PBLOntology: Uma Ontologia de Domínio com uma Abordagem Contextual para Aprendizagem Baseada em Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriana Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19290
Resumo: Na era da Informação é imprescindível que o estudante desenvolva mecanismos para a construção autônoma do conhecimento, além do desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências. Uma metodologia bastante adequada a tal cenário, é a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, do inglês Problem-Based Learning (PBL). Ao longo dos últimos anos, novas tecnologias têm influenciado a área da educação, criando meios que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. A Web Semântica, por exemplo, tem proporcionado o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem personalizados e novas formas de aprendizagem colaborativa e interativa. Nesse cenário, ontologias vêm sendo construídas para aplicação em ambientes de aprendizagem, se mostrado úteis na concepção de vários tipos de ambientes educacionais, para promoção da interoperabilidade semântica, o compartilhamento e a personalização da aprendizagem. Dentre as diversas finalidades apresentadas para o uso de ontologias, ambientes de aprendizagem sensível ao contexto também têm utilizado ontologias para modelar contexto. Um mapeamento sistemático foi realizado para buscar evidências do uso de ontologias para PBL, não foi encontrada nenhuma ontologia de referência para a metodologia que pudesse ser reutilizada, além da existência de poucas ontológicas envolvendo o domínio PBL. Esse trabalho propõe uma ontologia para Aprendizagem Baseada em Problema denominada PBLOntology, que aborda o processo PBL e provê uma evolução da ontologia com uma formalização do contexto das discussões colaborativas da metodologia. Para desenvolvimento da ontologia foi criado um Framework Conceitual para representação do processo PBL, foi realizada também uma pesquisa de campo que permitiu analisar se a ontologia está de acordo com a prática da metodologia, levantar informações para definição dos elementos contextuais formalizados na abordagem contextual e criar instâncias reais para testes na ontologia. Para avaliação da ontologia proposta foram definidos critérios considerados relevantes para avaliação e duas abordagens avaliativas foram utilizadas: atividades de testes e avaliação com especialistas. Os resultados obtidos na primeira abordagem permitiram fazer correções na ontologia e as consultas realizadas na mesma trouxeram os resultados esperados. Para a segunda abordagem a maioria dos avaliadores respondeu que as definições satisfaziam ou satisfaziam parcialmente. Conforme justificativas e sugestões dos especialistas algumas definições foram ajustadas possibilitando fazer melhorias na ontologia para que a mesma atendesse aos critérios definidos.
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Nesse cenário, ontologias vêm sendo construídas para aplicação em ambientes de aprendizagem, se mostrado úteis na concepção de vários tipos de ambientes educacionais, para promoção da interoperabilidade semântica, o compartilhamento e a personalização da aprendizagem. Dentre as diversas finalidades apresentadas para o uso de ontologias, ambientes de aprendizagem sensível ao contexto também têm utilizado ontologias para modelar contexto. Um mapeamento sistemático foi realizado para buscar evidências do uso de ontologias para PBL, não foi encontrada nenhuma ontologia de referência para a metodologia que pudesse ser reutilizada, além da existência de poucas ontológicas envolvendo o domínio PBL. Esse trabalho propõe uma ontologia para Aprendizagem Baseada em Problema denominada PBLOntology, que aborda o processo PBL e provê uma evolução da ontologia com uma formalização do contexto das discussões colaborativas da metodologia. Para desenvolvimento da ontologia foi criado um Framework Conceitual para representação do processo PBL, foi realizada também uma pesquisa de campo que permitiu analisar se a ontologia está de acordo com a prática da metodologia, levantar informações para definição dos elementos contextuais formalizados na abordagem contextual e criar instâncias reais para testes na ontologia. Para avaliação da ontologia proposta foram definidos critérios considerados relevantes para avaliação e duas abordagens avaliativas foram utilizadas: atividades de testes e avaliação com especialistas. Os resultados obtidos na primeira abordagem permitiram fazer correções na ontologia e as consultas realizadas na mesma trouxeram os resultados esperados. Para a segunda abordagem a maioria dos avaliadores respondeu que as definições satisfaziam ou satisfaziam parcialmente. 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