História de mulheres em alfabetização na EJA, no contexto da pandemia, no município de Simões Filho-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucimara Alves de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37480
Resumo: O processo de alfabetização é um momento único na vida das pessoas, especialmente para aquelas que tiveram um direito que não foi garantido durante a infância e a adolescência, chegando à idade adulta sem saber ler e escrever. Ao longo da história, as mulheres foram duramente reprimidas e lutaram para conseguir firmar seu lugar na sociedade haja vista todas as discriminações sofridas e que se perpetuam, em algumas ocasiões, de formas mais sutis na atualidade. Ainda há muitos caminhos a serem percorridos para que sejamos respeitadas e reconhecidas na sociedade. Estudar a realidade e os desafios vivenciados pelas mulheres em processo de alfabetização motivam a presente pesquisa. Em específico, a presente proposta de trabalho constitui-se em um estudo sobre o processo de alfabetização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Simões Filho (BA), considerando o contexto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). A base teórica para fundamentação desta dissertação ocorreu a partir dos principais teóricos: Paulo Freire, Magda Soares, Tânia Maria de Melo Moura, Nilma Lino Gomes, Maria do Rosario Longo Mortatti, Ana Maria Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro, Lélia Gonzalez, Helena Hirata, Heleieth Saffioti e bell hooks, Ângela Davis. Frente ao contexto apresentado, a dissertação tem como objetivo geral analisar os fatores sociais e educacionais das histórias de mulheres na Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino de Simões Filho-BA e os impactos da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV). A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores, os quais tiveram que se reinventar para suprir as carências educacionais agravadas pelos dois anos de crise sanitária. As consequências estão presentes até hoje no retorno às aulas presenciais: ausência de alunos, baixa frequência e aumento das dificuldades de aprendizagem em relação à leitura e à escrita. O exame dos documentos sobre o ensino, no período da pandemia, conduziu à análise de que o ensino remoto na EJA não admitiu as especificidades da modalidade de educação de jovens e adultos, considerando que nem sequer o município se preocupou em ter uma orientação específica para EJA. As narrativas revelam essas consequências, ilustrando o quanto esse período, devido ao contexto sociopolítico do país, foi momento de ampliação das desigualdades de raça, gênero e classe social. Como sugestões, destacamos a importância de se desenvolver as atividades pedagógicas da EJA pautadas nos princípios freirianos, potencializando as especificidades da educação de jovens e adultos para tornar o processo de alfabetização, de fato, significativo e transformador.
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Em específico, a presente proposta de trabalho constitui-se em um estudo sobre o processo de alfabetização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Simões Filho (BA), considerando o contexto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). A base teórica para fundamentação desta dissertação ocorreu a partir dos principais teóricos: Paulo Freire, Magda Soares, Tânia Maria de Melo Moura, Nilma Lino Gomes, Maria do Rosario Longo Mortatti, Ana Maria Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro, Lélia Gonzalez, Helena Hirata, Heleieth Saffioti e bell hooks, Ângela Davis. Frente ao contexto apresentado, a dissertação tem como objetivo geral analisar os fatores sociais e educacionais das histórias de mulheres na Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino de Simões Filho-BA e os impactos da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV). A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores, os quais tiveram que se reinventar para suprir as carências educacionais agravadas pelos dois anos de crise sanitária. As consequências estão presentes até hoje no retorno às aulas presenciais: ausência de alunos, baixa frequência e aumento das dificuldades de aprendizagem em relação à leitura e à escrita. O exame dos documentos sobre o ensino, no período da pandemia, conduziu à análise de que o ensino remoto na EJA não admitiu as especificidades da modalidade de educação de jovens e adultos, considerando que nem sequer o município se preocupou em ter uma orientação específica para EJA. As narrativas revelam essas consequências, ilustrando o quanto esse período, devido ao contexto sociopolítico do país, foi momento de ampliação das desigualdades de raça, gênero e classe social. Como sugestões, destacamos a importância de se desenvolver as atividades pedagógicas da EJA pautadas nos princípios freirianos, potencializando as especificidades da educação de jovens e adultos para tornar o processo de alfabetização, de fato, significativo e transformador.The literacy process is a unique moment in people's lives, especially for those who did not have the opportunity during childhood and adolescence, reaching adulthood without knowing how to read and write. Throughout history, women have been severely repressed and have struggled to assert their place in society, given all the discrimination they have suffered and which are perpetuated, on some occasions, in more subtle ways today. There are still many ways to go so that we are respected and recognized in society. Studying the reality and challenges experienced by women in the literacy process motivate this research. Specifically, the present work proposal constitutes a study on the literacy process of women in Youth and Adult Education (EJA) in the municipality of Simões Filho (BA), considering the context of the pandemic caused by the new coronavirus (SARS) CoV-2). The theoretical basis for this dissertation came from the main theorists: Paulo Freire, Magda Soares, Tânia Maria de Melo Moura, Nilma Lino Gomes, Maria do Rosario Longo Mortatti, Ana Maria Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro , Lélia Gonzalez, Helena Hirata, Heleieth Saffioti and bell hooks, Angela Davis. In view of the context presented, the dissertation has the general objective: to analyze the social and educational factors of the stories of women in Youth and Adult Education in the Simões Filho-BA teaching network and the impacts of the pandemic, caused by the new coronavirus (SARS-CoV). Its specific objectives are: a) to contextualize remote teaching in EJA from the public policies of EJA of the municipal network of Simões Filho regarding the guarantee of literacy in the perspective of literacy during the pandemic; b) to identify the profile of EJA students from the Municipal Network of Simões Filho-BA, considering gender, race and social class and their consequences in the literacy process from the perspective of literacy and c) to investigate the difficulties experienced by women in the process of literacy from the perspective of literacy in EJA in the municipality of Simões Filho-BA, considering the context of the pandemic. The pandemic has brought many challenges for educators. It was a period in which educators had to reinvent themselves to address the educational needs made worse by the two years of the health crisis. The consequences are still present in the return to face-to-face classes: absence of students, low attendance and increased learning difficulties in relation to reading and writing. The examination of documents on teaching during the pandemic period led to the analysis that remote teaching in EJA did not consider the specificities of the modality of youth and adult education, admitting that not even the municipality was concerned with having a specific orientation for EJA. The narratives reveal these consequences, illustrating how much the period, due to the socio-political context of the country, was a moment of widening inequalities of race, gender and social class. As suggestions, we highlight the importance of developing EJA pedagogical activities based on Freire's principles, enhancing the specificities of youth and adult education to make the literacy process truly meaningful and transformative.Submitted by Lucimara Silva (lucimara_alves@yahoo.com.br) on 2023-07-31T15:50:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Lucimara Alves de Araujo Silva RI UFBA com ficha final 31 07 2023.pdf: 1756145 bytes, checksum: 1fe4bfd5d305c1473922385fb987ffc3 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-08-03T13:07:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Lucimara Alves de Araujo Silva RI UFBA com ficha final 31 07 2023.pdf: 1756145 bytes, checksum: 1fe4bfd5d305c1473922385fb987ffc3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-03T13:07:20Z (GMT). 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description O processo de alfabetização é um momento único na vida das pessoas, especialmente para aquelas que tiveram um direito que não foi garantido durante a infância e a adolescência, chegando à idade adulta sem saber ler e escrever. Ao longo da história, as mulheres foram duramente reprimidas e lutaram para conseguir firmar seu lugar na sociedade haja vista todas as discriminações sofridas e que se perpetuam, em algumas ocasiões, de formas mais sutis na atualidade. Ainda há muitos caminhos a serem percorridos para que sejamos respeitadas e reconhecidas na sociedade. Estudar a realidade e os desafios vivenciados pelas mulheres em processo de alfabetização motivam a presente pesquisa. Em específico, a presente proposta de trabalho constitui-se em um estudo sobre o processo de alfabetização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Simões Filho (BA), considerando o contexto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). A base teórica para fundamentação desta dissertação ocorreu a partir dos principais teóricos: Paulo Freire, Magda Soares, Tânia Maria de Melo Moura, Nilma Lino Gomes, Maria do Rosario Longo Mortatti, Ana Maria Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro, Lélia Gonzalez, Helena Hirata, Heleieth Saffioti e bell hooks, Ângela Davis. Frente ao contexto apresentado, a dissertação tem como objetivo geral analisar os fatores sociais e educacionais das histórias de mulheres na Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino de Simões Filho-BA e os impactos da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV). A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores, os quais tiveram que se reinventar para suprir as carências educacionais agravadas pelos dois anos de crise sanitária. As consequências estão presentes até hoje no retorno às aulas presenciais: ausência de alunos, baixa frequência e aumento das dificuldades de aprendizagem em relação à leitura e à escrita. O exame dos documentos sobre o ensino, no período da pandemia, conduziu à análise de que o ensino remoto na EJA não admitiu as especificidades da modalidade de educação de jovens e adultos, considerando que nem sequer o município se preocupou em ter uma orientação específica para EJA. As narrativas revelam essas consequências, ilustrando o quanto esse período, devido ao contexto sociopolítico do país, foi momento de ampliação das desigualdades de raça, gênero e classe social. Como sugestões, destacamos a importância de se desenvolver as atividades pedagógicas da EJA pautadas nos princípios freirianos, potencializando as especificidades da educação de jovens e adultos para tornar o processo de alfabetização, de fato, significativo e transformador.
publishDate 2023
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