AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742 |
Resumo: | A investigação se configura como um processo cartográfico de grupos, companhias e coletivos brasileiros e se propõe a identificar pistas sobre a noção de trabalho enunciada por agrupamentos artísticos, bem como analisar os impactos das políticas culturais, atreladas àquelas geradas pela pandemia da Covid-19, junto aos sujeitos implicados na pesquisa. Toma se como metodologia a cartografia (PASSOS, KASTRUP, 2009), definida como uma investigação qualitativa de caráter participativo que envolve aspectos éticos, estéticos e políticos advindos dos sujeitos envolvidos, a partir de suas experiências e, também, da experiência do pesquisador. Essa metodologia dá oportunidade para que novas perspectivas surjam no decorrer da investigação, as quais serão validadas pelas percepções construídas no processo e pela triangulação dos dados. No aporte teórico, apresenta-se recortes historiográficos do trabalho social no Brasil e os marcos legais que embasaram a consolidação das classes trabalhadoras no país, bem como os aspectos singulares deste processo de formação, as invisibilidades e as concepções que configuram lógicas sobre o trabalho, estabelecendo relações com o campo da dança. Para tanto, são tratados aspectos ligados à história global do trabalho, suas transformações e relação com o campo da dança, seus mercados e sua precarização, tendo como eixo transversal a pandemia da Covid-19 no Brasil. Ao final, a partir da análise da colheita de dados realizada através de encontros virtuais, denominados de proposições performativas, baseado na metodologia de grupos focais (BARBOUR, 2009), traça-se um diagnóstico com as noções de trabalho presentes nos grupos, companhias e coletivos de dança do Brasil participantes desta investigação, identificando as distintas concepções e reivindicações do setor da dança enquanto categoria de trabalhadores. |
id |
UFBA-2_64e6095325926842118289173b67401d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37742 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-29T11:22:50Z2023-08-29T11:22:50Z2023-06-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742A investigação se configura como um processo cartográfico de grupos, companhias e coletivos brasileiros e se propõe a identificar pistas sobre a noção de trabalho enunciada por agrupamentos artísticos, bem como analisar os impactos das políticas culturais, atreladas àquelas geradas pela pandemia da Covid-19, junto aos sujeitos implicados na pesquisa. Toma se como metodologia a cartografia (PASSOS, KASTRUP, 2009), definida como uma investigação qualitativa de caráter participativo que envolve aspectos éticos, estéticos e políticos advindos dos sujeitos envolvidos, a partir de suas experiências e, também, da experiência do pesquisador. Essa metodologia dá oportunidade para que novas perspectivas surjam no decorrer da investigação, as quais serão validadas pelas percepções construídas no processo e pela triangulação dos dados. No aporte teórico, apresenta-se recortes historiográficos do trabalho social no Brasil e os marcos legais que embasaram a consolidação das classes trabalhadoras no país, bem como os aspectos singulares deste processo de formação, as invisibilidades e as concepções que configuram lógicas sobre o trabalho, estabelecendo relações com o campo da dança. Para tanto, são tratados aspectos ligados à história global do trabalho, suas transformações e relação com o campo da dança, seus mercados e sua precarização, tendo como eixo transversal a pandemia da Covid-19 no Brasil. Ao final, a partir da análise da colheita de dados realizada através de encontros virtuais, denominados de proposições performativas, baseado na metodologia de grupos focais (BARBOUR, 2009), traça-se um diagnóstico com as noções de trabalho presentes nos grupos, companhias e coletivos de dança do Brasil participantes desta investigação, identificando as distintas concepções e reivindicações do setor da dança enquanto categoria de trabalhadores.The investigation was configured as a cartographic process of Brazilian groups, companies and collectives and aimed to identify clues about the notion of work enunciated by artistic groups, as well as to analyze the impacts of cultural policies, linked to those generated by the Covid-19 pandemic, together with the subjects involved in the research. Cartography is used as a methodology (PASSOS, KASTRUP, 2009), defined as a qualitative investigation of a participatory nature that involves ethical, aesthetic and political aspects arising from the subjects involved, based on their experiences and also on the researcher's experience. This methodology gives the opportunity for new perspectives to emerge during the investigation, which will be validated by the clues built in the process and by the triangulation of the data. In the theoretical framework, historiographical excerpts of social work in Brazil and the legal frameworks that supported the consolidation of the working classes in the country are presented, as well as the unique aspects of this formation process, the invisibilities and the conceptions that configure logics about work, establishing relationships with the field of dance. To this end, aspects related to the global history of work are treated, its transformations and relationship with the field of dance, its markets and its precariousness, having as a transverse axis the Covid 19 pandemic in Brazil. In the end, based on the analysis of the data collection carried out through virtual meetings, called performative propositions, based on the methodology of focus groups (BARBOU, 2009), a diagnosis was drawn with the notions of work present in groups, companies and collectives of dance in Brazil participating in this investigation, identifying the different conceptions and demands of the dance sector as a category of workers.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-08-28T12:19:53Z No. of bitstreams: 1 Tese Matias Santiago.pdf: 3081880 bytes, checksum: 9466be3f78d6da9298526e7fc948e891 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-29T11:22:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Matias Santiago.pdf: 3081880 bytes, checksum: 9466be3f78d6da9298526e7fc948e891 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-29T11:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Matias Santiago.pdf: 3081880 bytes, checksum: 9466be3f78d6da9298526e7fc948e891 (MD5) Previous issue date: 2023-06-05porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaDanceWorkCartographyCultural PolicyDance GroupsDançaDançaTrabalhoCartografiaPolítica CulturalAgrupamentos de DançaAS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAISDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatos, Lúcia Helena Alfredi deMatos, Lúcia Helena Alfredi deAquino, Rita Ferreira deCanedo, Daniele PereiraMolina, Alexandre JoséSantos, Rafael Guarato doshttp://lattes.cnpq.br/1819139325744713LUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTese Matias Santiago.pdf.txtTese Matias Santiago.pdf.txtExtracted texttext/plain378099https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/3/Tese%20Matias%20Santiago.pdf.txte783d8684176b3f636eb658047c2a999MD53ORIGINALTese Matias Santiago.pdfTese Matias Santiago.pdfapplication/pdf3081880https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/1/Tese%20Matias%20Santiago.pdf9466be3f78d6da9298526e7fc948e891MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/377422023-09-02 02:04:03.87oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-02T05:04:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
title |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
spellingShingle |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS LUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRA Dança Dança Trabalho Cartografia Política Cultural Agrupamentos de Dança Dance Work Cartography Cultural Policy Dance Groups |
title_short |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
title_full |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
title_fullStr |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
title_full_unstemmed |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
title_sort |
AS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAIS |
author |
LUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRA |
author_facet |
LUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Lúcia Helena Alfredi de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Matos, Lúcia Helena Alfredi de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aquino, Rita Ferreira de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Canedo, Daniele Pereira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Molina, Alexandre José |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Santos, Rafael Guarato dos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1819139325744713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
Matos, Lúcia Helena Alfredi de Matos, Lúcia Helena Alfredi de Aquino, Rita Ferreira de Canedo, Daniele Pereira Molina, Alexandre José Santos, Rafael Guarato dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança Trabalho Cartografia Política Cultural Agrupamentos de Dança Dance Work Cartography Cultural Policy Dance Groups |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Trabalho Cartografia Política Cultural Agrupamentos de Dança |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dance Work Cartography Cultural Policy Dance Groups |
description |
A investigação se configura como um processo cartográfico de grupos, companhias e coletivos brasileiros e se propõe a identificar pistas sobre a noção de trabalho enunciada por agrupamentos artísticos, bem como analisar os impactos das políticas culturais, atreladas àquelas geradas pela pandemia da Covid-19, junto aos sujeitos implicados na pesquisa. Toma se como metodologia a cartografia (PASSOS, KASTRUP, 2009), definida como uma investigação qualitativa de caráter participativo que envolve aspectos éticos, estéticos e políticos advindos dos sujeitos envolvidos, a partir de suas experiências e, também, da experiência do pesquisador. Essa metodologia dá oportunidade para que novas perspectivas surjam no decorrer da investigação, as quais serão validadas pelas percepções construídas no processo e pela triangulação dos dados. No aporte teórico, apresenta-se recortes historiográficos do trabalho social no Brasil e os marcos legais que embasaram a consolidação das classes trabalhadoras no país, bem como os aspectos singulares deste processo de formação, as invisibilidades e as concepções que configuram lógicas sobre o trabalho, estabelecendo relações com o campo da dança. Para tanto, são tratados aspectos ligados à história global do trabalho, suas transformações e relação com o campo da dança, seus mercados e sua precarização, tendo como eixo transversal a pandemia da Covid-19 no Brasil. Ao final, a partir da análise da colheita de dados realizada através de encontros virtuais, denominados de proposições performativas, baseado na metodologia de grupos focais (BARBOUR, 2009), traça-se um diagnóstico com as noções de trabalho presentes nos grupos, companhias e coletivos de dança do Brasil participantes desta investigação, identificando as distintas concepções e reivindicações do setor da dança enquanto categoria de trabalhadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-29T11:22:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-29T11:22:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/3/Tese%20Matias%20Santiago.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/1/Tese%20Matias%20Santiago.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37742/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e783d8684176b3f636eb658047c2a999 9466be3f78d6da9298526e7fc948e891 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459673986138112 |