Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693
Resumo: Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa.
id UFBA-2_662209ae514198f048fdd5e79e673e6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18693
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Cruz, Isaura Suélen TupiniquimCruz, Isaura Suélen TupiniquimBritto, Fabiana DultraAraújo, Oriana Maria Duarte deSetenta, Jussara Sobreira2016-03-07T19:19:02Z2016-03-07T19:19:02Z2016-03-072014-12-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa.When generating changes in the body and the art, crisis as transgression is a power that mobi-lizes history and political practices. The critical anaesthetization, caused by a circularity formed in the artistic circuit, when establishing a hegemonic discourse in the aesthetic pro-ductions, generates a paradox between transgression as a premise in contemporary dance and the standardization of the actions in this field. Under the perspective of biopolitics, which captures the desires and the imagination, the transgression discourse in art can have its re-served space, mainly when there is no interdiction against which one must oppose. In this political conception, the power is diluted and possibly capitalized, anaesthetizing the forces of tension and the critical capacity of the bodies. Transgression is linked to an interdiction, for both are implicit bases of the existential and social conjuncture of the body. The notion of transgression of the language articulates and puts into question the artistic sphere that, tied to the concepts of performativity, heterogeneity and heterology, displays a contradiction be-tween the content of the discourses and the practices created in the market demands, weaken-ing the performative body, as much in the experimentations of the avant-garde of the 1960's as in its historical implications, until the present time. In this research, the analyses of the ar-tistic productions are made with the concepts of inform and abject, which approach radically to transgression, due to the production of conflict and repulsion.Submitted by Isaura Cruz (isauratupiniquim@gmail.com) on 2016-03-04T21:06:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-03-07T19:19:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-07T19:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf: 1241738 bytes, checksum: 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d (MD5)CapesArtesDançaDança contemporâneaTransgressãoAnestesiamento críticoAbjeçãoRepulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de dança - Universidade Federal da BahiaPrograma de pós graduação em dançaPPGDançabrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdfDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdfapplication/pdf1241738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/1/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtDISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtExtracted texttext/plain264736https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/3/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txtb23d254c4877a6c6a376426b92597576MD53ri/186932022-06-29 14:54:10.58oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
title Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
spellingShingle Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
Artes
Dança
Dança contemporânea
Transgressão
Anestesiamento crítico
Abjeção
title_short Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
title_full Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
title_fullStr Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
title_full_unstemmed Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
title_sort Repulsa e abjeção na dança contemporânea: a crise como potência transgressora e o anestesiamento crítico
author Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
author_facet Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
Cruz, Isaura Suélen Tupiniquim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Britto, Fabiana Dultra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Oriana Maria Duarte de
Setenta, Jussara Sobreira
contributor_str_mv Britto, Fabiana Dultra
Araújo, Oriana Maria Duarte de
Setenta, Jussara Sobreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Dança
topic Artes
Dança
Dança contemporânea
Transgressão
Anestesiamento crítico
Abjeção
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Transgressão
Anestesiamento crítico
Abjeção
description Ao gerar mudanças no corpo e na arte, a crise como transgressão é uma potência que mobiliza a história e as práticas políticas. O anestesiamento crítico, decorrente de uma circularidade formada no circuito artístico, ao estabelecer uma hegemonia discursiva nas produções estéticas, produz um paradoxo entre a transgressão como pressuposto na dança contemporânea e a normatização das ações nesse campo. De uma perspectiva da biopolítica, que captura os desejos e a imaginação, os discursos de transgressão na arte podem ter seu espaço reservado, principalmente quando não existe um interdito contra o qual se opor. Nessa concepção política, os poderes são diluídos e capitalizáveis, anestesiando as forças de tensão e a capacidade crítica dos corpos. A transgressão está vinculada ao interdito, pois ambos são fundamentos implícitos à conjuntura existencial e social do corpo. A noção de transgressão da linguagem articula e problematiza a esfera artística que, atrelada aos conceitos de performatividade, heterogeneidade e heterologia, expõe uma contradição entre o conteúdo dos discursos e as práticas engendradas nas demandas de mercado, fragilizando o corpo performativo, tanto nas experimentações da vanguarda da década de 1960 quanto nas suas implicações históricas, que se estendem à atualidade. Nesta pesquisa, as análises das produções artísticas são abordadas a partir dos conceitos de informe e de abjeção, os quais se aproximam radicalmente da transgressão, devido à produção de conflito e repulsa.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-07T19:19:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-07T19:19:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de dança - Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós graduação em dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGDança
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de dança - Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/1/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18693/3/DISSERTACAO-IsauraTupiniquim.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f5b5142d5b768f658ad60c4d474d60d
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
b23d254c4877a6c6a376426b92597576
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459507966148608