Configurações contra-hegemônicas para modos de difusão de dança e videodança na américa latina: perspectivas em movimento.org
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7892 |
Resumo: | Movimento.org configura uma rede artístico-social digital de comunicação e difusão da dança contemporânea e da denominada Videodança, um modo de hibridação de dança e audiovisual na ambiência da América Latina. Opera no ambiente virtual utilizando tecnologias da web 2.0. Ao permitir ao usuário uma maior interferência no conteúdo, apresenta-se como estratégia de cosmopolitismo subalterno e se insere em uma lógica pós-abissal de compreensão do conhecimento produzido nos campos aqui investigados, por latino-americanos (Santos, 2010). A ambiência “América Latina” não trata de um espaço geográfico e sim de uma composição política e cultural que se define pela ocupação latino-americana no mundo. A conceituação do trabalho articula referências das obras de Santos (1987, 2004, 2005, 2008 e 2010) e de Machado (1995, 2007 e 2010). Ao tomarmos as teorias político-sociológicas e estéticas desses autores como eixos transversais do estudo, argumentamos que ambos tratam do fazer/produzir, bem como do conhecimento dele oriundo, na cultura e arte, enquanto contextuais. Nesse vínculo conceitual significativo inserimos conhecimentos em Dança e Videodança como também constituídos no contexto e a produção de conhecimento, enquanto epistemológica. Johnson (2001), Escobar (2004) e Santaella (2003) são referenciais para a discussão de redes, interfaces e processos compartilhados. Rengel (2007), Danto (2003) e Varela, Thompson e Rosch (2001) e Hércoles (2005) problematizam corpo e cognição. Burch (2008) e Aumont (2004) estabelecem os parâmetros técnicos segundo os quais as videodanças foram analisadas. Pretendemos potencializar os espaços de atuação em movimento.org a fim de contribuir com outros agentes no desenvolvimento da difusão e propagação de obras latino-americanas, sabendo-as partícipes de um conjunto de outras obras que compõem essas áreas no mundo. |
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Ao tomarmos as teorias político-sociológicas e estéticas desses autores como eixos transversais do estudo, argumentamos que ambos tratam do fazer/produzir, bem como do conhecimento dele oriundo, na cultura e arte, enquanto contextuais. Nesse vínculo conceitual significativo inserimos conhecimentos em Dança e Videodança como também constituídos no contexto e a produção de conhecimento, enquanto epistemológica. Johnson (2001), Escobar (2004) e Santaella (2003) são referenciais para a discussão de redes, interfaces e processos compartilhados. Rengel (2007), Danto (2003) e Varela, Thompson e Rosch (2001) e Hércoles (2005) problematizam corpo e cognição. Burch (2008) e Aumont (2004) estabelecem os parâmetros técnicos segundo os quais as videodanças foram analisadas. 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