Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693 |
Resumo: | Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa. |
id |
UFBA-2_662209ae514198f048fdd5e79e673e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18693 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Cruz, Isaura Suélen TupiniquimCruz, Isaura Suélen TupiniquimBritto, Fabiana DultraAraújo, Oriana Maria Duarte deSetenta, Jussara Sobreira2016-03-07T19:19:02Z2016-03-07T19:19:02Z2016-03-072014-12-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa.When generating changes in the body and the art, crisis as transgression is a power that mobi-lizes history and political practices. The critical anaesthetization, caused by a circularity formed in the artistic circuit, when establishing a hegemonic discourse in the aesthetic pro-ductions, generates a paradox between transgression as a premise in contemporary dance and the standardization of the actions in this field. Under the perspective of biopolitics, which captures the desires and the imagination, the transgression discourse in art can have its re-served space, mainly when there is no interdiction against which one must oppose. In this political conception, the power is diluted and possibly capitalized, anaesthetizing the forces of tension and the critical capacity of the bodies. Transgression is linked to an interdiction, for both are implicit bases of the existential and social conjuncture of the body. The notion of transgression of the language articulates and puts into question the artistic sphere that, tied to the concepts of performativity, heterogeneity and heterology, displays a contradiction be-tween the content of the discourses and the practices created in the market demands, weaken-ing the performative body, as much in the experimentations of the avant-garde of the 1960's as in its historical implications, until the present time. In this research, the analyses of the ar-tistic productions are made with the concepts of inform and abject, which approach radically to transgression, due to the production of conflict and repulsion.Submitted by Isaura Cruz (isauratupiniquim@gmail.com) on 2016-03-04T21:06:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-03-07T19:19:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-07T19:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)CapesArtesDançaDança contemporâneaTransgressãoAnestesiamento críticoAbjeçãoRepulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de dança - Universidade Federal da BahiaPrograma de pós graduação em dançaPPGDançabrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdfDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdfapplication/pdf1241738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/1/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtExtracted texttext/plain264736https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/3/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtb23d254c4877a6c6a376426b92597576MD53ri/186932022-06-29 14:54:10.58oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
title |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
spellingShingle |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim Artes Dança Dança contemporânea Transgressão Anestesiamento crítico Abjeção |
title_short |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
title_full |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
title_fullStr |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
title_full_unstemmed |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
title_sort |
Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico |
author |
Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim |
author_facet |
Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Britto, Fabiana Dultra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Araújo, Oriana Maria Duarte de Setenta, Jussara Sobreira |
contributor_str_mv |
Britto, Fabiana Dultra Araújo, Oriana Maria Duarte de Setenta, Jussara Sobreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Dança |
topic |
Artes Dança Dança contemporânea Transgressão Anestesiamento crítico Abjeção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Transgressão Anestesiamento crítico Abjeção |
description |
Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-07T19:19:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-07T19:19:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de dança - Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós graduação em dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGDança |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de dança - Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/1/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/3/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 b23d254c4877a6c6a376426b92597576 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459507966148608 |