A série CSI e suas possibilidades como estratégia de ensino em biologia
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33221 |
Resumo: | Essa dissertação, enquanto pesquisa qualitativa exploratória, tem como objetivo analisar a série CSI e propor estratégias pedagógicas para mediação de processos de ensino-aprendizagem de biologia. As narrativas seriadas televisivas, que podem ser chamadas de séries, vêm crescendo em popularidade no Brasil, possibilitando a identificação de uma cultura das séries. Esse aumento no consumo pode ter sido desencadeado pela proliferação dos canais de streaming, que permitem aos sujeitos um consumo autônomo que independe dos canais de TV aberta. Esse contexto social, como segmento de séries em crescimento, demonstra como as tecnologias estão inseridas no cotidiano brasileiro e que elas podem fazer parte de outros segmentos da sociedade, como a escola, por exemplo. No campo educacional, a reivindicação pela adoção de estratégias de ensino diversificadas não é tema novo; no entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa pressão volta-se novamente para os professores, que precisam reestruturar seu modo de ensinar, adequando-se às competências e habilidades que a base preconiza. Inserido no campo das ciências naturais e suas tecnologias, o ensino de biologia enfrenta algumas dificuldades específicas; dificuldades que se atrelam ao conteúdo complexo e abstrato que os alunos encontram, bem como aos conteúdos específicos que compõem o referido campo do saber. A série CSI entra em cena como uma possibilidade de estratégia de ensino de biologia por conta de seu caráter investigativo e de seu foco principal, voltado aos cientistas forenses que mobilizam a ciência em prol da resolução de investigações criminais. Seu papel em sala de aula pode ser como elemento pré-texto, ilustração ou estruturante, dependendo do tipo de estratégia que o professor escolher. Para traçar a estratégia, é necessário que se analise o objeto a ser implementado. Assim, a série foi analisada sob a lente da Análise Fílmico-Compreensiva da Narrativa Seriada. Dessa forma, definiu-se um corpus, demarcado pelos episódios três e quatro da temporada quinze, que primeiramente foram decupados e transcritos, e posteriormente recompostos. Cada episódio foi delimitado em quatro momentos a serem analisados e recompostos, entrelaçando-os às competências e habilidades específicas constantes na BNCC. Durante o percurso de análise foram propostas estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. Dentre as possibilidades de estratégia, ainda é necessário grifar que a série não se encerra em si própria; ou seja, ela necessita da intervenção do professor para que cumpra o objetivo de correlação com os conteúdos de biologia. Observou-se, enfim, que a série CSI possui um amplo espectro de momentos que podem ser relacionados às competências e habilidades específicas capazes de apontar estratégias de ensino-aprendizagem passíveis de serem exercitadas em sala de aula. |
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Franco, Ludmila SoaresAlves, Lynn Rosalina GamaAlmeida, Rosiléia Oliveira deBatista, Lucas Ravazzano de MattosSantos, William de SouzaAlves, Lynn Rosalina Gama2021-04-06T17:01:58Z2021-04-06T17:01:58Z2021-04-062020-12-14dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33221Essa dissertação, enquanto pesquisa qualitativa exploratória, tem como objetivo analisar a série CSI e propor estratégias pedagógicas para mediação de processos de ensino-aprendizagem de biologia. As narrativas seriadas televisivas, que podem ser chamadas de séries, vêm crescendo em popularidade no Brasil, possibilitando a identificação de uma cultura das séries. Esse aumento no consumo pode ter sido desencadeado pela proliferação dos canais de streaming, que permitem aos sujeitos um consumo autônomo que independe dos canais de TV aberta. Esse contexto social, como segmento de séries em crescimento, demonstra como as tecnologias estão inseridas no cotidiano brasileiro e que elas podem fazer parte de outros segmentos da sociedade, como a escola, por exemplo. No campo educacional, a reivindicação pela adoção de estratégias de ensino diversificadas não é tema novo; no entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa pressão volta-se novamente para os professores, que precisam reestruturar seu modo de ensinar, adequando-se às competências e habilidades que a base preconiza. Inserido no campo das ciências naturais e suas tecnologias, o ensino de biologia enfrenta algumas dificuldades específicas; dificuldades que se atrelam ao conteúdo complexo e abstrato que os alunos encontram, bem como aos conteúdos específicos que compõem o referido campo do saber. A série CSI entra em cena como uma possibilidade de estratégia de ensino de biologia por conta de seu caráter investigativo e de seu foco principal, voltado aos cientistas forenses que mobilizam a ciência em prol da resolução de investigações criminais. Seu papel em sala de aula pode ser como elemento pré-texto, ilustração ou estruturante, dependendo do tipo de estratégia que o professor escolher. Para traçar a estratégia, é necessário que se analise o objeto a ser implementado. Assim, a série foi analisada sob a lente da Análise Fílmico-Compreensiva da Narrativa Seriada. Dessa forma, definiu-se um corpus, demarcado pelos episódios três e quatro da temporada quinze, que primeiramente foram decupados e transcritos, e posteriormente recompostos. Cada episódio foi delimitado em quatro momentos a serem analisados e recompostos, entrelaçando-os às competências e habilidades específicas constantes na BNCC. Durante o percurso de análise foram propostas estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. Dentre as possibilidades de estratégia, ainda é necessário grifar que a série não se encerra em si própria; ou seja, ela necessita da intervenção do professor para que cumpra o objetivo de correlação com os conteúdos de biologia. Observou-se, enfim, que a série CSI possui um amplo espectro de momentos que podem ser relacionados às competências e habilidades específicas capazes de apontar estratégias de ensino-aprendizagem passíveis de serem exercitadas em sala de aula.ABSTRACT This dissertation, as an exploratory qualitative research, has the objective to analyse the CSI TV series and propose pedagogical strategy to mediate the Biology teacherlearning processes. The television serial narratives, also called TV series, has been growing in popularity in Brazil, enabling the identification of a TV series culture. This growing might have been unleashed by the increase of streaming channels, granting people the possibility of chain watching the series and consume them how and when desired. The growing of the series segment demonstrates how the technologies are inserted in Brazilian daily life and that they can be a part of other social segments, like school, for example. In the educational field, the claim for diversified strategies is not a new topic, however, with the National Common Curricular Base (BNCC) sanctioned, this pressure falls on the teachers, whose need to restructure their teaching methods, adapting themselves to the skills and abilities presented in the Base. In the Natural Science and its Technologies field, Biology studies face some specifics difficulties. Some might be from the complex and abstract content of the specifics topics. The CSI Series comes as a strategy possibility in Biology teaching, with its investigative character and main focus on the forensic scientists that appear mobilizing science to solve the investigations. Its role in the classroom might be as a pre-text element, an illustration or a structuration element, depending on the kind of the strategy the teacher choose. To draw the strategy one needs to analyse the object that will be implemented, that way the series was analyzed through the lens of the Filmic-Comprehensive Analysis of Serialized Narrative (AFCNS). That way was defined a corpus, delimited by the episodes three and four of the fifteenth season, which initially were decoupled, transcribed and recomposed. As a strategy it is not necessary the use of a full episode, let alone a complete season, because one might lose focus. That way, each episode were delimitated and recomposed entwining them with the specific skills and abilities from BNCC. During the analysis were proposed teacher-learning and evaluation strategies. Besides the strategy possibilities, it is worth notice that the series is not a lesson in on itself, it needs the teacher intervention to fulfil the objective of correlating to Biology content. Upon the strategies propositions, it was possible to observe how CSI series has a wide spectre of moments that could be correlated to the specifics skills and abilities, intertwined with Biology content, which could weave teacher-learning strategies and could be practiced in the classroom.Submitted by Ludmila Franco (lud.ludmila@gmail.com) on 2021-03-29T18:07:00Z No. of bitstreams: 1 FRANCO, 2020 - A série CSI e suas possibilidades como estratégia de Ensino de Biologia.pdf: 3315591 bytes, checksum: af484456313ce2281633fa99fd8705ce (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-04-06T17:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCO, 2020 - A série CSI e suas possibilidades como estratégia de Ensino de Biologia.pdf: 3315591 bytes, checksum: af484456313ce2281633fa99fd8705ce (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-06T17:01:58Z (GMT). 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