4) Documentary analysis of medical records. The findings of this study indicated that the perception that nurses have of themselves is strongly related to the historical representations linked to the origin of the field of nursing linked to the Christian religion and the gender role attributed to women, which places them in an underprivileged place when inserted in a social structure marked by power relations in the world of work. Among the significant findings regarding the characterization of their work processes, the absence of methods for systematization and/or planning of care, anchored in theoretical and practical references, whether from the psychosocial clinic or their own core of knowledge, stands out, which tends to reinforce the lack of definition of attributions traditionally experienced by the category, a condition that interferes with the recognition of their own professional identity. The activities of prevention and follow-up of clinical comorbidities and medication care were the tasks recognized by the nurses as belonging to their professional core, and this finding is consistent with the documental analysis of the medical records, which reinforces a perspective of care based on the biomedical model.The device of technical reference in mental health was observed as an element of self-recognition of nurses in their work context, with the understanding of a diluted professional identity being observed, accentuated by the difficulty these professionals have in distinguishing the distinction of their own know-how in this field performance scenario. The results point to the need for investments by Councils, Associations, Unions of Nursing and training spaces for discussion and construction of a device for the production of identities that operates in favor of professional appreciation and recognition of nurses who work in the field of mental health.Submitted by Tâmara Oliveira (tamcpo@gmail.com) on 2023-11-03T22:27:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO VERSÃO ACEITA PARA INSERIR NO REPOSITÓRIO.pdf: 2577650 bytes, checksum: 7cda92dea49330e7fb59e911f07714da (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2023-11-06T08:49:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO VERSÃO ACEITA PARA INSERIR NO REPOSITÓRIO.pdf: 2577650 bytes, checksum: 7cda92dea49330e7fb59e911f07714da (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-06T08:49:38Z (GMT). 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